SIPAT 2018 reflexão sobre a saúde emocional e segurança no trânsito

Entre 17 e 21 de setembro, na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
17/10/2018 - 16:18

Através do tema “Saúde emocional e segurança no trânsito”, foram promovidas palestras, oficinas e encontros, variando desde rodas de conversa com o Centro de Valorização da Vida até a presença de food trucks diferenciados. Ainda, foram ministradas aulas de relaxamento com yoga, buscando o estímulo da saúde mental e quebra da rotina de trabalho.

A presidente da CIPA, Viviane Iráo, ao encerrar os trabalhos disse: “em nome da CIPA gestão 2018/2019, gostaríamos de agradecer a participação de todos nos eventos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes 2018, bem como aos envolvidos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a realização deste evento tão importante para a segurança e qualidade de vida dos empregados da Celepar”.

Viviane enalteceu ainda que “além de cumprir um dispositivo legal, a SIPAT tem o intuito de contribuir com dias melhores em nosso ambiente de trabalho, pois é aqui que passamos boa parte de nosso tempo, motivo pelo qual, a CIPA se preocupou em abordar temas relevantes que pudessem nos auxiliar em atender as expectativas dos empregados. Somos muito gratos a todos pelo apoio recebido”.

Depoimentos

Com a palestra “Inteligência emocional - Humans at work”, Laísa Weber Prust ressaltou: “agir com inteligência emocional é viver melhor. É tomar decisões na vida e no ambiente de trabalho para melhor convivência, para melhor gerenciamento e manutenção de trabalho. Com muita leveza e bom humor, abordamos os conceitos de inteligência emocional, sua aplicação no dia a dia e, mesmo com o tempo curto, algumas ferramentas para melhorar sua saúde emocional. Assim, é fundamental além de possuir um currículo técnico, saber administrar as nossas emoções individuais”.

Cristiana Almeida, responsável pela oficina de Habilidades Sociais, destacou: “falamos sobre habilidades interpessoais e intrapessoais, divididas em automonitoria, habilidades sociais de trabalho, expressão de sentimentos, civilidade, assertividade, comunicação e empáticas. O objetivo foi trazer a conscientização aos funcionários sobre a importância do desenvolvimento pessoal e profissional, e o quanto o treinamento de tais habilidades pode favorecer isso. As habilidades sociais são comportamentos que facilitam a interação social como um todo, assim, os colaboradores se tornam mais adaptados para viver em sociedade e se desenvolver, com resultados a curto, médio e longo prazo.

Andrea Lara, enfermeira, ministrou a palestra “Drogas Tecnológicas - Pequeno Príncipe”, e destacou: “tentamos trazer mais saúde aos pais e suas crianças, além de trazer aos funcionários uma facilidade de poder debater e interagir com os filhos, afinal, muitas vezes falta essa proximidade. O principal objetivo é a conscientização para se em algum momento a situação ocorra, possam haver mecanismos para se trabalhar essa relação de pais e filhos”.

Denise Schultz, responsável pelas aulas de relaxamento com Yoga, disse: “trazendo os exercícios de Yoga, relaxamento e respiração, a finalidade é melhorar a qualidade de vida do funcionário, além de beneficiar o seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Os exercícios de respiração e Yoga no ambiente de trabalho são muito importantes nessa SIPAT, pois o colaborador não só relaxa aqui como leva para si o conhecimento, muitas vezes pesquisando por conta outros exercícios e técnicas.

Larson Orlando, do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR), “Focamos na importância da utilização do equipamento obrigatório no trânsito, e, ainda, utilizar da forma correta. Não basta apenas ter o equipamento, mas também saber usá-lo, justamente para garantir que em caso de acidente, não aconteça um dano maior. O objetivo é a conscientização, ainda mais que o tema de segurança no trânsito está sendo cada vez mais inserido nas SIPATs de outras empresas, percebendo essa necessidade de segurança no deslocamento do funcionário da sua casa para o trabalho e vice-versa”.

“Foi possível ver que o nosso trabalho deu muito certo. Tentamos casar as necessidades reais da empresa com o que temos a oferecer, e a principal preocupação é transmitir a informação sobre um trânsito seguro e menos estressante de forma lúdica e econômica, passando de maneira não linear para melhor fixação, afinal, se apresentar um conteúdo de forma monótona comum nada do que passamos será absorvido”, disseram Alan Cesar Soares, Elder Antônio Kloster e Lourenildo Macedo Leite, do Trip Circo, que realizaram o show de encerramento.