Casa Civil

Soluções de Comunicação Multimídia

O foco das Soluções de Comunicação Multimídia é oferecer serviços na área de Software e Mídias aplicadas ao exercício da cidadania interativa e da participação democrática, tornando este procedimento acessível a um maior número de pessoas, bem como reduzir os custos para a Administração Pública, e dessa forma, aumentar as possibilidades de diálogos com o poder público e a sociedade civil.

A CELEPAR é especializada em comunicação interativa, design, consultoria e desenvolvimento de aplicativos baseados em tecnologia Web, abrangendo desde sites institucionais até projetos de portais, Intranets, Extranets corporativas e soluções para comunicação móvel. Busca continuamente a excelência, sendo conferida no site www.agenciadigital.pr.gov.br, a qualidade dos serviço prestados.

Os projetos de Solução de Comunicação Multimídia são estruturados a partir do levantamento de informações que identifiquem: objetivos, público alvo, projeção de conteúdos e outras características, segundo as necessidades do contratante e implementados através da aplicação de módulos padronizados desenvolvidos pela CELEPAR. Envolvem o planejamento, design (aspecto gráfico), conteúdo (estrutura da informação) e construção de soluções, através da integração de ferramentas de gestão de informações com aplicação de múltiplos recursos de comunicação multimídia, para a construção de Portais (junção de diversos sites de maneira integrada), Sites Internet ou Intranet, Recursos de Comunicação Móvel e outros.


Hospedagem de sites internet
Um site (ou sítio) internet é caracterizado por um endereço virtual específico (usualmente com a sigla www, de “world wide web” ou rede de alcance mundial), geralmente com características visuais e de navegação padronizadas, disponibilizado em equipamentos localizados no Datacenter CELEPAR.


Serviços Incluídos:
  • Conexão do site ou portal à internet com alta disponibilidade (pelo menos dois fornecedores de serviços de telecomunicações distintos e independentes);
  • Manutenção de endereço web (*.pr.gov.br) específico para o site ou portal (a manutenção de endereços alternativos, como *.com ou *.org, não é de responsabilidade da CELEPAR);
  • Atuação de equipe de segurança cibernética especializada no rastreamento de ataques e vandalismos contra o site ou portal hospedado na CELEPAR, incluindo suporte para implementar melhorias/eliminar brechas de segurança e serviços de recuperação de sites ou portais danificados por ataques, vandalismos e outras ações mal-intencionadas provocadas pelos chamados “crackers”, de modo a restaurar o site ou portal para a configuração e conteúdos anteriores aos ataques;
  • Manutenção corretiva, quando constatados erros de construção do site ou portal;
  • Cópia de segurança do conteúdo do site ou portal, não incluindo o conteúdo de eventuais Bancos de Dados acessados pelo site ou portal;
  • A manutenção dos conteúdos dos sites e portais podem ser gerenciados pelos próprios órgãos, sem intervenção direta da CELEPAR, por meio de ferramentas como o GPCel (Gerenciador de Portais da CELEPAR), baseado na plataforma XOOPS (eXtended Object Oriented Portal System), sendo que o número de usuários cadastrados neste software é ilimitada.

Características gerais do ambiente/serviço:

  • Disponibilidade de equipamento para hospedagem do sistema, instalado em ambiente monitorado por software e por operadores na Sala de Controle durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, com climatização adequada e com energia estabilizada;
  • Disponibilidade de ambiente com sistema de proteção contra a falta de energia, por meio de utilização de no-break e grupo motor gerador, visando suprir falhas de fornecimento de eletricidade por parte da concessionária de energia e proteger os equipamentos instalados das oscilações elétricas;
  • Monitoramento de climatização do ambiente do Datacenter por meio de alarme sonoro acionado em casos de frio, calor ou umidade excessivos, visando manutenção da temperatura adequada ao funcionamento dos equipamentos e à maximização de sua vida útil;
  • Monitoramento do ambiente do Datacenter por circuito interno de TV;
  • Proteção por meio de sistema de alarme anti-fumaça, nos ambientes do Datacenter;
  • Utilização de barreiras de proteção física, contendo portas de segurança codificadas, para permitir acesso em ambientes críticos apenas aos técnicos autorizados;
  • Utilização de barreiras de proteção lógica (conhecidas como “firewall”) para proteger o sistema de acessos indevidos;
  • Conexão do sistema à rede corporativa do governo e/ou à internet (dependendo da plataforma tecnológica adotada).
Para mais informações acesse - http://www.agenciadigital.pr.gov.br

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