180 idosos participam do Curso Básico de Smartphone na Celepar

08/10/2018 - 10:14
Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado hoje (01), a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) organizou uma edição especial do Curso Básico de Smartphone que, pela primeira vez, reúne num mesmo ambiente 180 participantes, pessoas acima de 60 anos. As aulas, das 14h00 às 17h00, que iniciaram nesta segunda-feira no auditório da companhia, prosseguem até a próxima quarta-feira (03).

Na abertura do curso, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Maria Pereira, destacou a importância deste trabalho de inclusão digital realizado pelo Governo do Estado que está voltado à valorização do idoso. Para ele que já sofreu com o manuseio de aparelho celular, qualidade de vida passa também pela não dependência de terceiros na realização de tarefas corriqueira, como esta de conhecer o funcionamento do smartphone.

A capacitação realizada pela companhia, de acordo com o presidente Tiago Waterkemper, integra o conceito de Celepar cidadã, “de uma empresa inserida diretamente no dia a dia da população, através da disseminação de conhecimentos sobre tecnologia e o universo digital”. O jornalista Nemécio Muller, coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Movimento Nacional ODS Nós Podemos também participou da abertura, a exemplo do diretor de mercado da Celepar, Nelson Garcia.

Celepar Cidadã

A capacitação gratuita integra o Projeto Celepar Cidadã que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, que da mesma forma está voltado às pessoas com idade superior a 60 anos. Iniciado em novembro de 2013, o Curso Básico de Smartphone já ocorreu em cerca de 30 cidades paranaenses e atendeu a uma população superior a 3,5 mil pessoas.

Deste total, o maior contingente é na capital, em função da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba que tem levado esta capacitação às regionais da cidade. De amanhã (02) a quinta-feira (04), o treinamento acontece na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, com uma turma pela manhã, das 09h00 às 12h00 e outra no período da tarde, das 14h00 às 17h00.

Conteúdo

No programa distribuído em nove horas/aula consta, entre outros tópicos, a personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens; baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outras possibilidades que esta tecnologia móvel oferece.

Cada inscrito ganhou uma pasta contendo apostila, crachá e uma caneta touch, sensível a toques na tela do celular. No encerramento os alunos vão receber o certificado de participação no Curso Básico de Smartphone.