Celepar contribui com programa para facilitar abertura de novas empresas no Paraná

O programa Descomplica, lançado nesta quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, é uma iniciativa para simplificar a vida dos empreendedores, reduzindo a burocracia e simplificando a abertura de novas empresas.
Publicação
16/08/2019 - 15:25
Editoria

O programa Descomplica, lançado nesta quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, é uma iniciativa para simplificar a vida dos empreendedores, reduzindo a burocracia e simplificando a abertura de novas empresas. Ele tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

 

A Celepar, através do uso da tecnologia, viabiliza esta integração permitindo que uma empresa de baixo risco seja registrada em poucas horas. Vale ressaltar que esta integração só é possível porque a legislação tem avançado na mesma velocidade. A grande maioria dos sistemas dos órgãos envolvidos é da Celepar, que ainda fornece o apoio à Junta Comercial na coordenação desta integração no Estado. Desta forma, o empresário não precisa mais ir aos órgãos em busca de licenças e alvarás, pois, todo este processo pode ser feito pela internet.

 

A iniciativa busca diminuir a burocracia documental das empresas e aponta soluções conjuntas com intuito de melhorar ainda mais o ambiente de negócios no Paraná. Também haverá um canal de comunicação direto entre os empresários e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), no portal do órgão, para apontar problemas e facilitar ainda mais os processos.
 

Passo a passo
 

Para o empreendedor, basta acessar o site Empresa Fácil, preencher os formulários e enviar os documentos necessários, tudo em ambiente online. Esse processo gera um protocolo e um CNPJ com alvará temporário de 180 dias, e em 24 horas serão liberadas as licenças dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.