Atualização do sistema de vistoria dos bombeiros agiliza processo de abertura do MEI

As melhorias realizadas pela Celepar foram implementadas a partir do dia 4 de janeiro e já estão em funcionamento.
Publicação
06/01/2021 - 16:24
Editoria

A Celepar realizou a atualização do sistema de vistoria do Corpo de Bombeiros, o que contribuiu para a abertura de empresas através do MEI no Paraná. A taxa de vistoria, que antes era cobrada automaticamente no processo de criação de uma empresa, foi retirada do processo, o que facilitou a vida dos microempreendedores individuais do Estado.

De acordo com dados da Junta Comercial do Paraná, entre janeiro e novembro do ano passado, 165.073 MEI foram registrados no Estado. Muitos empreendedores não faziam o recolhimento da taxa, enquanto outros pagavam e pediam ressarcimento ao Estado ou arcavam com uma despesa desnecessária. Além disso, os Bombeiros precisavam identificar quais guias eram advindas do MEI para fazer a isenção manualmente. 

Ainda em dezembro de 2020, uma reunião com representantes da Secretaria do Planejamento, do Corpo de Bombeiros e da Celepar, entraram em acordo para a solução para o problema no prazo de um mês.

Um grupo de trabalho efetuou a implementação das mudanças, que ocorreu no dia 4 de janeiro. Cerca de 94 MEI foram registradas já sem a emissão da guia de vistoria. Agora o sistema consegue identificar e isentar o MEI automaticamente da taxa.

*Foto: Agência Estadual de Notícias