Capacitação em Pontos de Função é realizado na Celepar

Entre os dias 04, 05 e 06 de setembro, as analistas da Celepar Tania Mara Vostoupal e Danielle Terezinha de Castro Mayer que compõe o Grupo de Contagem de Pontos de Função (GCPF) ministraram mais um Ciclo de Capacitação em Pontos de Função, treinamento voltado para a medição de projetos de desenvolvimento de softwares realizado em parceria com a Gerência de Recursos Humanos (GRH), por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas e Remuneração (CODER).
26/09/2018 - 10:02

Tal capacitação é o repasse dos conceitos teóricos de Pontos de Função (PF) que constam no Manual de Práticas de Contagem (CPM) e na aplicação prática da técnica através de estudos de caso. Dentre a carga horária, 24 horas foram de treinamento teórico por Ensino a Distância (EAD) com distribuição de horas planejadas pelo próprio treinando.

“Além do benefício da economia, por se tratar de um treinamento interno, o projeto prevê turmas contínuas. A ideia do Ciclo de Capacitação é que, por meio de um processo colaborativo, aconteça um movimento de incentivo e mais pessoas capacitadas nas práticas utilizadas pela Celepar”, explicou a empregada Jamila Lima.

Para Danielle Mayer, “Preparar este treinamento foi um desafio para o GCPF, porque o assunto é extenso, difícil e bastante teórico. Por isso, fizemos parte do curso em EAD e parte presencial”.

Segundo uma das facilitadoras técnicas do treinamento, Tania Vostoupal, foi muito gratificante perceber o empenho e participação de todos durante o treinamento. “Já recebemos o retorno de que estão aplicando o conhecimento adquirido, o que nos motiva ainda mais para treinar as próximas turmas."

GCPF

O grupo da Celepar foi certificado no ano passado pelo Internacional Function Point Users Group (IFPUG), instituto internacional responsável por normatizar e certificar a métrica de pontos de função, e tem, dentre suas diversas funções, a disseminação do conhecimento adquirido para os empregados que possam utilizar a técnica de mensuração de sistemas em suas atividades. Atualmente o grupo é composto por:

Danielle Teresinha de Castro Mayer - DTI/COMEP

Marco Aurelio Cordeiro – DD/GAC

Rosemari Pavan Rattmann - DD/COSIN-A4

Tania Mara Vostoupal - DD/COSIN-E2

Teresinha Militão Silvestre Puchalski – DD/COSIN-B1

Pontos de Função

PF é uma métrica de medida de software focada na visão do usuário e é a métrica definida pelo Processo de Desenvolvimento de Sistemas da Celepar (PDS) como padrão para a mensuração de sistemas e a forma como a Diretoria de Desenvolvimento de Soluções Corporativas (DD) contrata serviço de terceiros, bem como presta serviços aos seus clientes.

Depoimentos

“O conteúdo do treinamento foi excelente e com certeza vai contribuir bastante ao longo dos projetos”.

Fernanda Peixoto Machado, da Coordenação de Sistemas de Informação B-2 (COSIN-B2)

“Apesar de desafiador pela quantidade de conteúdo e por ser EAD, me surpreendi com a absorção que tive do conteúdo e estou muito feliz com a aprendizagem, sendo de grande valia para os projetos que estão sendo realizados no SIMEPAR”.

Marco Aurélio Silva Neto, empregado do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR).