ser

Serviços

com

Comodidade

cofrinho

Redução de Custos

sustentabilidade

Sustentabilidade

validade

Validade Jurídica

seguranca

Segurança

servi

Serviços

Cada vez mais as empresas e instituições públicas ampliam os serviços que podem ser acessados via Certificado Digital, incorporando seu uso em todos os segmentos.

 

Com o Certificado Digital é possível acessar com muito mais agilidade e segurança, por exemplo, vários serviços do Governo do Estado do Paraná, como o Nota Paraná e Detran ou do Governo Federal, como o e-Social e Receita Federal.

como

Comodidade

Este é um dos principais benefícios do Certificado Digital. Assinar digitalmente não exige que os signatários estejam no mesmo local. Da sua casa, táxi, do aeroporto, da praia, de onde for, o titular do Certificado Digital pode assinar qualquer documento e acessar sistemas e serviços, bastando estar com equipamento compatível conectado na internet.

reducao

Redução de Custos

Com o uso do Certificado Digital, várias etapas de negócio podem ser eliminadas ou diminuidas, como a compra de papel, de impressoras, serviços de manutenção de equipamentos. Além disso, há redução em toda cadeia envolvida no manuseio, transporte e armazenamento de documentos que envolvem recursos humanos e espaço físico adequado.

 

sustentabilidade2

Sustentabilidade

Transformar processos físicos em digitais através do Certificado Digital permite economia de tempo e recursos. Seu uso propicia a redução no consumo de papel que, além do desmatamento, consome uma enorme quantidade de água em sua produção. Essa mudança impacta indiretamente na melhor utilização dos recursos naturais do nosso planeta.

validade2

Validade Jurídica

Através da Medida Provisória 2.200-2/01 foram garantidas a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, instituindo a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Documentos, mensagens, processos ou transações com Certificado Digital possuem validade jurídica como se fossem assinados de próprio punho. Já em 2006 houve a aprovação da Lei 11.419 – a Lei do Processo Eletrônico, através da qual o Poder Judiciário passou a dar validade aos documentos e assinaturas digitais.

Importante esclarecer que a Assinatura Eletrônica não é o mesmo que a Assinatura Digital, sendo apenas a última com validade jurídica inquestionável.

segurança

Segurança

O Certificado Digital atua como uma ferramenta adicional de segurança, autenticando as partes envolvidas na comunicação e criptografando o conteúdo das informações que são encaminhadas digitalmente. Para que se tenha o máximo de confiabilidade em suas transações, é necessário que a sua senha nunca seja compartilhada.

Elimina o risco da adulteração de documentos, pois após assinado, se o mesmo for corrompido, a assinatura torna-se inválida. Em casos de perda ou roubo, basta revogar o Certificado Digital através do link que recebeu em seu e-mail e ele fica inutilizado.