Sistema da Celepar garante agilidade e controle no atendimento ao SAMU

Com nova interface, segurança aprimorada, maior agilidade no registro do atendimento e um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas recebidas, o gerenciamento das ocorrências do SAMU, pelo novo sistema, deve entrar em funcionamento também em Curitiba, Pato Branco e Londrina
Publicação
18/03/2019 - 10:48
Editoria

Em outubro do ano passado, entrou em operação o novo sistema de gerenciamento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) do Paraná, administrado pela Secretaria da Saúde (SESA) e desenvolvido pela Celepar. Com nova interface, segurança aprimorada, maior agilidade no registro do atendimento e um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas recebidas, o gerenciamento das ocorrências do SAMU, pelo novo sistema, deve entrar em funcionamento também em Curitiba, Pato Branco e Londrina. Em breve todas as regionais do SAMU já estarão integradas ao sistema desenvolvido pela Celepar.

Desde que entrou em operação, a plataforma já registrou mais de 120 mil solicitações. O tempo para o Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) fazer o registro inicial das ocorrências diminuiu. Nos casos em que é necessária regulação médica, conforme análise, em no máximo três minutos a ligação tem sido transferida do TARM para um médico regulador, o qual avalia a gravidade da situação, através de protocolos técnicos, e define o atendimento necessário, que pode consistir na simples orientação por telefone ou no encaminhamento de uma Unidade Móvel.

De acordo com os analistas responsáveis pela solução, Fabio Suga e Rosemari Pavan, "com o novo sistema, devido à integração das regionais em todo o estado e ao case de Business Intelligence do sistema de gestão, o corpo administrativo do SAMU têm acesso a informações que medem e acompanham as ocorrências, trazendo indicadores para tomadas de decisão do corpo gerencial".

As principais ocorrências registradas pelo atendimento do SAMU são:

Mal-estar

Desmaio/inconsciência

Queda de mesmo nível

Falta de ar

SAMU x SIATE

O SAMU é acionado pelo telefone 192 e atende emergências clínicas como:

Dores no peito que surgem repentinamente e que podem ser sintomas de problemas no coração

Intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento

Perdas de consciência, desmaios

Hemorragias

Crises de convulsão

O SIATE é acionado pelo telefone 193 e atende traumas e ferimentos no corpo, em casos como:

Acidentes de trânsito com um ou mais feridos

Ferimentos de arma de fogo ou arma branca

Agressão

Quedas com ferimentos e fraturas

Ataques de animais, como cães e abelhas

Choques elétricos graves

Afogamentos

Queimaduras (calor, substâncias químicas)