O Que Fazemos

Relação de Serviços Prestados pela Celepar - Carta de Governança

 

A) Soluções para Governança e Gestão

As soluções da Celepar para a governança e gestão fornecem ao gestor público o apoio à tomada de decisão através de ferramentas que tratam a complexidade dos dados originados na prestação dos serviços públicos, gerando indicadores de acompanhamento de resultados. As principais soluções disponíveis são:

 
Consultoria e Projetos de TIC

Aplicação de conhecimentos e pesquisas de solução, com o objetivo de apoiar a análise de problemas específicos, inerentes aos ambientes operacionais e processos organizacionais.

Serviços de Consultoria: Elaboração de pareceres técnicos relativos à análise de viabilidade de hospedagem no data center da Celepar, processos de aquisição, homologação de processos licitatórios, homologação de equipamentos, especificações técnicas, entre outros ligados à infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação.

Serviços de Projetos de TIC: Definição de um conjunto de atividades específicas sustentadas por um cronograma e orçamentos, visando à conquista de uma determinada meta.

Detalhamento do serviço

 
Consultoria Especializada

Avaliação e planejamento para a aplicação de soluções em TIC, incluindo apoio na elaboração do planejamento institucional de TIC, elaboração de projetos preliminares de sistemas de informação e análise de processos organizacionais.

Detalhamento do serviço

 
Operação das Soluções para Informações Estratégicas

As soluções para informações estratégicas compõem o serviço Business Intelligence (BI). Ele proporciona a análise de dados sob várias perspectivas, cruzamento de dados e a apresentação dos mesmos em painel gráfico.

As consultas ou relatórios são feitos a partir de fatores selecionados (como período de tempo, município, produto do negócio, etc.). As métricas (quantidades e valores) são analisadas de acordo com os fatores selecionados.

A solução constrói indicadores, analisa a consistência dos dados nos sistemas (auditoria) e realiza o cruzamento de dados de diversas fontes, provendo informações de forma unificada para o cliente.

Detalhamento do serviço

 
Operação da Solução de Geoprocessamento

A Solução de Geoprocessamento possibilita a análise de dados vetoriais sob várias perspectivas em um mapa - por exemplo, visualizações de camadas, composições de mapas de calor, interpolações, análises espaciais e geocodificações, entre outros.

Detalhamento do serviço

 

B) Soluções para Processos de Negócio

Com amplo conhecimento da administração pública e dos serviços públicos estaduais, a Celepar oferece serviços e soluções em sistemas de informação para a eficiência, eficácia e efetividade no serviço público.

A companhia desenvolve, opera e gerência soluções completas e integradas em sistemas de informação, utilizando metodologia/tecnologia própria ou não, abrangendo sistemas dedicados para os processos de negócio da administração e serviços públicos, soluções corporativas de negócios que atendem múltiplas instituições, soluções para portais web, plataformas móveis, redes sociais corporativas e demais soluções de produtividade, colaboração corporativa e para oferta de serviços ao cidadão.

 
Comunicação e Armazenamento em Nuvem

O serviço de Comunicação e Armazenamento em Nuvem consiste no acesso aos ambientes e sistemas de informação hospedados no Data Center do Estado do Paraná, além do acesso a soluções de colaboração, comunicação e produtividade no ambiente corporativo do Estado ou em ambientes externos via Internet.

 

Acesso à Rede Corporativa do Estado e à Internet
Acesso aos diversos sistemas e serviços disponibilizados no Data Center do Estado, com equipe técnica especializada para uso de diferentes tecnologias visando o controle de conexões de rede,  contingenciamento de ataques cibernéticos, controle de acesso à Internet e seus conteúdos e monitoramento constante de atividades na camada de rede.

 

Serviço de Acesso ao Armazenamento Corporativo em Nuvem
O Drive Celepar Corporativo possibilita o acesso a arquivos na rede corporativa por meio da nuvem privada do Estado, permitindo ao usuário acessar os documentos, em áreas de armazenamento  corporativo previamente configuradas e sendo restrito a usuários cujo perfil possua permissão de acesso aos arquivos e com autenticação de acesso à Rede Corporativa do Estado.

 

Suíte de Comunicação e Colaboração
Solução em comunicação corporativa e colaborativa composta por:

  • Correio eletrônico com proteção antivírus e anti-spam;
  • Agenda corporativa com possibilidade de marcação de eventos, solução de conflitos, repetição e alerta por evento;
  • Catálogo geral de endereços, incluindo todas as instituições do Governo do Estado;
  • Conta de e-mail integrada à agenda e ao catálogo de endereços;
  • Mensageiro instantâneo para comunicação imediata entre os usuários;
  • Acesso aos e-mails, compromissos agendados e contatos pessoais por meio de smartphones e tablets;
  • Workflow onde são fornecidos processos pré-configurados, em forma de atividades, com transições, perfis e controle de acesso.

 

Serviço de Segurança e Proteção contra Softwares Maliciosos
Disponibilização e gerenciamento de solução de segurança para proteção contra softwares maliciosos nas estações de trabalho e para servidores que utilizam sistemas operacionais Microsoft Windows.

 

Solução de Inventário de Software e Hardware
Permite a coleta automática e visualização de informações detalhadas sobre estações de trabalho, notebooks e dispositivos móveis em uso no seu ambiente de TIC, além de acesso a console de  gerenciamento e gestão do inventário do parque computacional do seu ambiente de TIC.

 

Solução de Armazenamento Corporativo
Possibilita armazenar e compartilhar arquivos, de forma centralizada, em um ambiente seguro, por meio da Rede de Comunicação Corporativa do Estado.
A solução de armazenamento também fornece integração com sistema automatizado de proteção contra ameaças (antivírus) e permite o registro das ações realizadas pelos usuários sobre os dados  diretórios, fornecendo informações relevantes acerca das operações realizadas sobre os dados para procedimentos de auditoria.

 

Serviços de Cópia de Segurança
Compreende os serviços de configuração, programação e monitoramento da execução periódica do backup de dados (cópias de segurança) em servidores hospedados no Data Center da Celepar e em ambientes externos.
Inclui ainda a retenção dos dados armazenados no ambiente de Data Center da Celepar, com a redundância das cópias de segurança para fins de recuperação em caso de desastre, quando contratado.

 

Serviço de Rede Virtual Privada – VPN
Acesso remoto que interliga um computador em rede externa à rede corporativa estadual através de um canal criptografado. Essa conexão permite ao usuário ou equipamento externo o acesso a um ou  mais recursos exclusivos para a rede do Estado do Paraná de forma identificada, controlada e segura.
A disponibilização do serviço é feita nas seguintes modalidades:

  • Acesso Remoto VPN via Navegador Web (VPN WEB): O acesso pode ser por um navegador web;
  • Conexão VPN Site-to-Site: implantação e configuração de uma conexão virtual privada entre uma rede externa do cliente e a rede corporativa do Estado do Paraná através da Internet. 

Detalhamento do serviço

 
Desenvolvimento e Implantação de Sistemas

Serviço que atende as demandas de implementação de novas soluções, adaptações em sistemas de informação, além da absorção de soluções desenvolvidas por outras organizações. Abrange gestão do projeto,  desenvolvimento de requisitos negociais, análise, projeto, construção e implantação da solução.

Detalhamento do serviço

 
Gestão de Infrações de Trânsito

Possibilita a gestão de todos os processos legais que envolvem a autuação de infrações de trânsito, abrangendo cadastramento, notificação, imposição, diversas instâncias de recursos, arrecadação e distribuição financeira. O Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito baseia seus procedimentos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é composto pelos seguintes módulos funcionais:

  • Cadastramento das infrações;
  • Notificação da infração;
  • Processos;
  • Identificação do condutor infrator;
  • Defesa prévia;
  • Imposição da penalidade;
  • Instâncias de julgamento (JARI e CETRAN);
  • Gestão financeira.

Detalhamento do serviço

Solução de Talonário Eletrônico (GIT MOBI)

O Talonário Eletrônico – GIT Mobi é um produto que possibilita a lavratura de autos de infração de trânsito pelo agente de trânsito por meio de smartphone.

O GIT Mobi também permite a consulta de veículos e condutores, registro de imagens, consulta e impressão de autos de infração, obtenção da assinatura do condutor e outras funcionalidades.

O sistema GIT Mobi é composto pelos seguintes módulos funcionais:

  • Auto de infração;
  • Resumo do auto de infração;
  • Assinatura do condutor;
  • Impressão do auto de infração;
  • Envio do auto de infração através de SMS e/ou e-mail;
  • Finalização do auto de infração;
  • Solicitação de cancelamento/arquivamento do auto de infração;
  • Utilização de imagens;
  • Módulo administrativo.

Detalhamento do serviço

 
Operação e Gestão de Soluções

Serviços que asseguram a operação adequada de sistemas de informação, sejam eles mantidos pela equipe técnica da Celepar ou por outros fornecedores. Incluem:

  • Operação, suporte e sustentação de sistemas de informação;
  • Melhoria contínua de sistemas.

Detalhamento do serviço

 
Serviço de Desenvolvimento, Hospedagem e Sustentação a Portais

Serviço composto pelo desenvolvimento de portal Internet e Intranet, serviço de hospedagem e sustentação.

Essa solução proporciona total autonomia na divulgação de informações, garantindo performance e facilidade na manutenção.

O serviço de hospedagem disponibiliza espaço nos servidores web alocados no data center da Celepar, garantindo ao usuário o carregamento do portal de forma rápida e confiável.

A sustentação abrange a manutenção evolutiva, alterações e desenvolvimento de novas integrações com sistemas.

Detalhamento do serviço

 
Solução de Comunicação e Colaboração - Prefeituras

Provê aos usuários acesso ao correio eletrônico, mensageiro instantâneo, agenda, catálogo de endereços institucional e pessoal, armazenamento e compartilhamento de arquivos em um único ambiente, hospedado no data center da Celepar.

Inclui:

  • Suíte de comunicação e colaboração;
  • Serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem.

Detalhamento do serviço

 

C) Soluções de Suporte à Operação

A Celepar oferece uma ampla gama de serviços de TIC formatados com o objetivo de dar suporte à operação dos serviços públicos.

 
Central de Atendimento Celepar

A Central de Atendimento Celepar oferece diversas soluções em atendimento, de forma contínua e por multicanais: e-mails, formulários, autoatendimento, chatbots, URA (Unidade de Resposta Audível),  Fale Conosco, atendentes virtuais e telefonia.


Uma equipe especializada participará desde a gestão até a operação dos serviços, passando pela modelagem, construção e monitoria de tarefas. Em todas as operações é realizada a análise contínua  voltada à melhoria dos processos e ferramentas.

Detalhamento do serviço

 
Serviços de Rede Privada de telefonia IP

Solução baseada em software a qual permite realizar chamadas telefônicas através da Rede Corporativa e da Internet, utilizando a tecnologia VoIP.
Este serviço é composto por um PABX virtual integrado a um sistema de roteamento de chamadas que permite interligar diversos PABX entre si e a Rede Pública de Telefonia.
É composto pelos seguintes módulos funcionais:

  • PABX Virtual CELEPAR;
  • Aplicativo Webcom Phone;
  • Central de Atendimento – Call Center;
  • Unidade de Resposta Audível – URA.

Detalhamento do serviço

 
Serviços de Computação em Nuvem

Ambiente central de processamento (data center) voltado para as necessidades dos sistemas de informação de caráter corporativo, de alta complexidade, que geram grandes volumes de acesso a dados.  Ele é composto por:

Soluções de Processamento
Virtual Machine x86: Servidor virtual indicado para atender qualquer necessidade de processamento.

Virtual Machine RISC: Servidor virtual indicado para demandas de processamento de alto desempenho, normalmente utilizadas para bancos de dados de grande capacidade.

Cloud Container: Indicado para demandas de soluções escaláveis que proporcionam maior agilidade no desenvolvimento, normalmente utilizado em novos projetos de softwares, aplicativos e microsserviços.


Armazenamento de Dados
Armazenamento em bloco em equipamento de alta disponibilidade e performance para sistemas que exigem alta taxa de leitura e escrita em disco.

Compartilhamento NAS: Armazenamento em nível de arquivo em equipamento de alta disponibilidade e volumetria, para dados de aplicativos não estruturados que necessitam de grande volumetria e compartilhamento entre sistemas.


Servidores de aplicação
Recursos de software para composição da solução personalizada em ambiente heterogêneo para o projeto do cliente.

  • Servidor de aplicação IIS, Apache, PHP e Nginx;
  • Servidor de aplicação WildFly;
  • Servidor de banco de dados ORACLE ou MS SQL Server (subscrição);
  • Servidor de banco de dados POSTGRESQL e MySQL;
  • Servidor de banco de dados NoSQL: MongoDB e Redis.

 

Suporte
Suporte técnico especializado em apoio ao cliente enquanto utilizar os serviços de infraestrutura de processamento e armazenamento contratados.

Detalhamento do serviço

 
Serviços de Gestão de Ambientes de TIC

Os serviços de Gestão de Ambientes de TIC garantem a segurança da informação e a disponibilidade e funcionamento adequados do ambiente de TIC do cliente por meio de boas práticas na  administração do ambiente e suporte tecnológico. Eles incluem:

Administração e Suporte de Ambientes de TIC: Administração de ambientes, serviços integrados de suporte aos usuários e supervisão de equipe e serviços.

Apoio à Gestão de TIC: Suporte, sob coordenação do gestor do serviço da Celepar, às atividades relacionadas à gestão de ambientes de TIC do cliente.

Melhoria Contínua de Ambientes de TIC: Orientação técnica para adequações da infraestrutura lógica, como cabeamento e ativos de rede, computadores, softwares, soluções desenvolvidas pela  Celepar para gestão de ambientes de TIC e a atualização da documentação dos ambientes.

Detalhamento do serviço

 
Suporte a Usuários Sob Demanda

Oferta de suporte técnico aos usuários, auxiliando na solução de problemas relacionados ao uso de recursos do Ambiente de TIC, além de prestar orientações sobre as soluções disponibilizadas pela  CELEPAR.

As principais atividades que compõem o serviço são:

  • Orientação técnica aos usuários em situações diárias relacionadas ao uso do ambiente de TIC;
  • Apoio para instalação, configuração, suporte a software, sistemas e aplicativos em geral;
  • Ações para restabelecimento do funcionamento em caso de falha em softwares ou sistemas;
  • Atividades técnicas para possibilitar o uso de periféricos, tais como impressoras, escâneres ou leitores;
  • Utilização e compartilhamento de recursos em redes locais em estações de trabalho.

Detalhamento do serviço

 

D) Outros Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação

São serviços formatados para prover, de forma confiável e segura, a conectividade, comunicação e colaboração para os usuários do serviço, provendo acesso desde seu ambiente computacional local aos sistemas de informação hospedados pela Celepar e a outros sistemas conectados.

 
Agendamento de Serviços

Permite o agendamento de serviços pelo cidadão, em data e horário previamente disponibilizados pelos órgãos, para uma unidade de atendimento determinada. A ferramenta também possibilita que os gestores acompanhem os agendamentos e pautas diárias em ambiente totalmente web.

Detalhamento do serviço

 
Acesso Wi-fi Rede Corporativa e Internet

O serviço de acesso WI-FI disponibiliza aos usuários de dispositivos móveis o acesso à rede local, bem como à Rede Corporativa do Estado e à Internet.

Detalhamento do serviço

 
Gestão de Documentos Celepar

Software que possibilita a captura, centralização, guarda, gerenciamento e disponibilização do acervo de documentos da instituição. É recomendado para manter o controle de documentos com valor legal, fiscal, administrativo ou técnico. Produto ideal para quem possui grandes volumes de documentos físicos a serem digitalizados ou acervo de documentos eletrônicos gerados em outros sistemas a serem  mantidos disponíveis para gestão arquivística documental.

Detalhamento do serviço

 
Gestão de Ouvidoria Pública

O Sistema para Gestão de Ouvidoria Pública – SISGOP possibilita cadastrar as manifestações e acompanhar os trâmites e providências dos atendimentos prestados aos cidadãos pela ouvidoria.
A solução permite o acompanhamento das providências, controle de prazos, gerenciamento e fornecimento de informações. Gera, ainda, indicadores sobre os atendimentos das várias áreas, com o intuito  de monitorar o desempenho dos serviços prestados ao cidadão.

Detalhamento do serviço

 
Gestão de Recursos Financeiros

Serviço destinado a tornar eficiente a prestação de contas de verbas recebidas por órgãos/departamentos do cliente. Inclui:

  • Fornecedor;
  • Itens de despesa;
  • Plano de aplicação;
  • Nota fiscal;
  • Consultar/liberar plano de contas;
  • Guia de recolhimento;
  • Imposto;
  • Licitação;
  • Cheques;
  • Extrato.

Detalhamento do serviço

 
Gestão de Recurso Hospitalar GSUS

Aplicação web para gestão operacional de unidades públicas e privadas de assistência de saúde (como hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico,  centrais de regulação) que operam segundo as regras do SUS.
O sistema pode operar de forma integrada ao complexo de regulação, possibilitando a estruturação de programação, regulação de acesso, auditoria e faturamento.

Módulos do sistema:

  • Infrasaúde – Infraestrutura, terminologia e segurança de dados;
  • SAME – Serviço de Arquivo Médico e Estatístico;
  • Ambulatório – Atendimento de consultas, exames e procedimentos;
  • Pronto Atendimento – Atendimento em pronto-socorro e emergência;
  • Internação – Unidade de internação hospitalar;
  • Atendimento – Atendimento médico e corpo clínico;
  • Laboratório – Laboratório de análises clínicas;
  • Interfaceamento de equipamentos de laboratório;
  • Centro de diagnóstico por imagem e métodos gráficos;
  • Farmácia – Unidade de assistência farmacêutica;
  • Serviço de enfermagem;
  • Nutrição e lactário;
  • Centro de Material Esterilizável (CME);
  • Agência transfusional de sangue;
  • Gerencial Business Intelligence (BI/DW);
  • Regulação de leitos.

Detalhamento do serviço

 
Prefeitura 156 - SAAS

Sistema especialista para gerenciar e operacionalizar informações e solicitações de serviços.

Os principais objetivos do serviço são:

  • Disponibilizar um novo conceito de atendimento centralizado e personalizado através de telefone, da web e outros meios;
  • Proporcionar ao cidadão mais agilidade e facilidade de acesso às informações e serviços municipais;
  • Integrar os principais serviços da administração municipal em um único canal de comunicação;
  • Implementar para a prefeitura um moderno e efetivo gerenciamento da execução dos serviços públicos.

Detalhamento do serviço

 
Serviço ACD - BIM

O Ambiente Comum de Dados – ACD fornece um ambiente padrão para especificar, coletar, armazenar, apresentar e explorar as informações de obras públicas durante todas as fases do ciclo de vida de  uma construção, desde a sua viabilidade, desenvolvimento, manutenção, operação dos ativos, até a sua desconstrução.

Detalhamento do serviço

 
SISMEDEX

Sistema especialista que gerencia e operacionaliza o CEAF – Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, no âmbito do SUS. O SISMEDEX possibilita o acompanhamento dos laudos de  solicitação, avaliação e autorização de medicamentos em todos os seus estágios, conforme a legislação do Ministério da Saúde. Acompanha a dispensação de medicamentos aos usuários cadastrados e permite o monitoramento clínico através dos registros das consultas farmacêuticas realizadas aos usuários de medicamentos cadastrados no SISMEDEX.

São módulos do sistema:

  • Módulo de Dispensação;
  • Módulo de Avaliações Técnicas;
  • Módulo de Gestão de Estoque;
  • Módulo de Autorizações;
  • Módulo de Processos Judiciais;
  • Módulo de Configurações;
  • Módulo de Gestão;
  • Módulo de Agendamento;
  • Módulo de Cuidado Farmacêutico;
  • Módulo de Integrações Externas;
  • Módulo Aplicativo Farmácia;
  • Módulo CEAF Digital.

Detalhamento do serviço

 
TV Corporativa

Solução completa para a exibição de conteúdo digital em local controlado.
É composta por sistemas, vídeos digitais prontos e equipamentos:

  • Permite a inclusão de conteúdos próprios produzidos pelo cliente;
  • Permite direcionar conteúdo distinto para cada ponto ou conjunto de pontos;
  • Possui funcionalidade para vinculação com portais de notícias;
  • Monitora a localização e funcionamento de cada equipamento de recepção e exibição de conteúdo digital;
  • Possibilita incluir notícias manualmente e configurar sua exibição;
  • Contempla o fornecimento dos equipamentos para recepção e exibição do conteúdo digital, instalados e prontos para uso;
  • Os equipamentos disponibilizados possuem funcionalidade para acesso remoto, permitindo suporte técnico, e são programados para ligar e desligar via sistema, não necessitando interação  com usuários.

Detalhamento do serviço

 
Verificação Biométrica

Solução para identificação de pessoas, denominada Verificação Biométrica – BIOID. Ela auxilia na aferição de indivíduos tanto no acesso aos sistemas e informação como no acesso a ambientes físicos  controlados.

Detalhamento do serviço