Arquitetura da Informação

Com a crescente valorização do conteúdo oferecido, um dos pontos mais importantes para criar sites relevantes para pessoas e buscadores é a arquitetura da informação (AI), que, por ser eficaz, pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo.
A arquitetura da informação trata da organização da informação, para torná-la clara e compreensível. É a ciência de planejar, conhecer, elencar necessidades, finalidades e expectativas e organizar essas informações para a elaboração de um site que seja de acesso e resposta satisfatórios e de sucesso.
É uma técnica centrada no ser humano, buscando assegurar-lhes conforto e satisfação na web. Somente depois, trata de tecnologia. Aplica princípios de design e de arquitetura no conteúdo para melhorar a experiência de navegação dos usuários e melhorar a usabilidade do site.
A arquitetura da informação se constitui de uma série de ferramentas que adaptam os recursos às necessidades da informação, estruturando dados em formato, mapas, diretórios, categorias e relações específicas. A arquitetura relaciona processos, pessoal especializado, métodos administrativos, estrutura organizacional e espaço físico em prol da informação.
Um site com boa usabilidade, projetado e desenvolvido com base no perfil do usuário final, geralmente tem muito mais acessos do que um site com navegação complicada e informações desorganizadas.

Os links abaixo contêm orientações para o desenvolvedor de site. São metodologias para criar a estrutura de conteúdos de forma rápida, bem como promover a publicação de informações de forma mais útil e esclarecedora. Também apresentam sugestões de como definir a estrutura do site, um exemplo de mapa hierárquico (menu) e dicas do que fazer e o que evitar quando se está desenvolvendo o conteúdo a ser publicado.