Cida lança Governo Digital na comemoração dos 54 anos da Celepar

A governadora Cida Borghetti lançou oficialmente nesta terça-feira (27) o Governo Digital. A plataforma na internet já oferece mais de 300 serviços públicos aos cidadãos paranaenses e agora também pode ser acessada pelo celular
Publicação
27/11/2018 - 14:50
Editoria

A governadora Cida Borghetti lançou oficialmente nesta terça-feira (27) o Governo Digital. A plataforma na internet já oferece mais de 300 serviços públicos aos cidadãos paranaenses e agora também pode ser acessada pelo celular. O anúncio foi feito na solenidade de comemoração dos 54 anos da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

O aplicativo do Governo Digital já está disponível no sistema operacional Android e até a próxima semana também para aparelhos com IOS. Com o lançamento, a leitura do conteúdo e o acesso aos serviços online ficou mais rápido e ágil. “Agora ficou mais fácil acessar os serviços públicos, pois o cidadão paranaense pode carregar o governo na palma da mão”, afirmou a governadora.

Cida disse que a plataforma de serviços na internet é um benefício que fica para os paranaenses e deve ser ampliado. Ela também destacou a importância da criação do aplicativo para a vida das pessoas. “Isso é um grande avanço, pois antes de sairmos de casa podemos até esquecer casaco e guarda-chuva, mas nunca deixamos o celular”, declarou a governadora, lembrando que outros novos serviços passam a fazer parte do Governo Digital.

O investimento e a atenção dada à plataforma digital, disse o secretário da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, faz parte da estratégia do Governo Estadual de estar o mais próximo possível do cidadão. “A criação do Governo Digital é um processo de modernização da gestão da pública, que fica como legado aos futuros governantes”, afirmou Teixeira.

Idoso

Uma das novidades é a possibilidade de pedir por meio do Governo Digital a Credencial do Idoso – obrigatória para que a pessoa acima de 60 anos possa usufruir o direito a estacionar nas vagas exclusivas – sem necessidade de deslocamento ao órgão emissor. Para imprimir a credencial, válida em todo o país, basta confirmar dados como RG ou CNH emitido no Paraná.

“Com essa funcionalidade, Curitiba passa a ser a primeira cidade do Brasil onde a pessoa idosa pode pedir a credencial sem sair da própria casa”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento, Silvio Barros”. “É um avanço extraordinário que efetivamente muda a vida das pessoas”, acrescentou ele.

Integração

O Governo do Estado também firmou parceria com o Governo Federal e, a partir de hoje, passa a oferecer na plataforma diversos serviços, como o Bolsa Família, por exemplo. “Com essa novidade, o cidadão paranaense passa a ter acesso a mais de 2 mil serviços públicos”, relatou o coordenador do projeto Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa.

Saúde

Agora, também é possível consultar laudos de exames laboratoriais feitos nos hospitais Oswaldo Cruz, em Curitiba; Regional da Lapa São Sebastião, na Lapa; Universitário de Maringá, em Maringá; e Universitário Regional dos Campos Gerais Wallace Thadeu de Mello e Silva, em Ponta Grossa. O usuário cadastrado no Governo Digital consegue verificar resultados de exames laboratoriais e o histórico de laudos, com a possibilidade de imprimi-los, sem a necessidade de voltar ao hospital.

O prontuário médico, com as informações sobre o atendimento desde o ingresso do paciente até a sua alta médica, também pode ser solicitado pelo próprio paciente, por um familiar dele ou representante legal. Se a pessoa estiver cadastrada no Governo Digital, pode também solicitar esse documento sem sair de casa e anexar cópia dos documentos solicitados.

Governo Digital

O Governo Digital, desenvolvido pela Celepar a Secretária de Estado de Comunicação Social, disponibiliza serviços que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação. São cerca de 130 mil usuários cadastrados e quase 400 mil acessos mensais. “Essa plataforma é um marco de transparência e gestão pública”, disse o presidente da Celepar, Tiago Waterkemper.

Para ter acesso personalizado à plataforma, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.

Presenças

Participaram da solenidade os secretários de Estado da Educação, Lucia Cortez; do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Cesar Rossi, e da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paulo Alves Paz; o superintendente da Copel Telecom, Sérgio Milani; o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach; o diretor do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, e a deputada estadual Maria Victoria.

BOX
Celepar celebra 54 anos

A Celepar, mais antiga empresa de governo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação no país, comemorou 54 anos em 2018. A solenidade para lembrar a data foi realizada nesta terça-feira (27), na sede da empresa, em Curitiba. Criada em outubro de 1964, é uma sociedade de economia mista de capital fechado, cujo maior acionista é o Estado do Paraná.

“É uma empresa jovem, que fez um trabalho brilhante até aqui, e tenho certeza que ganhará o mundo com inovações, tecnologia e a força de vontade de seus funcionários”, disse a governadora Cida Borghetti.

Com sede em Curitiba, a Celepar é vinculada à Casa Civil e atende a estrutura da administração estadual em todos os municípios do Paraná, com o objetivo de desenvolver soluções de modernização da gestão pública voltadas à melhoria contínua dos serviços que o governo presta aos cidadãos paranaenses. Além disso, a empresa atende 150 clientes – sendo 90 órgãos do Estado e 60 prefeituras.

“A Celepar evoluiu nesses 54 anos. Transformamos a empresa em um canteiro e vemos obras por todos os lados, buscando sempre melhorar o ambiente de trabalho”, disse o presidente da companhia, Tiago Waterkemper. “Tudo isso seguindo um modelo de gestão que une transparência e realização, pautado pelos Objetivos de Desenvolvido Sustentável (ODS) da ONU”, acrescentou ele.

 

Fonte: AEN