Celepar lança Código de Conduta e Integridade aos empregados

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), apresentou aos empregados nos dias 24 e 25 de setembro o Código de Conduta e Integridade da empresa.
Publicação
19/10/2018 - 17:05
Editoria

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), apresentou aos empregados nos dias 24 e 25 de setembro o Código de Conduta e Integridade da empresa.

Esta iniciativa confirma a tendência da empresa em manter-se atualizada perante os padrões mundiais de qualidade no ambiente de trabalho e ética profissional.

O código tem como seus pilares fundamentais delimitar princípios para orientações éticas da conduta de todos os agentes, abrangendo a alta administração, empregados, assessores, estagiários e empregados de empresas terceirizadas, promover o alinhamento de todos os agentes em sua atuação em conjunto com os valores da companhia, uniformizar procedimentos e incentivar a melhoria da governança da instituição.

Ainda, indo além da criação do código, foi desenvolvido um Sistema de Orientação Ética, criado o Comitê Permanente de Orientação Ética (CPOE), realizada a revisão da Norma de Penalidades, elaboração do Regulamento para Tratamento de Manifestações, Denúncias, Processos de Sindicância e Aplicação de Penalidades e a definição dos meios oficiais a serem utilizados como Canais de Denúncia, com a reformulação da Ouvidoria da Celepar.

"O código de ética sendo concebido pelos funcionários da empresa, é uma declaração formal que expressa a cultura existente de forma normatizada e padronizada para orientar as ações e expectativas baseadas na missão, visão e valores da Celepar. É um momento que serve para promover o aprendizado, reciclagem, conciliar os princípios pessoais e do código através dos treinamentos, apresentações e discussões incentivando o desenvolvimento de um clima ético na empresa", destacou Débora Ruedell, coordenadora da COSIN-C2.

Oscar Pelissari Machado, um dos implantadores do código, ressaltando a importância do código desenvolvido, disse que “participar de uma atividade como essa, me fez refletir sobre os valores que orientam a minha conduta, além de pensar sobre as responsabilidades e consequências do uso da minha liberdade, e me fez perceber que ética e integridade são valores elevados, que precisamos debater esses assuntos coletivamente e nos esforçar para conviver com o diferente, encontrando denominadores comuns, devemos aceitar as críticas dos nossos pares, pois elas nos permitem crescer e amadurecer”.

Julio Pires, coordenador da COTPS que participou da palestra de lançamento do código, destacou "o evento foi importante para que o grupo tivesse conhecimento uniforme do processo de criação do Código de Conduta e também fosse esclarecido em relação às questões legais pertinentes e a dinâmica de implantação, divulgação e internalização junto ao corpo funcional".

Equipe

Participaram da elaboração e implantação do código os empregados Ana Paula de Barros Camatta, Annelise Graes Mareca, Cristina Romanniuk Fontanelli, Denice Sgarboza Maia, Dennys Andrei Machado, Isis de Fatima Biscaia, Juliana Neves Fonseca, Juliano Aziz Domingos e Paloma Giovana Groxko. Além deles, os responsáveis pela implantação foram: Camila Barboza Yamada, Oscar Pelissari Machado e Sergio Luiz Furtado da Rosa.