Projeto BATEU Mobile, desenvolvido através do Design Thinking, é apresentado em evento internacional

11/12/2018 - 17:02

A Celepar, representada pelo empregado Joserley de Oliveira, teve o case “Como utilizamos Design Thinking na Polícia Militar do Paraná” apresentado por ele no evento Interaction Latin America 2018 (ILA18) mês passado.

A coordenadora de Sistemas de Informação E-1 (COSIN E-1), Camila Furlan, enalteceu que esse é o maior evento que trata de Design Thinking, Design de Interação, Service Design, entre outros assuntos correlatos da América Latina. Além do Brasil, já tiveram edições em outros países. Em edições anteriores atendia pelo nome de Interaction South America. Ela lembrou também, que este trabalho prosperou a partir do Prêmio de Inovação da Celepar (2015).

Joserley de Oliveira explicou que “quando o assunto é empreender no Serviço Público, é senso comum a existência das dificuldades, bem como necessidades de melhoria. No Paraná, temos atingido resultados significativos ao desenvolver produtos/serviços através do Design Thinking. O case apresentado é sobre uma das soluções que desenvolvemos em parceria com a Polícia Militar do Paraná, no caso, Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) mobile”.

Oliveira ressaltou ainda que, tendo em vista a grande participação de empresas do mercado privado, algo em torno de 1800 participantes de diferentes países, e o processo de avaliação dos cases apresentados que passaram por revisão cega, “é fruto do reconhecimento do mercado privado sobre o que estamos produzindo. Naturalmente isso é positivo tanto para Celepar, como para o Estado do Paraná. Só o fato de termos o case selecionado, entre tantos projetos, já proporciona esse reconhecimento. Contudo, o feedback posterior a palestra também foi bem positivo, recebendo elogios da organização do evento e também de outros profissionais”.

Como desdobramento desta apresentação no ILA 2018, a Celepar tem recebido alguns convites, um deles é a apresentação do mesmo case no ILA Redux de Joinvile, conforme mencionado por Joserley de Oliveira, esse evento é um “pocket” do congresso, não tem fins lucrativos e visa promover um debate e compartilhamento dos principais assuntos abordados no ILA 2018. O ILA Redux ocorrerá dia 13 de dezembro, no auditório da Universidade de Joinville (UNIVILLE).

Interaction Latin America 2018

O Interaction Latin America 2018 (ILA18) é considerado o maior evento global da Associação de Design de Interação (IxDA), nesta edição expandiu os horizontes de ser um congresso sul-americano para passar a abranger toda a América Latina. Por isso, o ILA18 propôs como tema geral a expansão das fronteiras do campo do Design de Interação.

Dentre os temas abordados tiveram design de serviços, designer como coach, UX Strategy, design operations e negócios com design, o encontro reuniu cerca de1.800 pessoas da América Latina no Rio de Janeiro.

Fonte: http://ila.ixda.org/2018