Design de interação é tema de treinamento na Celepar

Na última segunda-feira (17) empregados da Celepar puderam participar de um treinamento de design de interação ministrado por Christianne Steil, gerente de serviços de comunicação multimídia, a abertura foi feita pela coordenadora de melhoria de processos Eleni Lumi Hiratsuka
Publicação
21/12/2018 - 17:02
Editoria

Na última segunda-feira (17) empregados da Celepar puderam participar de um treinamento de design de interação ministrado por Christianne Steil, gerente de serviços de comunicação multimídia, a abertura foi feita pela coordenadora de melhoria de processos Eleni Lumi Hiratsuka, os esclarecimentos sobre o uso corporativo do Axure e das implicações no Processo de Desenvolvimento de Sistemas da Celepar (PDS) foram realizadas pela Danielle Terezinha de Castro Mayer e Rodrigo Moreira Cardoso, e a abordagem sobre usabilidade e prototipação de sistemas na Celepar foram repassadas pelos empregados Jocimar Gomes da Luz e Thiago Leandro de Castro Farias.

 

O treinamento aconteceu no laboratório de informática da Celepar, teve duração de 3 horas e foi voltado a pessoas que já estão utilizando a ferramenta Axure. A proposta foi realizada em parceria com as gerências de Inovação Corporativa (GIC), de Serviços de Comunicação Multimídia (GSCM) além da Diretoria de Desenvolvimento de Soluções Corporativas (DD), que elaboraram um curso para tratar conceitos, princípios e recomendações de design com foco no design de interação, tendo como ferramenta de apoio o Axure.

 

Os temas abordados foram: Conceitos e princípios de design, design de Interação, Interação Humano-Computador (IHC), usabilidade, boas práticas para prototipação, dúvidas e sugestões sobre o material do Axure, derivação do protótipo para a implementação: de/para do PrimeFaces para Axure, modelo exemplo de padronização, discussões e sugestões para dar continuidade aos assuntos referentes ao design centrado no usuário em 2019. O treinamento teve como objetivo, chamar empregados que atuam com o desenvolvimento de soluções para colaborar com as definições e priorizações dos padrões para melhoria da interface e dos componentes dos frameworks da Celepar.

 

Este treinamento se faz importante pois, estudar e aprender a respeito dos princípios de design estão ligados as leis científicas da usabilidade. São vários princípios concebidos a partir do estudo do comportamento humano e do seu processo cognitivo que podem nortear o desenvolvimento de soluções e, ao seguir suas diretrizes, é possível alcançar a melhora da experiência do usuário.

 

Quanto a contribuição deste treinamento para os empregados, Christianne Steil completa “o conhecimento dos conceitos pode ter aplicação direta no desenvolvimento de sistemas e soluções corporativas, ainda mais agora, devido a facilidade de prototipação através do uso da ferramenta específica adquirida pela Celepar. Aprofundar o conhecimento sobre criação de interface e levantamento de requisitos que vão além dos funcionais e convencionais”.