Casa Civil

Coordenação de Segurança, Medicina e Saúde Ocupacional - COSMET



Bruna Deslandes Skora Miqueta
Telefone:
(41)3200-6274
E-mail:
brunaskora@celepar.pr.gov.br


Objetivo:

Promover a organização estratégica dos processos e das práticas prevencionistas em atenção às necessidades da empresa e dos seus empregados. Expressar em políticas, programas, indicadores e serviços, o alinhamento e atendimento das diretrizes e princípios normativos e legais, de gestão e da manutenção da qualidade de vida do trabalhador.


Atribuições: 

I. constituir o Serviço Especializado em Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho;
II. coordenar a aplicação de políticas e Programas de Medicina e Segurança do Trabalho, em observância às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho e os demais dispositivos legais pertinentes;
III. identificar, avaliar e controlar os riscos de segurança, saúde, meio ambiente e do trabalho dos empregados, de pessoas de outros órgãos à disposição na Celepar e de terceiros contratados, adotando medidas pertinentes para reduzir os riscos de acordo com as normas legais;
IV. orientar os dirigentes e os responsáveis em relação às necessidades de atuação para manutenção da saúde e segurança dos trabalhadores;
V. atuar e promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto por meio de campanhas e programas permanentes;
VI. propor medidas prevencionistas e que permitam a melhoria contínua das condições de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho;
VII. realizar diagnóstico, acompanhamento e tratamento de atividades e operações insalubres e das condições sanitárias, bem como do conforto nos locais de trabalho;
VIII. gerir as atividades relacionadas à segurança e saúde ocupacional, implementado políticas internas que viabilizem a mitigação de riscos, para que sejam evitados acidentes e doenças na execução do trabalho;
IX. coordenar as ações que visam atender os aspectos psicofisiológicos por meio de parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho;
X. elaborar e manter o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT em conformidade com a Previdência Social e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR vigente.
XI. controlar os programas de segurança e medicina do trabalho, principalmente o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA – e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO;
XII. controlar a realização de exames periódicos, admissionais e demissionais dos empregados;
XIII. atuar em conjunto com a Brigada de Emergência da empresa objetivando a proteção contra incêndios, prevenção e integridade dos empregados por meio do estabelecimento de medidas de proteção;
XIV. atuar em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA;
XV. atuar e acompanhar os casos de absenteísmo, afastamento e tramitação de documentação junto ao INSS;
XVI. compor e gerir Comitê Multidisciplinar visando a Saúde Integral do Trabalhador;
XVII. identificar e acompanhar as necessidades de readaptação e reabilitação profissional;
XVIII. participar na definição de projetos de implantação ou alteração de ambientes da Celepar com o objetivo de identificar agentes ambientais e apontar medidas de prevenção;
XIX. responder à Legislação e Fiscalização Trabalhista, Previdenciária, Tribunal de Contas, Auditorias e demais órgãos oficiais; e
XX. outras atribuições inerentes à área.


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