Casa Civil

Informática Pública

O conceito de informática pública mudou muito nos últimos anos. As novas tecnologias de informação e comunicação permitem hoje que o cidadão tenha acesso a serviços de diversas naturezas sem a necessidade de deslocamento, sem filas e sem burocracia. Além de gerenciamento de redes corporativas, desenvolvimento de soluções tecnológicas para os órgãos governamentais e atendimento a um número cada vez mais crescente de usuários, as empresas de informática pública enfrentam novos e constantes desafios. A inclusão digital, através do acesso da população ao conhecimento proporcionado pela internet e aos serviços que ela agiliza, está provocando transformações sociais e econômicas que o Poder Público não pode ignorar. Todavia, os investimentos que os governos realizam nessa área não podem ser feitos de forma aleatória.


O Governo do Paraná resolveu enfrentar esse desafio de frente, transformando a informática pública num instrumento de controle do Estado pelo cidadão e de aprofundamento do processo democrático. As centenas de sítios e portais, com serviços de toda ordem, e a aposta num modelo de desenvolvimento tecnológico que pode ser compartilhado por todos com a adoção de programas de computador de código aberto, são alguns desses instrumentos.


A ênfase na estratégia de desenvolvimento sustentável está refletida nas ações da Celepar, o órgão que centraliza todas as atividades na área da tecnologia da informação. O uso adequado das novas tecnologias tem promovido mudanças significativas na gestão do Estado. Pioneira na área da informática pública brasileira, a Celepar vem aumentando significativamente a oferta de serviços, com o incremento de seu parque de computadores, ampliação de sua rede de sistemas, que operam em tempo integral, e a capacitação de seu quadro técnico.


É desta forma que a informática pública vem se desenvolvendo no âmbito do governo paranaense, através de um um modelo de administração mais participativa e descentralizada, com a tecnologia dando suporte às decisões de governo e ampliando e melhorando os serviços de atendimento ao cidadão.

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