Celepar inicia projeto piloto de Biometria nos Foros Extrajudicias

Buscando ampliar a segurança e combater a ocorrência de fraudes nos Foros Extrajudiciais, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) desenvolveu o projeto piloto de leitura biométrica nos cartórios e segue com melhorias.

Sendo possível graças à parceria firmada entre a Celepar, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), o Instituto de Identificação do Paraná (II-PR) e o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), a solução utilizará a Base Biométrica do Estado.

O projeto foi implementado com sucesso no Serviço Distrital do Boqueirão, em Curitiba, já contando com câmeras e leitores biométricos em todos os 20 postos de atendimento e, através de testes e desenvolvimento de outras funcionalidades, busca-se a viabilidade técnica para expandir a iniciativa através do Estado.

O Serviço Distrital de Bateias, em Campo Largo, foi o segundo a receber o projeto piloto, e apesar das dificuldades estruturais encontradas, a Celepar cedeu o equipamento necessário para que se viabilizasse a instauração inicial, e, com o desenvolvimento do projeto a administração do cartório já demonstrou interesse em adquirir o equipamento próprio.

Segundo o empregado Jan Antonio Pereira, responsável pelo projeto em Campo Largo, o cenário de expansão para o interior tem sua dificuldades “com a baixa qualidade do link de acesso a internet, a falta de equipamentos periféricos e de uma infraestrutura simplificada, devemos buscar alternativas e parcerias para implementação”.

A realização do projeto surgiu através da atuação multidisciplinar da Celepar, contando com Evandro Kondrat e Jan Antonio Pereira, além da participação dos setores:

Diretoria de Mercado
Gerência de Mercado e Negócios (GMN)
Gerência de Serviços para o Mercado (GSM)

Diretoria de Desenvolvimento
Gerência de Sistemas da Informação - A (GSI-A)

Diretoria de Tecnologia da Informação
Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC)
Coordenação de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas da Informação (COTIS)

Diretoria de Operações
Gerência de Centrais de Atendimento (GCA)
Gerência de Produção e Operação (GPO)

Confira as fotos desta notícia