Celepar compõe grupo voltado para a inovação digital em obras públicas

A Celepar faz parte de um grupo e de um comitê focados na inovação digital em obras públicas, com o uso da metodologia Building Information Model (BIM)
Publicação
02/03/2020 - 16:00
Editoria

A Celepar faz parte de um grupo e de um comitê focados na inovação digital em obras públicas, com o uso da metodologia Building Information Model (BIM), ela pode ser traduzida como modelo de informação de construção. O objetivo é fomentar a disseminação e implantação desta metodologia no Estado até 2022 para promover a melhoria da qualidade de projetos e obras públicas.

Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, a Celepar tem discutido a criação de um Ambiente Comum de Dados (ACD) em nuvem, com a finalidade de facilitar a gestão de informações, bem como a automatização na análise de projetos, o envio eletrônico dos modelos e também a transparência dos processos de contratação e fiscalização dos projetos e obras no Estado.

No dia 18 de fevereiro tomaram posse os membros do Comitê Gestor BIM (CG-BIM) e do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM) do Paraná, bem como a primeira reunião técnica entre os membros do GTEC BIM. O encontro foi realizado no Palácio Iguaçu e contou com a presença de Secretários de Estado e 30 técnicos de diversos órgãos estaduais. Pela Celepar compõe o grupo Reginaldo Santos e Bruno Loyola.

BIM

O BIM pode ser entendido como um conceito de virtualização, modelagem e gerenciamento de atividades pertencentes ao projeto/construção de obras de engenharia. Desta forma, o projeto torna-se mais próximo da obra real, facilitando a observação de possíveis inconformidades, como erros de projeto.

Em uma plataforma que aplique esta metodologia, vários profissionais (engenheiros, arquitetos, orçamentistas e compradores) podem trabalhar no projeto simultaneamente no mesmo arquivo, adicionando os dados e vendo as atualizações no modelo em tempo real.