Casa Civil

Xoops Celepar - Quem Usa

Por volta de 2004, 100% dos sites existentes em pr.gov.br (sites do Governo do Paraná) estavam feitos em tecnologia HTML pura, com poucas e simples ferramentas de atualização pelo usuário final (editor de notícias e gestor de banners).

Após a internalização do Xoops, o primeiro site a inaugurar esta tecnologia foi o da Agência de Notícias, no início de 2005.

Desse momento em diante, começou uma corrida para converter os sites de Governo para esta tecnologia. Lentamente no início, com poucos sites ao mês, mas crescendo rapidamente, chegamos ao momento eleitoral de 2006, quando a Justiça Eleitoral determinou a retirada de boa parte dos sites de Governo.

Aproveitamos a deixa para retornar todos eles já em Xoops, ao longo de 2007.

Em 2008, consolidamos o parque e hoje o número de sites ainda em HTML é apenas residual. Os sites Xoops em pr.gov.br já são mais de 300.

Do ponto de vista da construção de sites, as áreas da Celepar envolvidas com o Xoops estão na Diretoria de IP e Multimídia (DIM), na Gerência de Serviços de Comunicação e Multimídia (GSCM) e são as Coordenações de Atendimento a Serviços de Comunicação e Multimídia (CACM) e a Coordenação de Desenvolvimento de Produtos Multimídia (CDPM).

Junto com o Xoops Celepar, a GSCM desenvolveu o ambiente COATI (Controle de Atividades da GSCM) que serve como ferramenta de produtividade na construção de portais. Uma parte importante do COATI é o BMW (Boletins de Manutenção WEB), sistema no qual os usuários de portais solicitam serviços de manutenção e suporte diretamente à equipe da GSCM
Recomendar esta página via e-mail: