Casa Civil

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Fórum de C & T


O Fórum Permanente de Discussões em Desenvolvimento Científico e Tecnológico foi criado no dia 13 de janeiro de 1999, durante reunião com mais de 50 representantes da comunidade tecnológica e empresarial paranaense e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ramiro Wahrhaftig. O Fórum C&T Paraná vem atender os anseios da comunidade e estabelecer um canal de diálogo entre governo e sociedade, especialmente com os setores de ensino, pesquisa e produtivo. O Fórum está voltado para o estabelecimento e consolidação de políticas de ciência e tecnologia e aberto às idéias da sociedade civil organizada, com o objetivo de colocá-las em prática.

Na Internet o Fórum de C & T (www.seti.gov.br/foruns/index.htm) é uma revista eletrônica, já em sua 13ª edição, aberta a toda a comunidade, que evidencia as principais entidades e projetos na área de Ciência e Tecnologia no Paraná e que traz também notícias relevantes do País e do mundo, que interessam diretamente às comunidades empresarial, acadêmica e científica paranaenses.






Fundação Araucária


A Fundação Araucária tem entre suas finalidades o financiamento de projetos de pesquisa que se enquadrem dentro dos critérios dos Editais de chamada, com a utilização de recursos provenientes do Fundo Paraná (art. 205 da Constituição Estadual, que destina até 2% da arrecadacão do Estado para o desenvolvimento científico e tecnológico) e de outras fontes externas ao Governo do Estado.

Para se habilitar ao recebimento dos recursos, a entidade/pesquisador interessado deve submeter um projeto, aderente a um dos editais de chamada divulgados pela Fundação, e preencher um Formulário Único de Projeto (FUP). Os projetos e formulários recebidos pela Fundação passam por uma análise técnica/científica, que exige pareceres de consultores ad-hoc, indicados por Comitês setoriais (por área de Conhecimento). Posteriormente os projetos são avaliados pelos Comitês (13 Comitês, compostos cada um por 5 Doutores na área específica). Os projetos indicados pelos Comitês são então avaliados pela Diretoria da Fundação, que dependendo da disponibilidade de recursos financeiros, concede os financiamentos. Posteriormente, o responsável de cada projeto financiado deve prestar contas do uso dos recursos e a própria execução do projeto deve ser avaliada quanto ao atingimento dos objetivos propostos.

Para dar suporte a esse processo, foi desenvolvido um sistema "Web Based", em HTML e ASP, suportado por um banco de dados SQL Server. O sistema está em uso desde maio/2000 e mais de 800 projetos já foram cadastrados.

Com a divulgação dos trabalhos da Fundação Araucária, o sistema tem sido apresentado a outras instituições de pesquisa, no Paraná e em outros Estados, motivando grande interesse. Esse sistema trouxe uma grande simplificação nos processos relativos à submissão, análise e acompanhamento de financiamento de projetos de pesquisa. O trabalho que é feito na Fundação Araucária por apenas 2 ou 3 pessoas, exige, em outras instituições, até mesmo dezenas de pessoas, como já foi observado.

Já existem contatos iniciais para o repasse do sistema para o CITS e para uma entidade de pesquisa do RS, que atua em área similar à da Fundação Araucária.


Informe W-Class - Financiamento facilitado para comercialização de software

O GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, através da SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR - SETI, o BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL - BRDE, e o INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ - TECPAR, por intermédio do Programa Paraná Classe Mundial em Software e Comércio Eletrônico (W-Class), viabilizam aporte financeiro para comercialização de novos produtos e/ou já existentes para micro e pequenas empresas paranaenses do setor de software e comércio eletrônico do Paraná.

O processo de financiamento foi especialmente formatado para as necessidades das empresas de software e comércio eletrônico. O valor do financiamento será de até R$ 30.000,00, acrescidos 2% para pagamento de custos com enquadramento e com a análise dos pedidos. Os juros serão de 4,5% a. a. acrescidos da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). O prazo total para amortização é de 30 meses, aí incluída carência de até 12 meses. As garantias são extremamente facilitadas.

Os recursos do Programa contemplarão:
· projetos para comercialização eletrônica local e global de software,
· projetos para implantação de infra-estrutura em software e hardware para comercialização local e global de software e
· apoio a empresas exportadoras ou potencialmente exportadoras visando o desenvolvimento de processos de comercialização.

O Edital completo esta' disponível em http://www.pr.gov.br/worldclass, http://www.brde.com.br/parana ou http://www.worldclass.com.br/brde.
Recomendar esta página via e-mail:
  • Facebook
  • Instagram

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência