Celepar desenvolve ferramenta que monitora frequência escolar dos estudantes no Paraná

O sistema Registro de Classe On-Line (RCO) e rotina Presente na Escola foi desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Educação, para registro do que acontece em sala de aula: frequência, conteúdos ministrados e avaliações.
Publicação
14/10/2019 - 16:36
Editoria

O sistema Registro de Classe On-Line (RCO) e rotina Presente na Escola foi desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Educação, para registro do que acontece em sala de aula: frequência, conteúdos ministrados e avaliações. Os professores e equipe pedagógica mantém essas informações via site ou aplicativo Escola Paraná Professores. A Celepar ainda contribui com toda a infraestrutura necessária para que as escolas tenham acesso às informações em tempo real.

O Presente na Escola é uma rotina do RCO para monitoramento da frequência dos estudantes por Escola, Núcleo Regional de Educação e Secretaria de Educação através de relatórios gerenciais diários, mensais e semanais para os respectivos gestores. A rotina roda diariamente durante a madrugada, processando dados relevantes acerca de 4 milhões de frequências registradas no dia anterior para que os gestores já iniciem o dia com um e-mail contendo o resumo da situação dos estudantes.

As informações geradas pela ferramenta permitem que os gestores possam pensar em estratégias para melhorar o clima de acolhimento na escola e a qualidade do trabalho pedagógico e de gestão, contribuindo assim para a permanência de estudantes na escola.