Feira de serviços leva cidadania à população de Nova Tebas com participação da Celepar

O Paraná Cidadão oportunizou, com diversos serviços gratuitos, milhares de pessoas em Nova Tebas. Dois atendimentos tiveram destaque durante a feira. A emissão da carteira de identidade e a confecção do CPF.
24/10/2018 - 11:08

Quem participou do evento, conseguiu renovar seus documentos, ou fazer pela primeira vez, como é o caso do morador de Nova Tebas João Paulo dos Santos, 45 anos, que emitiu os seus primeiros documentos. Seu João sempre trabalhou na roça e viveu apenas com sua certidão de nascimento como documento de identificação. Agora com a feira de serviços foi possível fazer o seu RG, CPF e Carteira de trabalho.

Para a sobrinha, Cleonice dos Santos, que incentivou e levou o João até o evento, disse que o tio nunca teve a chance de fazer os documentos. “Sempre era longe, não conseguíamos levar ele até o local e agora com esses serviços aqui pertinho e de graça facilitou e consegui incentivar o tio pela primeira vez”, explicou Cleonice.
Já o seu Alexandre, 80 anos, que há muito tempo teve seus documentos roubados, só agora conseguiu atualizar a segunda via deles.

Quem participou desse trabalho foi a identificadora do Instituto de Identificação do Paraná de Santa Maria d’Oeste, Orleane Carvalho, para ela foi muito trabalhoso, mas só pelo fato de ter ajudado o próximo valeu a pena. “É muito gratificante ver a população saindo daqui com o documento, saindo daqui uma pessoa reconhecida nos cadastros do estado ou com documentos refeitos depois de anos”, disse Orleane.

Segundo o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Elias Gandour Thomé, oportunizar quem realmente precisa é o principal objetivo. “Isso com certeza é muito importante para a cidadania e identificação do cidadão paranaense. Viajamos o estado inteiro para oportunizar a população e como recompensa presenciamos momentos como esses, que mostram o trabalho do Governo do Estado sendo feito”.

Paraná Cidadão registra cerca de 5,6 mil atendimentos

A população de Nova Tebas, município localizado na região Norte Central do Estado, recebeu a feira de serviços – Paraná Cidadão. A ação registrou nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, cerca de 5,6 mil atendimentos.

Ao todo, mais de duas mil pessoas que passaram pelo evento aproveitaram para conhecer os diversos serviços de graça que lá estavam. Ações como a emissão de documentos pessoais, intermediação de vagas de emprego, cadastro no programa Nota Paraná e o cadastro para diminuição das tarifas social de luz e água apresentaram benefícios para todos os participantes.

Também estavam disponíveis os estandes das orientações jurídicas, sobre direitos humanos, assistência social, saúde, defesa do consumidor e do cadastro biométrico no novo portal Governo Digital, que apresenta uma alternativa on-line de atendimento ao cidadão.

Celepar

A companhia respondeu pela instalação da rede lógica e dos computadores, bem como pelo suporte técnico e configuração dos equipamentos e pela disponibilização de 25 notebooks para a utilização de serviços como CPF, Rg, Governo Eletrônico, entre outros.

Além disso, a Celepar promoveu o curso básico para smartphones, voltado a inclusão dos idosos no mundo digital, ministrado pelo empregado Sergio Oliveira.

Arielli Maria Metz (Regional Guarapuava)
Cesar Augusto Iurck Retzlaff (DINUC)
Jose Dirceu Backes (Regional Guarapuava)
Ouphir Ozorio Pesch (DINUC)
Sergio Luis dos Santos Oliveira (NPPI)

Ações sociais

Para as crianças, atividades culturais, lúdicas e de lazer, bem como ações, nas escolas municipais e estaduais, de educação para o trânsito foram realizadas em parceria com o programa Detran na Escola.

Aos os idosos, houve curso básico para Smartphone, projeto que capacita pessoas idosas, maiores de 60 anos, para a utilização da Internet e acesso às Redes Sociais. O Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa é promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“Nós colocamos a estrutura do governo perto das pessoas. Foram mais de 30 opções de serviços nas áreas sociais e de cidadania acessíveis para a população de Nova Tebas e região”, disse o secretário Elias Thomé.

O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), em parceria das secretarias de Estado, prefeitura e outras instituições parceiras e voluntariadas.

Números de atendimentos e principais serviços

Carteiras de Identidade – 1.169 emissões de documentos de identidade
Orientações jurídicas, trânsito, consumidor, direitos humanos, saúde e assistência social – 884 registros
CPF – 397