Celepar apoia projeto que tiram ideias do papel e as transformam em empresas

O Programa Sinapse, do Governo do Estado coordenado pela Fundação Araucária que tem apoio da Celepar, transforma ideias em empreendedorismo.
Publicação
31/03/2020 - 10:14
Editoria

O Programa Sinapse, do Governo do Estado coordenado pela Fundação Araucária que tem apoio da Celepar, transforma ideias em empreendedorismo. Por meio de incentivos, mentoria e treinamentos, pessoas que participam do programa conseguem tornar essas propostas em empresas, fazendo com que sonhos se tornem realidade.

A Celepar atua na parte do comitê do programa e também na avaliação das propostas recebidas pelos participantes do programa. Segundo Gisele Raulik, do grupo de inovação aberta da empresa, o Sinapse dá a oportunidade para que mais pessoas se tornem empreendedoras a partir de suas ideias, essas iniciativas garantem ganhos para a sociedade paranaense, por meio de soluções inovadoras que se tornam modelos de negócio.

Etapa atual

A atual fase do programa é de pré incubação de projetos, com 94 empresas aprovadas. Neste processo é disponibilizado um suporte às empresas geradas para o aperfeiçoamento do produto, capacitação do empreendedor e é realizado o contato com o primeiro cliente e investidores.

Das 94 empresas, 43 estão incubadas, a maioria delas nas universidades e institutos de pesquisa. A principal área de atuação é na saúde e bem – estar, seguida da tecnologia, informação e comunicação, em terceiro lugar o agronegócio. A maioria dos projetos tem a tecnologia envolvida de alguma forma.

Esta fase tem a duração de aproximadamente seis meses e culmina com a avaliação dos seguintes elementos: tecnologia, produto, mercado, equipe, gestão e capital da startup.

O que é Startup?

O termo startup surgiu no Vale do Silício, região da Califórnia conhecida como sinônimo de inovação e tecnologia de ponta. O conceito é de uma empresa em fase inicial, com uma proposta de negócio geralmente inovadora e com potencial de crescimento.

Essas propostas podem ser de qualquer área conhecida no mercado, mas geralmente tem a tecnologia envolvida. Muitas delas apresentam ideias e buscam investimentos para sair do papel e “decolar”.

Exemplo de startup incentivada pelo Sinapse

Um exemplo de startup que foi incentivada pelo Sinapse á a Run Club. Ela surgiu como ideia em 2017 e amadureceu o modelo de negócio em 2018 e funciona como uma espécie de Airbnb para corredores de rua, além de um clube de experiências e conexões entre assessorias esportivas e atletas. O recurso do programa permitirá ampliar ainda mais a rede de negócios. A startup já atingiu cerca de 2,5 mil usuários.

No site ou no app, o corredor de rua que deseja competir em outra cidade pode estabelecer conexão com um anfitrião que também participará da prova, o que gera, segundo a startup, economia de até 70% em hospedagem e traslados. Também há possibilidade de contato com hotéis conveniados com o aplicativo.

“O financiamento do programa Sinapse da Inovação permitiu que refizéssemos o código do sistema, o que deixou nossa startup mais robusta e com mais condições para atender com segurança os usuários. Aprendemos com erros do começo do processo, ouvimos os clientes e saltaremos de um protótipo para um sistema mais pronto para o mercado”, afirmou André Coelho, co-fundador da startup.

Sinapse

O Sinapse Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador criado para transformar ideias em negócios de sucesso e a edição paranaense alcançou o envolvimento de 66% das cidades. A iniciativa é promovida pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e realizado pelo Governo do Estado, por meio da Celepar e Fundação Araucária, com apoio do Sebrae e Sistema Fiep.