Celepar recebe o selo ODS 2018

A Celepar foi finalista do prêmio do Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2018 (Sesi ODS) na categoria Poder Público Estadual. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem (30), durante Congresso Sesi ODS, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Publicação
31/10/2018 - 15:48
Editoria

A Celepar foi finalista do prêmio do Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2018 (Sesi ODS) na categoria Poder Público Estadual. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem (30), durante Congresso Sesi ODS, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

A companhia participou com dois trabalhos, o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa e o Programa Transporte Livre - Mobilidade Sustentável e, pelo terceiro ano consecutivo recebeu o selo ODS. “A Celepar foi uma das primeiras empresas do Governo do Estado signatária dos ODS e, em função do compromisso assumido, as ações da companhia estão voltadas à difusão de práticas que contemplem a melhoria da qualidade de vida da população paranaense e a construção de um mundo melhor”, destacou o presidente Tiago Waterkemper.

Além da Celepar foram finalistas nesta categoria a Secretaria da Saúde, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, a Penitenciária de Foz do Iguaçu e o Ministério Público do Paraná. O projeto vencedor foi o da Secretaria da Saúde e o Ministério Público recebeu menção honrosa.

Inclusão social

Dentro do conceito da Celepar Cidadã, a companhia, desde 2013, ministra cursos de inclusão social e digital destinados às pessoas idosas. O trabalho iniciou por meio do computador, com capacitações com carga horária mínima de 12 horas, onde os alunos recebem noções básicas sobre o equipamento e ambientes virtuais.

No final de 2016 a companhia adicionou ao projeto o Curso Básico de Smartphone, também voltado à população com idade superior a 60 anos. Desde abril passado, a Celepar ministrou este treinamento em 25 cidades paranaenses, totalizando 68 cursos e 2.898 participantes. Vale destacar que as duas capacitações são gratuitas.

O Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa foi apresentado pelo técnico Luiz Gustavo Dalazen (NPPI). Para ele, a Celepar mais uma vez teve participação significativa no Congresso Sesi ODS. “É com muito orgulho que representamos a companhia e demonstramos que sustentabilidade e tecnologia são boas combinações no cuidado com o planeta que queremos”, disse.

Como forma de celebrar os 54 anos da Celepar, nos dias 20, 21 e 22 de novembro está programado o Curso Básico de Smartphone na sede da companhia, com turmas nos períodos da manhã, das 09h00 às 12h00 e tarde, das 14h00 às 17h00. Ao final da capacitação de nove horas/aula cada aluno receberá um certificado de participação.

Transporte Livre

Com mais de 10 anos de história, o Programa Transporte Livre – Mobilidade Sustentável promove o uso de meios de transporte sustentáveis aos empregados da Celepar, através de campanhas, discussões e eventos. A empresa promove diversas ações durante o ano, como o Dia de Bike ao Trabalho, em maio e o Dia Mundial Sem Carro, em setembro.

O bicicletário coberto e seguro, inaugurado em 2014, que está em fase de expansão, e o vestiário da Fundação Celepar (Funcel), são fatores que estimulam o uso da bike. Além disso, existe o Grupo Transporte Livre, com 25 membros, que contribuem ativamente com os gestores da companhia no sentido de evoluir propostas na área de mobilidade urbana, como a carona solidária, recentemente lançada, que oferece vagas fixas no estacionamento aos motoristas que em seus veículos trouxerem três empregados.

Em média, 40 empregados utilizam a bicicleta diariamente como meio de locomoção e existem 70 bikes cadastradas na Celepar. Está em estudo a criação de um cadastro estadual de bicicletas no portal do Governo Digital.

O analista Guilherme Paim Mendes (Codec) foi quem apresentou o programa no congresso. Segundo ele, a Celepar é exemplo de instituição comprometida com a mobilidade sustentável, em especial os ODS relacionados à saúde, bem-estar e cidades sustentáveis. “O evento foi um grande aprendizado sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Serviu também para embasar o trabalho que estamos fazendo e mostrar para onde queremos ir como sociedade”, avaliou.

Prêmio Sesi ODS

A terceira edição do Prêmio Sesi ODS superou o ano anterior e recebeu 361 instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das quais 65 foram selecionadas como finalistas.

Oferecido pelo Sistema FIEP, por meio do Sesi no Paraná, a premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para a promoção de dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional assinado em 2015, por 193 países, durante a Assembleia Geral da ONU. Na ocasião o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030.