Viaje pelo Paraná e descubra as inúmeras opções de turismo e cultura que o Estado oferece

Sem sair de casa, viajantes interessados no turismo do Paraná podem se aprofundar e saber mais informações sobre cada região e sua respectiva cultura, tudo em um só lugar. O Viaje Paraná, projeto idealizado pela Secretaria de Comunicação Social e Cultura (SECC) e desenvolvido pela E/PR Comunicação em parceria com a Celepar, é o maior portal de turismo criado pelo Governo do Estado, com o objetivo de mostrar todas as belezas que existem no mais de 300 municípios paranaenses
Publicação
11/02/2020 - 17:56
Editoria

Sem sair de casa, viajantes interessados no turismo do Paraná podem se aprofundar e saber mais informações sobre cada região e sua respectiva cultura, tudo em um só lugar. O Viaje Paraná, projeto idealizado pela Secretaria de Comunicação Social e Cultura (SECC) e desenvolvido pela E/PR Comunicação em parceria com a Celepar, é o maior portal de turismo criado pelo Governo do Estado, com o objetivo de mostrar todas as belezas que existem no mais de 300 municípios paranaenses.

De norte a sul, o Paraná possui uma enorme diversidade cultural, de fauna e de flora, possibilitando aos amantes da natureza desfrutarem de paisagens extraordinárias, além das inúmeras opções de lazer. As atrações acontecem durante o ano inteiro, atendendo todos os tipos de viajantes: desde os aventureiros, que podem optar pelas trilhas e montanhas locais, aos que querem apenas passar um tempo com a família, no litoral ou interior.

Existem ainda os pontos turísticos mais românticos, como a cidade de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, que possui chalés, hotéis, pousadas e cantinhos para especiais para jantar. Já para os religiosos, é possível conhecer igrejas como a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, a mais alta catedral da América do Sul, que possui uma arquitetura fascinante e que se destaca entre as principais construções religiosas do mundo.

Essas e outras informações relacionadas à culinária, visto e consulados locais, é possível encontrar no portal Viaje Paraná. A Celepar, além de realizar o desenvolvimento da plataforma, também a mantém através do suporte e treinamento aos colaboradores à SECC, que fomentam os conteúdos sobre o turismo local.

No último ano, o portal tornou-se a principal fonte de informação sobre destinos turísticos do Estado. Os conteúdos são elaborados, possibilitando, inclusive, noções sobre as características geográficas, o clima e a estrutura que vai receber o viajante. Para Marcos Steffens, diretor de conteúdo e produção da E/PR Comunicação - SECC, o portal é um facilitador para quem pretende viajar pelo Estado, além de ser uma importante ferramenta de marketing, divulgando e promovendo as belezas locais e os diversos segmentos turísticos que o Paraná oferece.

“Em recente relatório do IBGE sobre o “Turismo no Estado” percebemos que, fruto de diversas ações de promoção do mercado implantadas em 2019, o turismo no Paraná teve um desempenho acima da média nacional”, contou Steffens. O senso do IBGE comprovou ainda o crescimento de 5,4% do Paraná, incremento acima da média nacional que ficou em 1,5%.

O resultado colocou o Paraná na vice-liderança do ranking brasileiro do turismo no período, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro com 5,8% e à frente de estados com tradição no setor, como Santa Catarina com 3,5% e a Bahia com 3,1%. Os avanços mostram que o Paraná tem se consolidado como uma potência mundial no setor de turismo.