Solução desenvolvida pela Celepar auxilia na desburocratização dos processos gestão de taxas da Adapar

Com a conclusão do projeto ‘Gestão de Taxas’, agora os processos de arrecadação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), estão mais simples e de forma automatizada.
Publicação
15/10/2020 - 18:00
Editoria

A Celepar concluiu mais um projeto estratégico para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O projeto ‘Gestão de Taxas’ foi composto por 11 etapas, e a última foi finalizada no mês de setembro deste ano. A mudança de plataforma tecnológica permitiu desburocratizar os processos do órgão relacionados à emissão de boletos e pagamento de taxas, através da integração entre os sistemas.

Soluções

A integração abrangeu quatro soluções, com destaque para a Rede Estadual de Informações em Defesa Agropecuária (REIDA), que centraliza as informações relativas aos cadastros e processos de pessoas físicas e pessoas jurídicas, de profissionais e de empresas. Nele, é possível consultar informações sobre os serviços disponíveis pelo órgão e de como solicitá-los, além informações relativas ao pagamento de taxas e emissões de certificados.

Como o REIDA possui uma grande base de dados, outros três sistemas da Adapar foram integrados ao mesmo, para a consulta à essas informações: O Registro de Atividades da Adapar (REDEFESA) é responsável pelo cadastro de fiscais e assistentes de fiscalização. Além disso, os processos de lançamento, acompanhamento, gestão das atividades são mantidas neste sistema. O Sistema de Defesa Sanitária Animal (SDSA), é o maior sistema do órgão, e centraliza os processos relacionados à Defesa Animal. Já no Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV), constam as informações dos processos relacionado à Sanidade Vegetal, que são as ações tomadas com o objetivo de diminuir o risco de disseminação de pragas nas culturas.