Celepar comemora antecipadamente Dia Mundial Sem Carro

Mais de 100 pessoas aceitaram o desfio proposto pela Celepar e deixaram o veículo em casa nesta sexta-feira (21), como forma de antecipar a celebração do Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado neste sábado (22). Alguns vieram ao trabalho de carona solidária, de bicicleta, de ônibus ou a pé.
Publicação
25/09/2018 - 16:35
Editoria

Mais de 100 pessoas aceitaram o desfio proposto pela Celepar e deixaram o veículo em casa nesta sexta-feira (21), como forma de antecipar a celebração do Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado neste sábado (22). Alguns vieram ao trabalho de carona solidária, de bicicleta, de ônibus ou a pé.


Este é o caso da analista de sistemas Ingrid Ruthes, que reside há dois quilômetros da empresa. Muitas vezes, como hoje, ela amplia o trajeto e faz sua corrida matinal, preparativo para a maratona de Curitiba marcada para 18 de novembro e que será sua primeira prova de 42 km. Ela já participou de seis meias maratonas, sendo três em Curitiba, duas em Foz do Iguaçu e uma no Rio de Janeiro.


Para Ingrid, “correr ou vir a pé melhora a saúde, tira o estresse, além do que fico bem-humorada, o que reflete de forma positiva no meu dia a dia”. Ela recomenda que outras pessoas passem a incorporar estes hábitos saudáveis.


A carona solidária faz parte da rotina de cinco empregados que residem no município de Araucária, região metropolitana de Curitiba, e que entre ida e vinda percorrem 90 km no percurso casa/trabalho, trabalho/casa. Richard Koike faz parte deste quinteto.


De imediato, segundo ele, o benefício está na redução de 80% dos gastos com transporte, incluindo combustível, manutenção e desgaste do veículo, pois o grupo se organizou de maneira que de segunda a sexta-feira há rodízio de veículos e motoristas. Além de auxiliar com o trânsito e o meio ambiente, esta ação, de acordo com Koike, minimiza o estresse e aproxima mais as pessoas, gerando maior integração pessoal e profissional.


O estagiário Daniel Pinheiro sempre gostou de pedalar. A greve dos caminheiros foi para ele um despertar de que é possível cortar a dependência com o carro. “A partir daquele momento, onde fiquei literalmente sem combustível, passei a adotar a bicicleta como meio de transporte, tanto para vir à empresa, faculdade, enfim, num percurso médio entre ida e volta de pouco mais de 16 km/dia”.


Pinheiro constatou que a bicicleta passou a ser um meio mais rápido de transporte, “sem falar na economia, uma vez que sou estagiário e pago faculdade”. Os ganhos mais importantes para ele estão relacionados à saúde e à qualidade de vida, “pois esta prática diária melhorou o meu condicionamento físico, o sono ficou melhor e a sensação de bem-estar aumentou”.


O diretor de mercado da Celepar, Nelson Garcia, destacou que a adesão dos empregados a esta iniciativa deve ser aplaudida, uma vez que reflete o grau de envolvimento e conscientização dos celeparianos com as questões relacionadas ao meio ambiente e qualidade de vida. “A Celepar que é referência nacional em tecnologia da informação e comunicação pública, também está se consolidando como uma empresa engajada na implantação de modais alternativos de transporte e práticas sustentáveis”.


Estacionamento


Foram destinadas vagas exclusivas aqueles que ofereceram carona solidária aos colegas de trabalho. Também no estacionamento coberto, vagas de carros foram transformadas em espaço de convivência e lazer, em que os empregados puderam assistir curtas-metragens sobre trânsito, segurança, mobilidade, bikes elétricas, entre outros.


Além disso, os empregados foram recebidos por food bikes e todos que aderiram ao desafio concorreram a vouchers de restaurante sustentável. O evento coincidiu com o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que teve como tema “Saúde emocional e segurança no trânsito”.

Dia Mundial Sem Carro

Criado pelo movimento "Sem Carro" (em inglês: Car Free), o Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada mundialmente dia 22 de setembro, que tem como objetivo defender o meio ambiente e estimular, através de diversas campanhas e atividades, a adesão a formas alternativas de mobilidade e menos poluentes.


Transporte Livre


Há 11 anos, por meio do Programa Transporte Livre, a Celepar promove campanhas para incentivar o uso de bicicleta no trajeto de ida e volta ao trabalho. Como resultado, o número de empregados ciclistas passou de três, em 2007, com média de 40 pessoas/dia, atualmente. O bicicletário da empresa conta com 60 vagas cobertas.


GALERIA DE IMAGENS