Business Intelligence da Celepar auxilia nas decisões estratégicas de combate ao novo coronavírus

Soluções de Business Intelligence (BI) desenvolvidas pela Celepar, auxiliam o Governo do Estado na tomada de decisões que buscam minimizar os impactos econômicos e sociais causados pelo novo coronavírus.
Publicação
15/05/2020 - 14:34
Editoria

Soluções de Business Intelligence (BI) desenvolvidas pela Celepar, auxiliam o Governo do Estado na tomada de decisões que buscam minimizar os impactos econômicos e sociais causados pelo novo coronavírus. Graças aos estudos de BI, são disponibilizadas informações em tempo real que auxiliam no reconhecimento situacional da pandemia no Paraná, possibilitando que sejam traçadas medidas mais assertivas de controle e enfrentamento ao vírus.

Os estudos em BI possibilitam o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados. A partir do estudo destes dados, é possível reunir as principais informações sobre determinado tema em uma plataforma cuja interface será mais acessível, clara e objetiva ao usuário final.

“Graças aos estudos de Business Intelligence, conseguimos nos antecipar e desenvolver soluções que potencializam a eficiência das ações de combate ao novo coronavírus. Além disso, eles facilitam a visualização das informações, tornando-as mais claras e transparentes ao cidadão”, destacou Leandro Moura, presidente da Celepar.

Portal 

No ar desde 16 de março, o portal sobre o coronavírus reúne as principais informações a respeito da Covid-19 no Paraná, além das ações tomadas pelo governo durante o período de pandemia. Utilizando os dados gerados pelo BI da Celepar, o site disponibiliza ao cidadão uma visualização gráfica e intuitiva que auxilia no acompanhamento dos impactos causados pelo vírus. 

As consultas podem ser feitas por macrorregiões ou por municípios específicos, tornando possível a observação do aumento de casos da doença, a checagem do número de leitos disponíveis no SUS para tratamento da Covid-19 e o acompanhamento do número de testes realizados. Tais informações, geradas pelas aplicações do BI, auxiliam os gestores e agentes públicos do Paraná nas ações desenvolvidas que buscam minimizar ou prevenir os impactos causados pela ação do novo coronavírus no Estado.

Para acessá-lo, clique aqui

Outras ações

Além de alimentar o portal sobre o novo coronavírus com informações, os sistemas BI também contribuem com o desenvolvimento de outras ações de contingenciamento da crise. Um exemplo é na distribuição do Cartão Comida Boa, auxílio emergencial distribuído para população realizar a compra de alimentos no Paraná. 

Neste caso, as informações geradas são relativas ao número de beneficiários do programa, número de voluntários e unidades que atuarão na distribuição do cartão e o número de estabelecimentos participantes do projeto. A reunião destas informações auxilia na distribuição do auxílio, além de garantir transparência ao processo.

Também foram realizadas parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), onde a aplicação do BI agiliza e organiza a distribuição de pacientes e leitos no Paraná. Junto à pasta da saúde também são organizadas as informações de voluntariado durante a pandemia, auxiliando na distribuição dos profissionais que atuam diretamente em apoio com a Secretaria.

Futuramente, o sistema de BI também auxiliará no processo de retomada da rotina após a pandemia. Hoje, o painel de atividades econômicas já apoia a reabertura gradativa do comércio em determinadas áreas, levando em conta regiões e atividades específicas atingidas e também a incidência da doença.