Casa Civil

Relações com a Comunidade

Da Rua Para a Escola


Objetivos
– Atender famílias que possuem crianças e adolescentes em situação de rua, na prostituição e no trabalho infantil ofertando mensalmente uma cesta básica a estas famílias em contrapartida à manutenção do filho na escola.

Áreas de governo relacionada – Educação, Criança e Assuntos de Família.

É aplicável somente ao governo ou pode ser utilizada também por empresas privadas?
Somente ao governo.

Benefícios:
  • Facilidade de acesso às informações referentes às famílias participantes do projeto, relatórios estatísticos e gerenciais.
  • Acompanhamento sistemático das famílias, através de visitas domiciliares para o atendimento das necessidades básicas. Estas visitas visam inserir as crianças e os adolescentes em projetos sociais de caráter sócio-educativo que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social.
  • Viabiliza o acesso das famílias aos recursos sociais existentes no município (creche, saúde, habitação, emprego e outros).

Principais processos suportados/funcionalidade da aplicação
Há 2 módulos no sistema:
  • Módulo Local: utilizado pelos Núcleos Regionais de Educação, que são responsáveis pela atualização dos dados.
Possui as seguintes funcionalidades:
- Manutenção de Famílias (Responsável, 1ª Criança, Outras Crianças e Outros Adultos);
- Consulta de Famílias;
- Consulta de Escolas;
- Auditoria nos dados;
- Geração de dados para a SEED;
- Relatórios cadastrais e estatísticos referentes aos Núcleos Regionais de Educação.
  • Módulo Central: utilizado pela Secretaria de Estado da Educação.
Possui as seguintes funcionalidades:
- Agregação de dados dos Núcleos;
- Consulta de Famílias;
- Consulta de Escolas;
- Auditoria nos dados;
- Relatórios cadastrais e estatísticos englobando todo o Estado;
- Relatórios gerenciais englobando todo o Estado.

Principais dados envolvidos/informações disponibilizadas

Dados cadastrais de famílias (Responsável, 1ª Criança, Outras Crianças e Outros Adultos);
Dados dos Estabelecimentos de Ensino.

Plataforma de desenvolvimento da Solução

Access 97, SQL Server.

Requisitos (hw/sw)

Módulo Local: Windows 95 ou superior e Access 97.
Módulo Central: Windows 95 ou superior, Access 97 e client do SQL Server 7.0 ou superior.



Informações de Entidades Sociais e Convênios- IES

Objetivos – Cadastrar as Entidades Sociais que atuam no Estado do Paraná, os Convênios e os Conselhos Municipais de Direitos da criança, do adolescente e tutelar, possibilitando consultas on-line e respeitando os níveis respectivos de sigilo e segurança de acesso.

Áreas de governo relacionada
– Criança e Assuntos de Família.

É aplicável somente ao governo ou pode ser utilizada também por empresas privadas?
Aplicável somente ao Governo.

Benefícios:
  • Possibilita acesso às informações em qualquer parte do mundo.
  • Mantém os dados do sistema descentralizados.
  • Facilita a recuperação das informações.
  • Oferece maior agilidade no atendimento à comunidade.
  • Garante a segurança dos dados.
  • Possibilita conhecer os Conselhos Municipais de direitos da criança, do adolescente e tutelar do Estado do Paraná.

Principais processos suportados/funcionalidade da aplicação
  • Manutenção do cadastro de entidades sociais ativas e inativas (incluir, excluir, alterar, inativar, reativar);
  • Consulta ao cadastro de entidades sociais ativas e inativas;
  • Manutenção do cadastro de convênios financeiros e seus aditivos (geração, registro, atendimento, empenho, pagamento, estorno);
  • Emissão de relatórios sobre convênios (por entidade, município, regional, geral, por tipos de atendimento, por prestação de contas);
  • Manutenção do cadastro de Conselhos ativos e inativos (incluir, excluir, alterar, inativar, reativar);
  • Consulta às informações sobre conselhos ativos e inativos;
  • Mantém tabelas associadas ao cadastro de entidades sociais, aos convênios e conselhos;
  • Administração do acesso às informações cadastrais.

Principais dados envolvidos/informações disponibilizadas
  • Cadastro de Entidades Sociais;
  • Cadastro de Convênios;
  • Cadastro de Conselhos Municipais.

Plataforma de desenvolvimento da Solução

Windows-NT, SQL-Server, Internet, Tecnologia ASP.

Requisitos (hw/sw)
No ambiente servidor: SQL-Server.
No ambiente cliente: Internet Explorer.

Existe acesso em tempo real?

Internet.

Portal da Comunidade



Objetivo - Integrar e capacitar organismos da sociedade civil criando condições para o desenvolvimento auto-sustentável, atuando na capacitação dos membros da comunidade. Trata-se de um espaço virtual para organizar as informações das Comunidades proporcionando a construção do bem comum para o maior número de pessoas possíveis.

Cliente - Secretaria Especial de Relações com a Comunidade-SERC.

É aplicável somente ao governo ou pode ser utilizada também por empresas privadas?
Pode ser utilizado por comunidades legalmente constituídas, como Associações de Moradores, Clube de Mães, Pastorais Sociais, Corporações Voluntárias, Cooperativas, entre outras.

Benefícios
:
  • Contribui para a promoção do desenvolvimento social e econômico dos seus membros, a partir da divulgação de suas ofertas de produtos e serviços à população;
  • Contribui para a inclusão digital, pela oportunidade de acesso a informações e serviços na internet, públicos e privados, quebrando o isolamento das Comunidades organizadas da sociedade, promovendo em decorrência também a inclusão social.

Principais processos suportados/funcionalidade da aplicação:

Possibilidade de manutenção das informações das comunidades através da Web.

Principais dados envolvidos/informações disponibilizadas

  • Lista de associações comunitárias;
  • Bate-Papo Comunidades.
  • Informações das comunidades que fazem parte do projeto:
  • Agenda Social e Cultural com a divulgação dos eventos e notícias da comunidade;
  • Benefícios ofertados pela comunidade;
  • Classificados funcionando como um centro de troca de bens;
  • Doações para atender as necessidades das comunidades;
  • Oportunidades de trabalho no mercado formal e informal;
  • Bazar da produção local e serviços prestados;
  • Projetos de ações sociais e de captação de recursos.
  • Além dos serviços prestados acima, cada comunidade pode utilizar seu site como ferramenta para gestão dos problemas da região, cadastro dos seus membros, utilização de fórum de discussão entre outras facilidades.

Plataforma de desenvolvimento da Solução:
Aplicativo desenvolvido através de páginas ASP e bancos de dados SQL-Server.

Requisitos (hw/sw):
Ambiente Servidor: IES e SQL-Server.
Ambiente Cliente: computador com acesso à Internet e Browser.

Existe acesso em tempo real?
Sim.

Link:
www.portalcomunidade.pr.gov.br



Sistema de Informações para a Infância e Adolescência-SIPIA


Objetivos - Sistema de registro e tratamento de informações sobre a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Área de governo relacionada
- Criança e Assuntos de Família.

É aplicável somente ao governo ou pode ser utilizada também por empresas privadas?

Aplicável ao Governo.

Benefícios
:
  • Favorecer o planejamento e desenvolvimento de ações entre órgãos responsáveis pelas políticas e programas destinados à criança e ao adolescente.
  • Subsidiar os Conselhos Estadual e Municipais, com vistas à formulação, controle e execução das políticas voltadas à infância e adolescência.
  • Assegurar às crianças e adolescentes, o acesso às políticas sociais básicas necessárias ao seu desenvolvimento pleno.

Principais processos suportados/funcionalidade da aplicação

  • Registro dos fatos ocorridos com criança/adolescente; dos direitos violados; do agente violador; das medidas aplicáveis para assegurar os direitos da criança/adolescente; de entidades de atendimento;
  • Manutenção dos programas da entidade de atendimento;
  • Manutenção da agenda dos conselheiros tutelares;
  • Registro dos dados da criança/adolescente;
  • Consulta do perfil das crianças/adolescentes; do perfil das violações; da situação da retaguarda para aplicação de medidas;
  • Controle de execução (medidas de acompanhamento e medidas executadas);
  • Relatórios gerenciais.

Principais dados envolvidos/informações disponibilizadas
  • Manual elaborado pelo Governo do Paraná, adotado para todo país pelo Ministério da Justiça, parceiro no projeto;
  • Descrição do fato;
  • Dados da criança/adolescente;
  • Dados do agente violador (familiares, agente violador não identificado, criança/adolescente que viola seu próprio direito, Estado/Setor Público, Sociedade/Setor Privado);
  • Dados do Município;
  • Dados de profissões; de medidas aplicadas; dos bairros; dos conselheiros tutelares; dos Órgãos locais; das entidades de atendimento e da agenda dos conselheiros tutelares.

Plataforma de desenvolvimento da Solução

Rede Local; Delphi, Access.

Requisitos (hw/sw)
No ambiente local: windows 95 ou superior, processador 486 ou superior, 32 Mb de RAM, 150 Mb disponível em disco rígido, vídeo colorido – SVGA (resolução mínima 640 x 480).

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