Um breve balanço de 2020

Em 2020, a Celepar esteve presente em diversos segmentos da sociedade, proporcionando a desburocratização de serviços e facilitando processos em prol dos cidadãos paranaenses.
Publicação
04/01/2021 - 16:15
Editoria

Num ano atípico, como o de 2020, a Celepar foi responsável por diversas iniciativas, unindo inovação, inteligência e tecnologia para descomplicar a vida do cidadão paranaense.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus trouxe diversos desafios, porém, a tecnologia se tornou uma grande aliada neste período, tendo a Celepar, em conjunto com o Governo do Estado, um papel fundamental para a continuidade de serviços existentes, bem como a elaboração de novas soluções que facilitassem a vida de cidadãos e de servidores públicos, em um processo de transformação digital envolvendo tanto a administração pública, quanto a sociedade.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, disse que em 2020 “95% da nossa equipe atuou de casa, algo inédito na empresa e que possibilitou a inovação também em diversas soluções desenvolvidas. Ao unirmos o teletrabalho e a tecnologia, conseguimos algo imensurável, a preservação da saúde tanto dos servidores estaduais, quanto de cidadãos que não precisaram se deslocar presencialmente para obter um serviço do governo”.

“Não fomos nós somente que nos transformamos, mas os cidadãos também precisaram se adaptar com o uso da tecnologia no dia a dia, além dos serviços digitais lançados, criamos também o Tech Ajuda, uma iniciativa para auxiliar pessoas que encontram dificuldades em lidar com a tecnologia e aplicativos”, enalteceu Leandro Moura.

Confira abaixo alguns dos principais produtos e serviços desenvolvidos pela Celepar em 2020:

Justiça, Família e Trabalho

Desburocratização dos Processos de Leilão: a solução permite que pessoas físicas e jurídicas consultem informações relativas ao processo de leilão, desde os editais abertos aos lotes disponíveis. Desta forma, o Estado poderá diminuir os gastos com o aluguel de pátios, se desfazendo dos veículos que se encontram parados.

Novo modelo de identidade: o novo modelo possibilita a inclusão de diversos dados e oferece mais segurança contra a falsificação, usando a tecnologia como aliada. Todos os documentos do cidadão podem ser incluídos em apenas um documento, o que facilita e agiliza o processo de identificação.

Cartão Comida Boa: beneficiou mais de 750 mil famílias paranaenses, além de movimentar mais de 113 milhões de reais no comércio dentro do Paraná. A Celepar realizou a impressão do cartão, além de criar e administrar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa, bem como pelo desenho e implementação da solução tecnológica que geriu as informações desta iniciativa.

Biometria para Cartórios: realização do confronto das biometrias em todas as assinaturas de reconhecimento de firma, com base no banco de dados biométricos paranaenses. Assim, o sistema consegue reduzir fraudes e aperfeiçoar a segurança de processos em cartórios.

Site Cartão Futuro: responsável pelo cadastramento das empresas participantes do programa Cartão Futuro Emergencial, criado pelo Governo do Estado para estimular e manter as contratações de até 15 mil jovens aprendizes de 14 a 18 anos no Estado.

Novo Portal da SEFA: melhorias no Portal da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, a partir da criação de um layout mais moderno e uma estrutura de navegação simples, facilitando a localização das informações e permitindo aos usuários um acesso mais fácil.

App Paraná Serviços: plataforma que conecta prestadores de serviços e contratantes de maneira online. A ferramenta é gratuita tanto para o profissional autônomo, que pode divulgar o seu trabalho na plataforma, quanto para a parte contratante, que pode se comunicar e contratar o serviço pela tela do celular. O app é uma importante opção de geração de renda e divulgação de serviços aos trabalhadores de diversas áreas.

Gestão de Margem Consignável: abrange um acordo comercial entre três partes interessadas: o órgão gestor consignante, responsável pela gestão e definição das regras para consignações em folhas de pagamento; as consignatárias, com o papel de oferecer consignações; e também a Celepar com o Serpro, que possibilitam a gestão da margem consignável com a disponibilidade deste serviço 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Fomento Fácil: processo que auxilia na redução do prazo de análise para concessão de financiamentos de até R$ 100 mil para até 15 dias.

Segurança

Registro online de violência doméstica e estelionato: solução que possibilita o registro pela internet de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha), em casos de lesão corporal (violência doméstica), ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção de vias de fato cometidos contra mulher, nos termos da Lei Maria da Penha. O crime de estelionato também pode ser registrado online.

Gestão de itens de segurança pública: sistema que facilita a gestão de diversos itens voltados à segurança pública, tanto no controle quanto na distribuição dos mesmos entre unidades de policiais civis, quanto para auxiliar a polícia na renovação de seus estoques. A solução recebeu neste ano novos módulos voltados à administração de coletes e algemas, se tornando o Sistema de Controle de Coletes, Algemas, Armas e Munição (SCAM).

Sistema de Informações Penitenciárias: o Sistema de Gestão da Execução Penal (Sigep) reúne diversas funcionalidades, como alvará de soltura, mandados de prisão, boletim de ocorrência e registro escolar em um único lugar. A integração com o sistema da Polícia Civil reduziu o retrabalho, já que o preenchimento de diversos cadastros não é mais necessário.

Denúncias de aglomerações no App 190: a solução permite que a população possa fazer o acionamento sobre ocorrências relacionadas à pandemia do coronavírus. A nova opção agiliza o atendimento de casos de aglomeração de pessoas e libera a linha telefônica do 190 para os casos mais graves, de risco à vida, por exemplo.

Trânsito

Licenciamento de veículos online: emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e). A Celepar também disponibilizou o serviço de emissão de CRLV-e no portal do Detran e na versão web do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), tanto para pessoa física, quanto jurídica.

App Talonários Eletrônicos: o aplicativo GIT Mobi substitui o papel para o preenchimento de autos, oferece apoio aos agentes de fiscalização de trânsito, e entre as principais funcionalidades estão a lavratura do auto de infração, registro de imagens, obtenção de assinatura de condutores e também consultas de veículos, impressão de autos e condutores. O app também minimiza erros de digitação e de preenchimento de dados.

Aulas Teóricas Remotas para Habilitação: realização de integração entre os sistemas das empresas responsáveis pelas aulas teóricas online dos Centros de Formação de Condutores (CFC). As integrações permitiram aos cidadãos continuarem, de forma remota, a terem aulas teóricas, durante o período de pandemia, e, assim, dar seguimento ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Agricultura e Abastecimento

Compra de produtos da agricultura familiar: o sistema desenvolvido possibilita a operacionalização de uma única chamada pública para a aquisição de mais de 70 itens produzidos por cooperativas e pelo sistema de agricultura familiar do Paraná. A nova plataforma reúne funcionalidades que acompanham todo o processo, partindo do registro das cooperativas, passando pela apresentação da proposta de fornecimento e classificação das organizações, até chegar na consolidação da compra e entrega dos produtos.

App Gestão dos Portos Paranaguá: permite que a administração portuária, operadores, agentes e terminais, possam relatar situações que não estejam em conformidade, o que auxilia na gestão das infrações. O usuário pode tirar fotos, gravar vídeos, categorizar a ocorrência, indicar o tipo de infração e local, além de identificar o autor. A não conformidade é salva no aplicativo e o sistema dispara um e-mail para o autor (caso identificado) e outro para a administração portuária.


Projeto Gestão de Taxas: permite a desburocratização e automatização dos processos de arrecadação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Com a mudança da plataforma para emissão de boletos via serviço, é possível evoluir os sistemas da Adapar para vincular a prestação de serviços à correta emissão e pagamento de taxa, através da integração entre os sistemas.

Meio Ambiente

Autorização ambiental para destinação de resíduos online: as autorizações ambientais para destinação de resíduos gerados no Estado passaram a ser emitidas automaticamente pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), desenvolvido pela Celepar em parceria com o Instituto Água e Terra. O tempo médio para conclusão da análise do requerimento de autorização ambiental anteriormente era de cinco meses.

Laudo de Gás Natural Veicular: com a solução, o Detran realiza a liberação do laudo de Gás Natural Veicular (GNV) de forma digital. Antes, o motorista que tinha o seu veículo bloqueado, realizava a inspeção, e em seguida, era necessário comparecer ao Detran para apresentar o laudo. Agora, com a integração com o Denatran, todos os laudos emitidos no sistema nacional são automaticamente inseridos na base estadual, e a liberação do veículo pode ser realizada automaticamente.

Cultura

Solução Para Lei Aldir Blanc: como medida de auxiliar uma das classes mais afetadas pela pandemia, a Celepar desenvolveu uma solução que possibilitou aos artistas e espaços culturais, solicitar o auxílio emergencial e subsídios, de acordo com a Lei Aldir Blanc.

Saúde

Implantação do GSUS em mais 3 hospitais: o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria da Saúde (SESA) foi implantado de maneira remota em 3 hospitais paranaenses, o da Zona Norte de Londrina (HZN), de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) e de mais módulos no Regional do Litoral de Paranaguá (HRL).

Portal do Coronavírus: incorpora as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao vírus, além de agrupar as principais orientações preventivas sobre a saúde. A plataforma também divulga boletins epidemiológicos diários e informações tributárias e legislativas relativas à pandemia.

Paraná Livre da Febre Aftosa: o reconhecimento nacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação obtido pelo Estado do Paraná, conta com a contribuição de soluções desenvolvidas pela Celepar, como o Sistema do Produtor, o Sistema de Trânsito Agropecuário (SISTRAN) e o Sistema de Defesa Sanitária Animal (SDSA).

Telemedicina: além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão passe por consulta diretamente de sua casa. O serviço também possibilita o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos.

App Melhor Hora: o serviço mostra a intensidade de movimentação com base no momento em que cada Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) é gerada no sistema. Essa informação permite que os consumidores paranaenses possam escolher os horários com menor fluxo de pessoas em farmácias e supermercados, e fazer suas compras com mais tranquilidade e segurança.

Acessibilidade

TechAjuda Celepar: solução de auxílio e suporte para a população que enfrenta dificuldades com o uso de celular, internet e outras ferramentas tecnológicas que podem ser úteis neste momento de pandemia e isolamento social. Os atendimentos são feitos pelo WhatsApp, de maneira simples para facilitar a vida do cidadão com a tecnologia.

Carteira do Autista: o documento é digital e pode ser solicitado pela internet, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável, facilitando a identificação e a prioridade no atendimento de todos os paranaenses com todos os paranaenses com Transtorno do Espectro Autista em serviços públicos e privados.

Startup Match: a plataforma que conecta startups com pesquisadores foi apresentada na Semana de Inovação do Governo. Ela funciona como um “Tinder da Inovação”, unindo startups a especialistas de um determinado tema, que, em conjunto com a possibilidade de concorrer a bolsas de pesquisas com a Fundação Araucária, pode alavancar novos projetos, fomentando o ecossistema de inovação paranaense.

O ano de 2021 se inicia com foco no futuro, em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, para dar continuidade a muito trabalho transformando os serviços públicos.