Celepar consolida compromissos com a sustentabilidade

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná consolidou em 2018 o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, aglutinando todas as iniciativas em um programa denominado “Celepar por um mundo melhor”
Publicação
28/12/2018 - 15:46
Editoria

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná  consolidou em 2018 o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, aglutinando todas as iniciativas em um programa denominado “Celepar por um mundo melhor”. “A tecnologia é uma ponte, uma importante ferramenta que nos ajuda a construir a sociedade justa e igualitária almejada por todos”, destacou o presidente Tiago Waterkemper.

No âmbito do Governo do Estado, a companhia criou o portal ODS & Arte (www.odsarte.pr.gov.br), com ênfase no uso da tecnologia como instrumento para promover os ODS sem fronteiras. Nele, são encontradas as 17 telas, com um olhar individual de cada um dos 17 artistas paranaenses sobre o objetivo retratado, além de outras informações.

A Celepar desenvolveu também o Portal de Boas Práticas ODS (www.boaspraticasods.pr.gov.br). Toda a sociedade, primeiro, segundo e terceiro setores podem cadastrar suas boas práticas em prol dos ODS,  criando um banco de boas ideias voltado a construir um mundo melhor.

Além disso, a companhia finalizou o case de Business Intelligence – BI ODS – que possibilita ao gestor público planejar e tomar as decisões com base nos 17 objetivos e nas 169 metas, tendo como parâmetro os indicadores do Estado.

Estas iniciativas, como informou Waterkemper, estão voltadas ao público externo, no sentido de auxiliar os agentes públicos e a sociedade em geral no planejamento e execução das ações que contemplem a melhoria da qualidade de vida da população paranaense e a construção de um mundo melhor.  Desde o final de 2015 a Celepar é signatária dos ODS.

Lixo eletrônico

A companhia reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade por meio de programas como o do Lixo Eletrônico, em que foram coletados mais de 500 quilos de lixo, como teclados, mouses e impressoras e repassados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Protetora do Meio Ambiente. A organização tem certificação internacional de responsabilidade e é formada por 13 catadores.

A Celepar disponibiliza pontos de coleta em sua sede e em outros três locais: Paraná Previdência, Palácio das Araucárias e Secretaria da Fazenda. A empresa planeja expandir o projeto e criar em 2019 o Lixo Zero, com mais postos de recolhimento em outras estruturas da administração pública.

Selo ODS 2018

Pelo terceiro ano consecutivo a companhia recebeu o prêmio do Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sesi ODS). A Celepar foi finalista na
categoria Poder Público com dois trabalhos, o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa e o Programa Transporte Livre - Mobilidade Sustentável.

Com mais de 10 anos de história, o Programa Transporte Livre – Mobilidade Sustentável estimula o uso de meios de transporte sustentáveis aos empregados da Celepar, através de campanhas, discussões e eventos. A empresa promove diversas ações durante o ano, como o Dia de Bike ao Trabalho, em maio e o Dia Mundial Sem Carro, em setembro.

Inclusão social

Em 2018, a Celepar ministrou o Curso Básico de Smartphone para 110 turmas, abrangendo 30 cidades paranaenses. Aproximadamente três mil alunos participaram desta capacitação gratuita de nove horas/aula que está voltada à inclusão social e digital da pessoa idosa.

A partir de maio deste ano, a Celepar passou a atender com maior ênfase a população de Curitiba, por meio de parceria com as 10 regionais do município. Devido a grande procura pela capacitação, nas regionais  Boqueirão, Boa Vista, e Fazendinha foram realizadas duas edições.

Usina fotovoltaica

A Celepar é a primeira empresa do Governo do Estado a implantar uma usina fotovoltaica, gerando energia limpa, segura e renovável. Em potência instalada, trata-se da segunda maior usina da cidade de Curitiba. A usina fotovoltaica conta com 192 painéis de 2m², com potência total instalada de 60,48 quilowatts-pico (kWp), que foram dispostos de forma a otimizar o aproveitamento do sol e evitar áreas sombreadas da edificação.

Em janeiro próximo iniciam as obras de ampliação da usina. A capacidade de geração será acrescida em mais 25%, passando para 75 (KWp) com a instalação de mais 48 painéis solares fotovoltaicos. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos em março de 2019.

Soluções de inteligência

Ao mesmo tempo em que consolidou o compromisso com os ODS, a Celepar não se descuidou do cumprimento da sua missão prioritária que é a de desenvolver  soluções de inteligência voltadas à modernização da gestão pública e à melhoria contínua dos serviços que o Estado presta aos cidadãos paranaenses. O parque tecnológico da companhia passou por atualização que asseguraram a operação dos sistemas das secretarias e suas vinculadas com níveis adequados de confiabilidade e disponibilidade.

O Governo Digital, lançado oficialmente pela governadora Cida Borghetti, durante as comemorações de 54 anos de fundação da companhia, em novembro passado, teve a sua plataforma tecnológica consolidada e passou a integrar todos os serviços do Governo do Paraná com o portal de serviços do Governo Federal.

Business Intelligence

A Celepar finaliza 2018 com 688 cases de Business Intelligence (BI’s) desenvolvidos. Deste total, são 362 estudos de BI específicos para cada órgão/política pública e  326 estudos de BI corporativos com visão específica de cada órgão.

O maior número está na Segurança Pública, com 96 estudos. Outras áreas do Governo apresentam os seguintes resultados: Justiça, 52; Agricultura, 51; Saúde, 41; Casa Civil, 39; Educação, 33; Detran, 29; Infraestrutura e Logística, 24 e Meio Ambiente, 23.

Municípios

No período do Governo Cida Borghetti, a Celepar ampliou sua atuação em mais de 80 municípios paranaenses. Em  parceria com a SEDU/Paranacidade, a companhia participou da divulgação de seus produtos e serviços em 18 eventos nas associações regionais, com a presença de 212 prefeitos, representantes de 250 municípios e a participação de mais de 800 técnicos de prefeituras. O objetivo desta ação foi disponibilizar soluções de Business Intelligence (BI’s) para 100 prefeituras do Paraná.

Gestão financeira

A política econômica adotada pela diretoria permitiu a redução significativa da inadimplência em 90% dos valores recebíveis. Em apenas oito meses de gestão, foi possível elevar o caixa da companhia dos R$ 16 milhões, números de abril passado, para um saldo ao final de dezembro superior a R$ 70 milhões, valores que serão herdados pelo próximo governo.

Prêmio Sucesu

As ações desenvolvidas pela companhia nos últimos oito meses foram reconhecidas pela Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu-PR), que no início do mês homenageou dois dirigentes da Celepar. O presidente Tiago Waterkemper recebeu o prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná 2018 e o diretor de tecnologia da informação e comunicação, Danilo Scalet foi agraciado com o prêmio CIO Influente e Inovador do Segmento Público.

O Prêmio Personalidade de Informática e Telecomunicações do Paraná é destinado à personalidade de grande destaque e importância política ou econômica, que tenha tido destaque no Estado na área de TIC no ano da premiação. O prêmio Cio de “Sucesu” é dado a um CIO de uma empresa paranaense, que tenha tido especial destaque em suas atividades e que seja uma referência e considerado uma liderança entre os CIOs.