Casa Civil

O que Fazemos

A Celepar atua em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras, com o desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação voltados às melhorias na gestão pública, com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida nos serviços prestados ao cidadão paranaense.


1. Serviço Especializado de Antivírus

A Celepar mantém o serviço de proteção de computadores (estações e servidores) contra vírus, Spywares e prevenção contra intrusão de Hosts, que vai desde a Instalação do antivírus no ambiente computacional do órgão usuário, com garantia de constante atualização de banco de dados dos novos vírus detectados, tecnologia heurística e recurso de proteção em tempo real. Estes recursos são superiores aos existentes nos antivírus gratuitos disponibilizados na Internet, além de oferecerem atualização permanente e suporte técnico.

2. Acesso à Internet, incluindo proteção por firewall

Possibilitar o acesso à Internet aos usuários de computadores de um órgão governamental.

A Celepar mantém contrato permanente com diferentes fornecedores de serviços de telecomunicações, para garantir acesso à Internet de alta disponibilidade aos usuários de computadores de um órgão governamental. Além disso, quem acessa internet conta com a proteção de “firewall”.

Um serviço adicional e opcional, é a proteção contra o tráfego interno indevido via proxy. Esta proteção impede que um usuário tenha acesso às categorias de sítios de internet bloqueadas, como os de conteúdo erótico, de relacionamento pessoal, blogs e outros, nos termos do Decreto Estadual nº 4916, de 31/05/2005. A proteção adicional contra tráfego indevido via Proxy diminui o tráfego internet e aumenta a produtividade dos usuários.

Características do Serviço:
  • Ligação à internet dedicada, interligada a no mínimo duas empresas distintas fornecedoras de serviços de telecomunicações, com capacidade total de 110 Mbps;
  • Política de monitoramento constante do tráfego de internet, com a contratação de upgrades da velocidade mínima, visando manutenção da qualidade da navegação pela internet;
  • Manutenção de equipe de segurança cibernética especializada no rastreamento de ataques e vandalismos contra a rede corporativa, incluindo suporte para implementar melhorias/eliminar brechas de segurança;
  • Proteção por meio de firewall;
  • Opção de contratação de proteção adicional via Proxy;
  • Infraestrutura de rede corporativa em fibra ótica, contando com servidores adicionais de firewall corporativo e servidores de DNS (Domain Name Server);
  • Acesso ilimitado à internet, com exceção dos sítios protegidos pelo Proxy (quando contratado).

3. Ferramenta de Correio Eletrônico, Agenda e Colaboração (Expresso Livre)

O Expresso Livre é um software colaborativo que reúne funções de correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços, workflow e messenger desenvolvido de modo cooperado por um Comitê Gestor (empresas de informática pública do Brasil) a partir da customização da ferramenta alemã E-GroupWare.

Características do Serviço:
  • Correio eletrônico (ExpressoMail) que utiliza as tecnologias dos correios web comerciais da atualidade;
  • Conta de e-mail integrada à agenda e ao catálogo de endereços do Governo;
  • A sincronização da agenda com o módulo de correio, permite que os usuários recebam avisos por e-mail dos compromissos criados;
  • Catálogo de endereços gerais de todas as Secretarias e Órgãos de Estado, juntamente com catálogo pessoal e possibilidade de criação de grupos pessoais;
  • Mensageiro eletrônico Jmessenger incorporado, para troca de informações instantâneas;
  • Ferramenta de personalização e gerenciamento de filtros de mensagens;
  • Workflow, módulo para o desenvolvimento de fluxos de trabalho, onde é possível mapear processos, em forma de atividades, com transições, perfis e controle de acesso. Existe um motor de workflow integrado ao módulo que gerencia todos os fluxos.
  • Messenger, um mensageiro instantâneo para os usuários.
  • Mobilidade dos usuários (módulo ExpressoMail Mobile para acesso por celular);
  • Política de back-up de segurança do conteúdo das contas de e-mail;
  • Proteção de antivírus incorporada ao sistema de e-mail, com bloqueio de anexos suspeitos e verificação de contaminação por vírus;
  • Ferramenta de anti-spam corporativa, que elimina mensagens não solicitadas enviadas em massa e que prejudicam a produtividade no uso do e-mail. Algumas destas mensagens causam riscos de segurança ao usuário e ao ambiente computacional, como as que buscam informações bancárias, tentam aplicar golpes, espalham boatos, propagam correntes, etc.;
  • Disponibilidade de operadores de computador durante 24 horas por dia e 7 dias por semana no Data Center da Celepar, para manutenção da disponibilidade dos serviços do Expresso Livre;
  • Atuação de equipe de segurança cibernética especializada no rastreamento de ataques e vandalismos contra equipamentos hospedados no Data Center, incluindo o rastreamento de e-mail´s enviados.

4. Acesso a ambiente Mainframe

Os sistemas baseados em computadores de grande porte, denominados mainframe, são dotados de alta capacidade de processamento de informações. Para os sistemas desenvolvidos nesta plataforma, por questões de segurança, é necessário que o acesso se dê através de chaves e metodologias específicas.

Serviços Incluídos:
  • Definição e alocação de endereços no ambiente computacional de grande porte, de tecnologia IBM compatível, necessários para o acesso a sistemas através de terminais e impressoras que operem em rede SNA - System Network Architecture, conforme o padrão IBM 3270;
  • Disponibilidade de operadores de computador durante 24 horas por dia e 7 dias por semana no Data Center da Celepar, para manutenção da disponibilidade do ambiente;
  • Central de Atendimento disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, para execução de serviços vinculados às chaves de acesso, conforme definição da política de segurança do órgão contratante.

5. Gestão de ambiente computacional

Um Ambiente Computacional, externo à Celepar, localizado geralmente em prédios ou instalações ocupados pelo órgão contratante, composto de diversos recursos computacionais (computadores, impressoras, multifuncionais, scanners, servidores, entre outros) que atendem às necessidades de serviços do órgão. Os recursos computacionais existentes nestes ambientes, seja em Curitiba ou no interior do Estado, podem necessitar de gestão contínua ou suporte em caso de falhas, visando minimizar os impactos nos serviços do órgão e/ou no atendimento ao cidadão.

Serviços Incluídos:
  • Instalação, configuração e manutenção das unidades de processamento servidoras, dedicadas ao ambiente computacional gerido;
  • Ajustes de performance, instalação de atualizações de segurança, verificação e correção de vulnerabilidades das unidades de processamento servidoras;
  • Ações visando a segurança digital, abrangendo a instalação e atualização de antivírus, a configuração de procedimentos de cópias de segurança (back-up e restore) e a implantação e manutenção de políticas de acesso ao ambiente computacional;
  • Monitoramento dos diversos ativos de rede que compõem o ambiente (hubs, switches, roteadores), bem como implantação ou alteração nas configurações de rede, em contextos de mudanças tecnológicas ou evoluções técnicas;
  • Administração das contas ou chaves de acesso dos usuários ao ambiente computacional;
  • Apoio e suporte técnico aos usuários de equipamentos do ambiente computacional, notadamente em suas dúvidas na utilização de software ou aplicativos relacionados à informática básica;
  • Instalação e configuração de sistemas operacionais e aplicativos nas estações de trabalho conectadas ao ambiente computacional;
  • Execução de procedimentos voltados à manutenção ou recuperação do desempenho do ambiente informatizado, abrangendo a reorganização de arquivos, liberação de áreas de armazenamento, compactações e melhorias no uso da capacidade instalada, com repasse de orientações aos profissionais do órgão contratante que visem à maximização do desempenho do ambiente;
  • Identificação e solução de problemas com o ambiente, englobando a pesquisa e análise de problemas e acompanhamento dos resultados obtidos após as eventuais intervenções realizadas, de modo a assegurar a qualidade do serviço prestado;
  • Elaboração de relatórios que indiquem necessidade de ampliação, upgrade, melhorias ou troca de tecnologias, visando subsidiar órgão contratante em suas decisões relacionadas à gestão de seus ambientes informatizados;
  • Apoio técnico ao responsável pela administração e operação do ambiente informatizado do órgão contratante, repassando conhecimentos específicos sobre técnicas e procedimentos úteis para suas atividades cotidianas;
  • Acompanhar serviços de terceiros na eventual manutenção de equipamentos de informática e ativos de rede, atestando sua realização e sua conformidade com a contratação efetuada;
  • Consultoria técnica de equipes centralizadas na Celepar, especializadas no suporte a ambientes computacionais distribuídos e detentoras de maior aprofundamento teórico e prático em determinados componentes do ambiente computacional.

A Gestão de um ambiente computacional pode ser caracterizada por:
  • Gestão de ambiente computacional continuada – alocação de um ou mais profissionais em tempo integral, nas dependências ou instalações do contratante, para atuação com dedicação exclusiva na gestão deste ambiente computacional.
  • Gestão de ambiente computacional sob demanda, com visita técnica - consiste no acionamento da Celepar para agendamento de visita técnica às dependências ou instalações do contratante, para verificação de problemas, correção, configuração de hardware, instalação de software e outros serviços previamente agendados quando da solicitação da visita.
  • Gestão de ambiente computacional através de atendimento e suporte remoto - consiste no acionamento da Celepar via Central de Atendimento (CAC) para a obtenção de suporte a dúvidas relativas ao funcionamento da rede local, dos equipamentos ou do acesso à rede corporativa do governo.

6. Hospedagem de sites internet

Um site (ou sítio) internet é caracterizado por um endereço virtual específico (usualmente com a sigla www, de “world wide web” ou rede de alcance mundial), geralmente com características visuais e de navegação padronizadas, disponibilizado em equipamentos localizados no Data Center Celepar.

Serviços Incluídos:
  • Conexão do site ou portal à internet com alta disponibilidade (pelo menos dois fornecedores de serviços de telecomunicações distintos e independentes);
  • Manutenção de endereço web (*.pr.gov.br) específico para o site ou portal (a manutenção de endereços alternativos, como *.com ou *.org, não é de responsabilidade da Celepar);
  • Atuação de equipe de segurança cibernética especializada no rastreamento de ataques e vandalismos contra o site ou portal hospedado na Celepar, incluindo suporte para implementar melhorias/eliminar brechas de segurança e serviços de recuperação de sites ou portais danificados por ataques, vandalismos e outras ações mal-intencionadas provocadas pelos chamados “crackers”, de modo a restaurar o site ou portal para a configuração e conteúdos anteriores aos ataques;
  • Manutenção corretiva, quando constatados erros de construção do site ou portal;
  • Cópia de segurança do conteúdo do site ou portal, não incluindo o conteúdo de eventuais Bancos de Dados acessados pelo site ou portal;
  • A manutenção dos conteúdos dos sites e portais podem ser gerenciados pelos próprios órgãos, sem intervenção direta da Celepar, por meio de ferramentas como o GPCel (Gerenciador de Portais da Celepar), baseado na plataforma XOOPS (Extended Object Oriented Portal System), sendo que o número de usuários cadastrados neste software é ilimitada.

Características gerais do ambiente/serviço:
  • Disponibilidade de equipamento para hospedagem do sistema, instalado em ambiente monitorado por software e por operadores na Sala de Controle durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, com climatização adequada e com energia estabilizada;
  • Disponibilidade de ambiente com sistema de proteção contra a falta de energia, por meio de utilização de no-break e grupo motor-gerador, visando suprir falhas de fornecimento de eletricidade por parte da concessionária de energia e proteger os equipamentos instalados das oscilações elétricas;
  • Monitoramento de climatização do ambiente do Data Center por meio de alarme sonoro acionado em casos de frio, calor ou umidade excessivos, visando manutenção da temperatura adequada ao funcionamento dos equipamentos e à maximização de sua vida útil;
  • Monitoramento do ambiente do Data Center por circuito interno de TV;
  • Proteção por meio de sistema de alarme anti-fumaça, nos ambientes do Data Center;
  • Utilização de barreiras de proteção física, contendo portas de segurança codificadas, para permitir acesso em ambientes críticos apenas aos técnicos autorizados;
  • Utilização de barreiras de proteção lógica (conhecidas como “firewall”) para proteger o sistema de acessos indevidos;
  • Conexão do sistema à rede corporativa do governo e/ou à internet (dependendo da plataforma tecnológica adotada).

7. Hospedagem de sistemas

Um sistema é caracterizado por um conjunto de rotinas informatizadas específicas, geralmente sob responsabilidade de um órgão ou unidade do Governo que gerencia a sua evolução e manutenção, disponível por meio de acesso restrito e instalado em equipamentos localizados no Data Center Celepar, nas várias plataformas tecnológicas disponíveis. Esta modalidade de serviço está destinada para sistemas considerados departamentais ou locais (de uso de uma única unidade ou de poucas unidades do governo), com volume de acessos compatíveis com a utilização, enquadrando-se com baixa complexidade.

Serviços Incluídos:
  • Para sistemas na plataforma internet: manutenção de endereço web (*.pr.gov.br) específico para o sistema (a manutenção de endereços alternativos, como *.com ou *.org, não é de responsabilidade da Celepar);
  • Atuação de equipe de segurança cibernética especializada no rastreamento de ataques e vandalismos contra o site ou portal hospedado na Celepar, incluindo suporte para implementar melhorias/eliminar brechas de segurança e serviços de recuperação de sites ou portais danificados por ataques, vandalismos e outras ações mal-intencionadas provocadas pelos chamados “crackers”, de modo a restaurar o site ou portal para a configuração e conteúdos anteriores aos ataques;
  • Manutenção corretiva, quando constatados erros de construção do sistema;
  • Cópia de segurança do conteúdo do sistema (não inclui o conteúdo de eventuais Bancos de Dados acessados pelo sistema).

Características gerais do ambiente/serviço:
  • Disponibilidade de equipamento para hospedagem do sistema, instalado em ambiente monitorado por software e por operadores na Sala de Controle durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, com climatização adequada e com energia estabilizada;
  • Disponibilidade de ambiente com sistema de proteção contra a falta de energia, por meio de utilização de no-break e grupo motor-gerador, visando suprir falhas de fornecimento de eletricidade por parte da concessionária de energia e proteger os equipamentos instalados das oscilações elétricas;
  • Monitoramento de climatização do ambiente do Data Center por meio de alarme sonoro acionado em casos de frio, calor ou umidade excessivos, visando manutenção da temperatura adequada ao funcionamento dos equipamentos e à maximização de sua vida útil;
  • Monitoramento do ambiente do Data Center por circuito interno de TV;
  • Proteção por meio de sistema de alarme anti-fumaça, nos ambientes do Data Center;
  • Utilização de barreiras de proteção física, contendo portas de segurança codificadas, para permitir acesso em ambientes críticos apenas aos técnicos autorizados;
  • Utilização de barreiras de proteção lógica (conhecidas como “firewall”) para proteger o sistema de acessos indevidos;
  • Conexão do sistema à rede corporativa do governo e/ou à internet (dependendo da plataforma tecnológica adotada).

8. Hospedagem de unidades de processamento (servidores)

Trata-se da hospedagem de unidades de processamento, gerenciadas por sistemas operacionais, bem como a instalação de um conjunto de outros aplicativos, rotinas ou sistemas (software) que desempenharão atividade específica, instalados e configurados de forma personalizada.

As unidades de processamento podem ser:
  • Físicas: cada unidade corresponde a um equipamento, servidor ou computador;
  • Lógicas: quando um único equipamento, servidor ou computador pode abrigar diversas unidades de processamento distintas e independentes, utilizando-se de uma tecnologia denominada de virtualização.

Serviços Incluídos:
  • Disponibilidade de operadores de computador durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, podendo realizar intervenções nas unidades de processamento por solicitação da contratante, em serviços como manutenção nas permissões de acesso, criação e manutenção de objetos e usuários, transferência de arquivos (passagem para ambiente de produção), instalação de software, reinicialização da unidade (boot) e outros;
  • Realização de serviços periódicos para manutenção da unidade de processamento em plenas condições operacionais, como alterações de horário por conta das alterações relacionadas ao horário de verão, limpeza de cache de aplicações e outras demandadas pelos aplicativos instalados;
  • Conexão do equipamento hospedado à rede corporativa do governo e/ou à internet, dependendo da plataforma tecnológica adotada.

Características gerais do ambiente/serviço:
  • Disponibilidade de equipamento para hospedagem do sistema, instalado em ambiente monitorado por software e por operadores na Sala de Controle durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, com climatização adequada e com energia estabilizada;
  • Disponibilidade de ambiente com sistema de proteção contra a falta de energia, por meio de utilização de no-break e grupo motor-gerador, visando suprir falhas de fornecimento de eletricidade por parte da concessionária de energia e proteger os equipamentos instalados das oscilações elétricas;
  • Monitoramento de climatização do ambiente do Data Center por meio de alarme sonoro acionado em casos de frio, calor ou umidade excessivos, visando manutenção da temperatura adequada ao funcionamento dos equipamentos e à maximização de sua vida útil;
  • Monitoramento do ambiente do Data Center por circuito interno de TV;
  • Proteção por meio de sistema de alarme anti-fumaça, nos ambientes do Data Center;
  • Utilização de barreiras de proteção física, contendo portas de segurança codificadas, para permitir acesso em ambientes críticos apenas aos técnicos autorizados;
  • Utilização de barreiras de proteção lógica (conhecidas como “firewall”) para proteger o sistema de acessos indevidos;
  • Conexão do sistema à rede corporativa do governo e/ou à internet (dependendo da plataforma tecnológica adotada).

9. Armazenamento de dados

O serviço de armazenamento de dados no Data Center Celepar, visa disponibilizar aos seus clientes uma política de segurança estratégica aos dados e as informações, com agendamentos pré estabelecidos, monitoramento constante e periodicamente revisados e em necessitando, com a possibilidade de recuperação (“restore”).
São utilizadas as seguintes tecnologias:
Armazenamento em disco: os dados são armazenados em unidades específicas, denominadas “storages” e ficam disponíveis para acesso em tempo real por sistemas, sites, portais, bancos de dados e outros tipos de software;
Armazenamento em fitoteca robotizada: os dados são transferidos para mídias específicas, acessíveis por operação robotizada, ficando disponíveis após solicitadas à Sala de Controle do Data Center e recuperadas das mídias em que foram gravadas.

Características gerais do ambiente/serviço:
  • Disponibilidade de equipamento para hospedagem do sistema, instalado em ambiente monitorado por software e por operadores na Sala de Controle durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, com climatização adequada e com energia estabilizada;
  • Disponibilidade de ambiente com sistema de proteção contra a falta de energia, por meio de utilização de no-break e grupo motor gerador, visando suprir falhas de fornecimento de eletricidade por parte da concessionária de energia e proteger os equipamentos instalados das oscilações elétricas;
  • Monitoramento de climatização do ambiente do Data Center por meio de alarme sonoro acionado em casos de frio, calor ou umidade excessivos, visando manutenção da temperatura adequada ao funcionamento dos equipamentos e à maximização de sua vida útil;
  • Monitoramento do ambiente do Data Center por circuito interno de TV;
  • Proteção por meio de sistema de alarme anti-fumaça, nos ambientes do Data Center;
  • Utilização de barreiras de proteção física, contendo portas de segurança codificadas, para permitir acesso em ambientes críticos apenas aos técnicos autorizados;
  • Utilização de barreiras de proteção lógica (conhecidas como “firewall”) para proteger o sistema de acessos indevidos;
  • Conexão do sistema à rede corporativa do governo e/ou à internet (dependendo da plataforma tecnológica adotada).

10 - Consultoria em Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação


A área de Tecnologia da Informação abrange diversas especialidades: elaboração de plano diretor de informatização, consultoria na automatização de processos de negócio, desenvolvimento de sistemas, construção de portais e sítios internet, descrição de objetos técnicos para aquisição de equipamentos, periféricos e software, projetos lógico e físico de redes e/ou de infraestrutura computacional, consultoria em gestão e digitalização de documentos e entre outras soluções, todas relacionadas de algum modo à tecnologia da informação e Comunicação de dados.

A linha de serviço de consultoria em Tecnologia da Informação e Comunicação, atua na fase de planejamento inicial do projeto, potencializando sua aplicabilidade e os recursos disponíveis, bem como busca estratégias para minimizar possíveis riscos, aumentando assim as taxas de sucesso de um projeto. A atuação deste profissional pode ocorrer na análise das necessidades, na estruturação do projeto, na execução (desenvolvimento) e na implantação do projeto.

Neste sentido, a Celepar dispõe de 2 perfis do profissional de consultoria:

Consultores de Negócio: são profissionais com vasta experiência acumulada em alguma das áreas de atuação governamental, por atuarem durante muitos anos junto aos órgãos de governo, auxiliando-os na estruturação de sistemas informatizados e de processos de negócio, onde o conhecimento do negócio permite uma contribuição diferenciada. Exemplo: profissionais que atuam há muitos anos com a Folha de Pagamentos do Estado, com domínio da Legislação trabalhista, tributária e previdenciária envolvidas, além de conhecer o histórico de ações do Governo nessa área.

Consultores de Tecnologia: são profissionais que adquiriram extensa experiência de atuação em áreas específicas da Tecnologia da Informação. Como exemplo, podemos citar profissionais que atuam na área de Redes de Comunicação de Dados.


11 – Análise de Sistemas

O serviço de Análise ocorre em diversas instâncias, seja na fase de desenvolvimento de Projetos de Sistemas, na própria execução e construção de um projeto, na elaboração de projetos preliminares, estudos de viabilidade, análises de fatores de risco, mapeamentos tecnológicos, de acordo com metodologias apropriadas, será produzida documentação específica como Casos de Uso (de Negócio e de Projeto), Modelos de Classes, Protótipos de Interface, Planos de Testes e outros diagramas e documentos.


12 - Programação

Este serviço trata da fase em que se traduz para a linguagem de computador toda a especificação detalhada na fase de Análise. É quando são codificadas todas as instruções lógicas que deverão ser executadas por cada um dos módulos que compõem o sistema. Esta fase engloba os testes de cada módulo construído, tanto isoladamente quanto em conjunto com os demais módulos a ele integrados, de modo a aferir se o sistema está de acordo com o especificado no Plano de Testes, que podem eventualmente, abranger a análise de performance dos equipamentos em que o sistema será executado.


13 – Manutenção de Sistemas

Atividade posterior à implantação do sistema que envolve pequenas adaptações funcionais, corretivas, evolutivas, legais, normais no ciclo de vida de qualquer aplicação, também contempla apoio aos usuários na fase inicial de utilização dos Sistemas, e o atendimento de pequenas necessidades não estruturadas que surgem sobre o Sistema, como por exemplo elaboração de consultas eventuais sobre as bases de dados, investigação sobre o comportamento do Sistema em determinadas situações, acompanhamento de etapas de produção quando ocorrem situações não previstas pela aplicação, e similares.


14 - Help Desk

Implementação e operação de uma Central de Atendimento, baseada em ferramentas de tecnologia da informação e de interfaces de recepção de solicitações, via telefone, e-mail ou sala de atendimento Chat/Internet, ou outro meio de comunicação definido pelo órgão contratante com a anuência da Celepar.

O Callcenter (ou Contact Center) da Celepar é um ambiente especializado em atendimento aos usuários e/ou clientes de serviços de um órgão ou sistema. Para este atendimento são utilizadas diversas mídias de contato, podendo ser por telefone, e-mail ou sala de atendimento Chat/Internet. O atendimento através de Contact Centers possibilita o suporte remoto aos usuários, evitando deslocamentos físicos.

É uma unidade capacitada a operar até 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, de acordo com as necessidades dos serviços. Cada posto de atendimento conta com o trabalho de um atendente, equipado com telefone, computador e Software específicos para registro dos atendimentos e orientação dos usuários.

Quanto a forma de contratação: Posto de Trabalho, ou seja, são os serviços realizados pela Central de Atendimento prestados por um atendente durante um turno de seis horas.


15 - Construção de Sites e Portais – Intranet e internet

São realizados serviços de planejamento, design (aspecto gráfico), conteúdo (estrutura da informação) e construção de soluções, através da integração de ferramentas de gestão de informações com aplicação de múltiplos recursos de comunicação multimídia, para a construção de Portais (junção de diversos sites de maneira integrada), Sites Internet ou Intranet, Recursos de Comunicação Móvel e outros.


16 – Implantação, Treinamento e Suporte de Aplicações

Esta linha de serviço tem por finalidade apoiar a implantação de aplicações desenvolvidas pela Celepar em seus clientes, ministrando treinamento para usuários, bem como dando suporte à utilização das aplicações ao usuário final.


17 - Impressão e Preparo de Documentos de Segurança e outros com diversas Características

Serviço especializado, destinado ao tratamento de emissão de documentos de segurança, que necessitam de procedimentos especiais, tais como Carteira de Identidade e outros. Além outros serviços destinados à impressão e preparo de formulários envelopados, cartas, páginas impressas de diversos tipos, etiquetas autoadesivas, entre outros, conforme a necessidade do cliente.


18 – Serviços Digitais – Tratamento de imagens e digitalização de documentos

São serviços e soluções especializadas que envolvem o tratamento de imagens e a digitalização de documentos.


19 – Transcrição de Dados

Serviço destinado à transcrição de dados constantes em meio físico (papel), para sistemas digitais.


20 - Transmissão de Eventos – Webcast

Os serviços de Webcast consistem na utilização de equipamentos de áudio e vídeo, para a
transmissão de eventos sobre uma rede de comunicação de dados, Intranet/Internet, assim como
treinamentos, palestras, reuniões e divulgação, propiciando amplo alcance e economicidade em
deslocamentos, hospedagens, alimentação. Este serviço possibilita a interação entre a audiência e o palestrante, através de CHAT.

Está disponível a seguinte infraestrutura:
  •  Cessão de equipamentos de áudio e vídeo;
  •  Montagem e desmontagem da estrutura de transmissão;
  •  Acompanhamento e suporte à transmissão do evento;
  •  Geração do vídeo dos eventos transmitidos, com possibilidade de disponibilização em DVD, caso demandado.

21 – Infraestrutura de Webconference

O serviço de Webconference possibilita através do uso de desktops, notebooks, tablets e outros
dispositivos, equipados com câmeras de vídeo, microfones e auto falantes, através de uma rede de
comunicação de dados, Intranet/Internet, a transmissão de eventos como treinamentos, palestras,
reuniões e divulgação para grupos formados previamente, propiciando amplo alcance e economicidade em deslocamentos, hospedagens, alimentação, entre outros, possibilita inclusive a interação via áudio e vídeo entre os participantes.

Consiste nos seguintes serviços incluídos:
  •  Cessão de servidor para transmissão dos eventos;
  •  Configuração dos grupos, conforme solicitação do Cliente;
  •  Gestão do servidor e aplicativo para Webconference;
  •  Geração do vídeo dos eventos transmitidos, com possibilidade de disponibilização em DVD, caso demandado.

22 – Infraestrutura de Videoconferência

O serviço de Videoconferência é uma facilidade que possibilita, através da utilização de equipamentos especializados de áudio e vídeo, a realização de reuniões Intranet/Extranet/Internet, propiciando agilidade, amplo alcance, bem como economicidade em deslocamentos, hospedagens, alimentação. Possibilita a interação plena, em tempo real, entre os participantes do evento. As reuniões podem ser preferencialmente em instalações indicadas pelo contratante.

 Compreende a disponibilização dos seguintes serviços:
  •  Cessão de equipamentos de áudio e vídeo;
  •  Montagem e desmontagem da estrutura de transmissão;
  •  Suporte à realização da reunião.


23 – Solução de Gestão Corporativa de Documentos Digitais - Documentador

O Documentador é uma ferramenta configurável na sua estrutura de metadados e tem por objetivo oferecer suporte a Gestão Corporativa de Documentos gerados em papel, meio eletrônico e digital, contemplando qualquer formato de arquivo. Foi desenvolvido em Tecnologia Distribuída, arquitetado para trabalhar com repositórios diversos e independentes. Possui duas categorias: Implantação Básica ou Avançada.


24 – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Ensino a Distância - EaD

O serviço de disponibilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, compreende ambientes compostos de Softwares e Hardwares, que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permitindo acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.

A Celepar disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem para seus Clientes, baseado no
Software Moodle, que dispõem dos recursos de: Diário, Fórum, Questionário, Recurso, Rótulo, Tarefa e Wiki.
Os requisitos técnicos ofertados pela Celepar para a disponibilização deste Ambiente consiste em
servidores para a aplicação e banco de dados, além da área de armazenamento de dados.

Os cursos podem conter vídeos, músicas, slides e apresentações, que ocupam grandes áreas de
armazenamento, por isso é importante a avaliação técnica dos cursos pela Celepar que levará em conta a área em disco total disponível para o Ambiente Virtual de Aprendizagem no Data Center da Celepar, assim como a quantidade de fitas de backup a ser utilizadas, pois o conteúdo de cada curso é protegido por este procedimento de segurança.

Serviços Incluídos:
  •  Orientações para elaboração e operação dos cursos;
  •  Abertura de contas específicas para administradores de cursos, professores e alunos;
  •  Treinamento no uso do Software para elaboradores de conteúdo, professores, orientadores e
  • tutores.
  •  Política de back-up de segurança do conteúdo dos cursos;
  •  Disponibilidade de suporte técnico para problemas deste ambiente, apenas em horário comercial;
  •  Revisão e testes de stress de novos cursos;
  •  Disponibilidade de operadores de computador durante 24 horas por dia e 7 dias por semana no
  •  Data Center da Celepar, para manutenção da disponibilidade dos serviços do Ambiente Virtual de
  •  Aprendizagem;
  •  Atuação de equipe de segurança cibernética especializada no rastreamento de ataques e vandalismos contra equipamentos hospedados no Data Center.
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