Sistema de Gestão de Conteúdos

Administração do Governo Digital
É o mecanismo para cadastro dos serviços prestados pela instituição aos cidadãos no Catálogo de Serviços do Governo Digital. Devem ser cadastradas informações como "O que é" o serviço, "Como realizá-lo", "Prazo de realização" e "Custo" do serviço, além de algumas informações opcionais, como "Legislação" relacionada, "Quem pode solicitá-lo" e outras. Ao cadastrar seus serviços, a instituição forma sua Carta de Serviços ao Usuário, que será apresentada no Portal do Governo Digital, no portal da instituição de governo, em outros portais de órgãos estaduais e no portal de serviços do Governo Federal.

Gerencia todos os menus do site, por meio de uma árvore de comandos, em quantos níveis o usuário quiser. Este componente organiza a navegação e permite criar itens restritos a determinados grupos de usuários.

Páginas
É o principal componente, pois, por meio dele, são publicados textos, imagens, fotografias e arquivos. Permite criar e manter toda a parte originalmente estática do site, dividindo os conteúdos em níveis de visibilidade. Este módulo é bastante simples e pode ser utilizado facilmente por uma pessoa que trabalhe, por exemplo, com um editor de texto. Permite criar conteúdos restritos a determinados grupos de usuários.

Destaques
Os banners são imagens (fixas ou animadas) que são exibidas pelos sites de forma aleatória (extraídos de uma coleção de banners indicados pelo administrador do site) cada vez que a página é mostrada. Quando o usuário clica no banner, ele é levado a outra página ou a outro site com maiores detalhes.
Permite destacar novidades ou áreas importantes do site na página principal. Aos administradores, cabe manter estes links e solicitar à Celepar a produção dos banners.

Notícias
Permite a entrada, manutenção, editoração, armazenamento e publicação de notícias ou de textos de interesse, com a opção de incluir imagens.
As notícias podem ser separadas por editorias. Cada um dos papéis importantes no ciclo de vida de uma notícia pode ser desempenhado por pessoas diferentes.

Busca
Este componente permite uma rápida pesquisa aos conteúdos dos demais módulos do site. Integrada ao Governo Digital, a busca efetuada em qualquer site incorpora os resultados dos serviços ofertados que atendam à consulta realizada.

Central Multimídia
Engloba galerias de fotos, áudios e vídeos, com recursos que permitem diversas formas de aplicação destes elementos no portal. Pode-se trabalhar com diversas dimensões do mesmo elemento, de acordo com a finalidade a que se destine.

Contato
Todos os portais do Governo do Paraná podem ter um mecanismo de interação formal com a Administração Pública, chamado "Fale Conosco", ou preferencialmente, ser direcionado ao Sistema de Ouvidoria do Estado - SIGO.

Mala Direta
Permite montar uma revista eletrônica (newsletter), com envio às pessoas cadastradas no site. É composta de matérias retiradas do mesmo site ou especificamente construídas e enviadas a um grupo de usuários de interesses semelhantes. Permite também gerir a coleção de e-mails dos assinantes.

Calendário de Eventos
Permite a divulgação de eventos distribuídos no tempo, a solicitação de eventos e sua posterior marcação e/ou confirmação.

Questionário / Formulário
Permite a criação de formulários, que capturam respostas dadas pelos usuários a perguntas que são colocadas no site (cadastro).
O módulo permite que os dados sejam gravados em um banco de dados (do qual poderão ser retirados ou pesquisados posteriormente), ou enviados por e-mail a um endereço determinado pelo administrador do portal.

• Em caso de necessidade de divulgar Leis, Decretos, Emendas, Resoluções e Portarias, deve-se usar o Sistema de Legislação da Casa Civil, que objetiva a centralização, busca e controle de atualizações e revogações.
  • Para armazenar documentos perenes, deve-se considerar o uso de sistema de repositório com gestão documental que pode ser integrado ao portal visando um controle com maiores prazos de retenção.

Gerenciador de Arquivos
O gerenciador de arquivos é o módulo que permite ao usuário fazer a carga (upload) e a descarga (download) de arquivos no portal. Os direitos de um e outro devem ser estabelecidos pelo administrador do portal.

Quadro de Avisos
Este é um componente que permite manter e apresentar avisos que sejam importantes para a comunidade de usuários que consultam o portal.