Casa Civil

Desktop Paraná

A distribuição Desktop Paraná é um pacote de programas para computador, com código aberto, adaptado às necessidades do Governo do Paraná pela Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR. A distribuição paranaense é baseada na versão Debian CDD e interface gráfica Gnome. Além do sistema operacional Linux, a distribuição contém inúmeros programas, como o pacote para escritório BrOffice, com editores de textos, páginas web, desenhos, apresentações e planilha eletrônica, e o navegador de internet Mozilla.

O sistema operacional Linux é um conjunto de programas básicos e utilitários com código fonte aberto que fazem o computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel, um programa fundamental que viabiliza as operações básicas necessárias à execução dos demais programas.

O Debian, por sua vez, é uma das versões mais aprimoradas do Linux e vem com mais de 15.490 pacotes, softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, que permite fácil instalação no computador. É uma extensa coleção de softwares livres.

E a customização Desktop Paraná torna o ambiente muito mais amigável para o usuário além de reunir num único disco todos os softwares mais necessários aos usuários. E é livre!

O esquema funciona como uma torre: na base dela está o kernel. Sobre ele todas as ferramentas básicas. Acima estão todos os outros softwares executados no computador. No topo da torre está o Debian, que organiza e arruma cuidadosamente os elementos, de modo que tudo funcione bem quando todos os componentes trabalham em conjunto.

A interface gráfica Gnome, que a exemplo do Debian faz parte do projeto GNU, foi projetada para oferecer aos usuários e desenvolvedores o máximo de controle sobre sua área de trabalho, aplicações e dados. O objetivo é a criação de programas de fácil utilização. A comunidade Gnome de profissionais e voluntários especialistas em usabilidade criou o primeiro, e único, Guia de Diretrizes para Interface Humana em software livre (Gnome Human Interface Guideline, ou HIG). A interface Gnome é utilizada, desenvolvida e documentada em dezenas de idiomas, num permanente esforço de tradução para o maior número possível de línguas. O framework – ferramentas para desenvolvimento de sistemas - de acessibilidade do Gnome é o resultado de vários anos de esforços de profissionais e colaboradores de todo o mundo, um componente essencial de seu desenvolvimento e não apenas um complemento do sistema.

Ao fazer a opção pela versão Debian e pela Gnome, a distribuição Desktop Paraná do Governo do Estado/Celepar procurou oferecer aos usuários o resultado do desenvolvimento de inúmeras comunidades que disponibilizam seus conhecimentos para usufruto de todos quantos queiram contribuir para o aperfeiçoamento e a expansão das ferramentas que possibilitem o acesso à informação e aos modernos meios de comunicação.

Para acesso a todos os documentos e ao conteúdo do CD Desktop Paraná, clique no link abaixo:
http://www.repositorios.pr.gov.br/
Recomendar esta página via e-mail:
  • Facebook
  • Instagram

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência