Celepar desenvolve sistema para compra de produtos da agricultura familiar

30/04/2020 - 11:58

A Celepar, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, desenvolveu o sistema do Compra Direta Paraná. A nova plataforma faz parte do programa emergencial do governo que destinará R$ 20 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos do Estado.

Também serão atendidos pelo programa os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Devido à pandemia, o programa tem caráter emergencial e busca atender o sistema alimentar paranaense, com foco nas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Como funciona

O sistema desenvolvido possibilita a operacionalização de uma única chamada pública para a aquisição de mais de 70 itens produzidos por cooperativas e pelo sistema de agricultura familiar do Paraná. A nova plataforma reúne funcionalidades que acompanharão todo o processo, partindo do registro das cooperativas, passando pela apresentação da proposta de fornecimento e classificação das organizações, até chegar na consolidação da compra e entrega dos produtos.

“A utilização deste sistema pelo Compra Direta Paraná garante celeridade e transparência ao processo de produção e abastecimento alimentar no Estado. Além de auxiliar na compra dos gêneros alimentícios, o sistema também apoia a agricultura familiar no Paraná”, destacou Leandro Moura, presidente da Celepar.

O Compra Direta Paraná é exclusivo para as organizações que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica) e que tenham mais de 50% dos agricultores familiares associados no Paraná.

Prazo prorrogado

O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, prorrogou até às 12 horas do dia 4 de maio o prazo para elaboração dos projetos de venda do Programa Emergencial Compra Direta Paraná.

O Desan comunicou também que o prazo para o fornecimento será de três meses, a partir da contratação, com objetivo de atender as entidades beneficiárias com quantidades mais significativas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias