Saiba como agendar online a sua doação de sangue ao Hemepar

No Dia Nacional do Doador de Sangue, saiba como é possível agendar de forma online a sua doação e evitar filas, com segurança.
Publicação
25/11/2020 - 15:43
Editoria

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está precisando de doações de sangue e de plasma, este, principalmente de pessoas que tenham contraído Covid-19 e já tenham passado o período de transmissão da doença e estejam saudáveis.

É possível agendar a sua doação tanto pela plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), quanto pelo site do órgão, ambos desenvolvidos pela Celepar, com o objetivo de evitar filas e aglomerações, e, ao mesmo tempo, poder doar de maneira segura, simples e rápida.

“Devido ao enfrentamento da pandemia, percebemos que o número de doações tem diminuído. Por isso, mais do que nunca, nesta data gostaríamos de agradecer as doações e solicitar que quem puder que faça a doação e nos ajude a continuar salvando vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nos últimos três anos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) tem registrado queda no número de candidatos à doação de sangue. Entre 2018 e 2020 no período de 1º de janeiro a 31 de outubro, a unidade notou uma queda de mais de 13% no número de bolsas coletadas.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, explica a preocupação com esta diminuição nas doações.

“Embora estejamos em meio a uma pandemia, lembramos que os tratamentos para câncer, transplantes, doença falciforme e talassemia não foram interrompidos neste período. Estes pacientes necessitam de doações constantes para dar continuidade ao tratamento. Quando o estoque fica baixo é muito preocupante”, disse.

Além disso, com a queda do isolamento domiciliar e maior número de pessoas circulando nas ruas, a demanda por bolsas de sangue para atendimento a pacientes de trauma tem aumentado em todos os hospitais do Estado.

“Nossa necessidade é diária. Se recebemos menos doações em um dia, isto impacta em toda a rede. Sempre haverá alguém precisando de sangue, seja por uma cirurgia ou para tratamento de uma doença. Precisamos que os paranaenses continuem sendo solidários e nos ajudem a manter nossos estoques”, acrescentou a diretora.

Plasma

Dentro da estratégia de enfrentamento a pandemia, o Hemepar tem solicitado que pacientes que foram positivados com a Covid-19 há mais de 45 dias e estejam recuperados, doem o plasma hiperimune para auxiliar na recuperação de outros infectados pelo vírus. Para ser um doador deve estar recuperado (45 dias após a data do teste positivo) até 180 dias (de recuperação), não ter sido submetido à intubação e a ventilação mecânica, não ter tido gestações e não ter recebido transfusão de hemocomponentes.

Quem pode doar 

Pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 59 anos (acima de 59 anos, deverão preferencialmente permanecer em casa, devido à pandemia) e pesar no mínimo 51kg.

É importante estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Também é necessário apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Como agendar 

Pelo PIÁ: Basta acessar o portal do PIÁ e digitar doação de sangue, e clicar no serviço Agendar Doação de Sangue no Hemepar.

Pelo site do Hemepar. Basta acessar este link.

História

A data foi criada  pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue e disseminando conceitos de solidariedade e cidadania, presentes nas ações dos voluntários.

Fontes: Secretaria da Saúde e Ministério da Saúde