Soluções e avanços da Celepar durante a pandemia são apresentadas em live

A Celepar participou da série "Encontros Digitais" organizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), onde o presidente da Celepar, Leandro Moura, mostrou as soluções da companhia que foram entregues durante a pandemia, além dos projetos em andamento e também futuros. A empresa esteve dia 07 nesse bate-papo virtual com a afiliada de Sergipe, a Emgetis, em conjunto com diversas empresas de tecnologia públicas de todo o Brasil.
09/07/2020 - 08:34

O presidente, Leandro Moura, começou a conversa mostrando a reformulação da imagem e marca da empresa e falou que a companhia está se reinventando e inovando a cada dia, tudo para ficar mais próxima do cidadão.

Em seguida, foram apresentadas as inúmeras entregas durante esse período da pandemia, começando pelo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), solução pioneira de inteligência artificial do setor público, que conta com mais de 400 serviços para o cidadão, e teve mais de 300 mil pessoas cadastradas e só durante a pandemia foram quase 8 milhões de acessos na plataforma. Já a Telemedicina e a Telepsicologia ganharam destaque na apresentação por terem sido criadas durante a pandemia em um tempo recorde, 10 dias, para atender uma demanda urgente do Governo do Paraná, buscando desafogar as unidades de saúde. Em pouco mais de 90 dias já foram mais de 10 mil acessos, com 3 mil atendimentos pelos mais de 360 médicos, psicólogos e bolsistas cadastrados na plataforma.

Moura destacou ainda o trabalho da Celepar contribuindo para que o Paraná seja um dos estados mais transparentes no combate à COVID-19, de acordo com a instituição internacional, Open Knowledge. “Esse grau de transparência alcançado se deve ao trabalho conjunto da nossa empresa e da Controladoria Geral do Estado no desenvolvimento de algumas ações, como por exemplo o Portal Coronavírus, que agrega todas as informações sobre a doença inclusive os gastos, em tempo real, à disposição de toda a população”.

Inteligência

Outra solução que está ajudando o Paraná no enfrentamento à pandemia é o Business Intelligence, que possibilita aos gestores traçar estratégias com base nos dados em tempo real, como por exemplo a taxa de ocupação de leitos, quais as regiões com maior incidência da doença. Leandro Moura ressaltou que essa é uma ferramenta essencial nas estratégias de qualquer pasta pública. "Os gestores conseguem ter os dados antecipados, possibilitando a definição de estratégias preventivas, promovendo com mais assertividade as ações de combate à COVID-19, além disso, foi disponibilizado para a população esses números de forma transparente no portal do coronavírus”, disse.

Social

O lado social também teve espaço de destaque durante a live e como bem lembrou o diretor de Mercado e Inovação, Eros Brito, “importante mostrar para o mercado e as outras afiliadas que temos também a preocupação com o lado social, afinal de contas, a tecnologia também é feita por e para as pessoas”. Por isso os programas TechAjuda Celepar, Celepar Com Você e Curso de Smartphone Para idosos foram apresentados como cases de sucesso e que ajudam na inclusão durante esse período da pandemia. Além disso, a participação dos colaboradores em campanhas sociais do governo também foi lembrada, como a atuação no programa Cesta Solidária, onde foram arrecadados mais de 2,5 toneladas de alimentos e doadas para a Defesa Civil do Paraná em conjunto com a primeira dama, Luciana Massa.

Projetos

Encerrando o bate-papo, o assessor da Celepar, Danilo Scalet, enalteceu a atuação da empresa em meio à pandemia. "Foi necessário empreender esforços e criatividade para dar as respostas necessárias ao Estado e à população. A Celepar teve um desempenho exemplar nesse sentido. Por outro lado, temos que nos preparar para dar resultados que vão além do momento atual, tendo em vista que precisamos enfrentar o desafio de dar as respostas para o agora e, ao mesmo tempo, dar andamento ao que vínhamos executando, pois as cobranças continuam e aumentarão".

Scalet aproveitou a oportunidade para salientar a importância de alguns projetos sendo entregues e elaborados. "Nossas equipes estão envolvidas em vários projetos fundamentais que podem trazer resultados imprescindíveis ao Paraná, como a implantação do novo Sistema Penitenciário, que vai contribuir no aprimoramento os processos do Departamento Penitenciário do Estado (DEPEN), além de evoluções de soluções na área da saúde, bem como a ampliação de serviços eletrônicos em boletins de ocorrências, já na educação a ideia é proporcionar melhorias em chamadas durante as aulas".