Solução biométrica da Celepar auxilia combate à fraude e agiliza processos no Estado

A Celepar desenvolveu a solução biométrica BioID para ajudar a inibir e combater tentativas de fraudes, agilizar processos e serviços prestados ao cidadão e conta com mais de 800 mil autenticações realizadas
Publicação
09/05/2019 - 15:09
Editoria


A Celepar desenvolveu a solução biométrica BioID para ajudar a inibir e combater tentativas de fraudes, agilizar processos e serviços prestados ao cidadão e conta com mais de 800 mil autenticações realizadas.

Esta solução é utilizada no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), Governo Digital, outros órgãos estatais, Athletico Paranaense e em dois cartórios por meio de um projeto-piloto.

No Clube Atlhetico Paranaense, a solução tem auxiliado em prisões de foragidos da justiça que obtinham mandados de prisão em aberto. Nos cartórios do bairro Boqueirão em Curitiba e Bateias em Campo Largo, nos últimos 6 meses teve mais de 25 mil autenticações positivas, ou seja, mais de 25 mil cidadãos passaram pela biometria e foram autenticados com êxito na base de dados biométrico do Estado.

Para o presidente da Celepar, Allan Costa, a solução biométrica desburocratiza processos e tem por objetivo facilitar o acesso a serviços do Estado. “A biometria faz cada vez mais parte do cotidiano do cidadão, como no desbloqueio de tela de seu smartphone, pensando nisso, a Celepar pretende aumentar os serviços biométricos no Estado. Desta forma, agilizamos o atendimento a estes serviços, bem como garantimos a autenticidade, proporcionando transparência, segurança e agilidade”.

Um dos responsáveis pelo projeto da solução biométrica, o colaborador Jan Antonio Pereira, ressaltou que “um dos grandes benefícios desta ferramenta está na proteção do cidadão contra a ação de criminosos, uma vez que o confronto biométrico assegura a autenticidade e está em conformidade com a lei de proteção de dados pessoais, garantindo a privacidade do cidadão”.

BioID

A ferramenta é integrada a base biométrica do Estado a partir de documentos oficiais como o Registro Geral (RG) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com mais de 8,5 milhões de pessoas biometricamente identificadas.