Dossiê Histórico Funcional está no Governo Digital

O servidor público, civil ou militar, passa a contar com um instrumento prático para ter acesso ao Dossiê Histórico Funcional, que agora poderá ser acessado por meio do Governo Digital. Até agora, isso era possível apenas por intermédio das Unidades de Recursos Humanos.
01/02/2019 - 15:07

O dossiê é um documento que registra toda a vida funcional de um servidor público com detalhes. Ali estão os dados cadastrais, licenças médicas, férias, adicionais, funções gratificadas, alterações de locais de trabalho, entre outros.

O histórico funcional foi desenvolvido integrado ao sistema RH-Paraná/Meta4, sob coordenação da Divisão de Cadastro de Recursos Humanos (DCRH), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Acessado na web, poderá ser usado como documento para instrução de diversos processos. A iniciativa de disponibilizar o acesso pelo governo digital é fruto de parceria da SEAP com a Celepar.

O acesso será feito exclusivamente por meio da identidade digital, com vistas a garantir segurança e privacidade nas informações. A cada conexão é solicitado um código, enviado por SMS para o telefone celular cadastrado.

Para acessar, basta entrar no site www.governodigital.pr.gov.br.

Identidade Digital

O Governo Digital é a alternativa online de atendimento ao cidadão que mora no Paraná. Atualmente, perto de 300 serviços exclusivos do Governo do Estado estão disponíveis, entre eles emissão de certidões, segunda via de documentos, boletos para pagamentos e consulta ao boletim escolar de alunos matriculados na rede estadual.

A identidade digital, pela qual se tem acesso aos dados personalizados, é liberada para quem fez recentemente a coleta biométrica na emissão da Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Identidade. O servidor que quiser acessar também pode fazer o registro biométrico no Procon, Agência do Trabalhador, Palácio Iguaçu, Paraná Cidade (2.º andar do Palácio das Araucárias) ou ParanaPrevidência, entre outros locais em Curitiba, além dos postos das Ciretrans, no interior do Estado.

Celepar

De acordo com o coordenador de sistemas de informação da empresa, Jones Schiffl, “dentre as vantagens de ter disponível o dossiê na web está o conforto para o servidor, pois não mais precisará se deslocar até a sua unidade de recursos humanos para obter o documento, que é utilizado para diversos processos dentro da administração do Estado, sendo o principal deles o de aposentadoria. Também é útil para o servidor acompanhar como os eventos da sua vida funcional estão sendo registrados no sistema de gestão de recursos humanos da Administração do Estado e, planejar o momento de se aposentar”.

Schiffl lembrou ainda que atualmente são emitidos cerca de 35.000 dossiês por mês nos balcões de atendimento das unidades de recursos humanos do Estado e a expectativa é que mais de 50% desse volume passe a ser obtido, com autonomia e agilidade, pelo servidor através do acesso pelo Governo Digital.

A Coordenação de Sistemas de Informação - B1 (COSIN-B1), responsável pelo desenvolvimento do Dossiê Histórico Funcional na Celepar, é composta por 25 analistas de sistemas e é responsável pelo conjunto de sistemas que oferece todo o ferramental necessário para a administração de RH do Estado.

Fonte: Secretaria da Administração e Previdência.