Casa Civil

m.pr.gov.br - A evolução do m-Gov no Paraná

Por Luciana Loli Vieira e Christianne Steil

“Excelência em Governo Eletrônico”, é isso que significa o Portal Móvel do Governo do Paraná.
Utilizando uma estrutura moderna em sua construção, que comporta módulos específicos de funcionalidades, o Portal Móvel dá início a uma geração de informações e serviços de governo que são oferecidos através de smartphones, tablets, entre outros dispositivos que possuam browser.

Na corrida para acompanhar a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) o portal móvel e interativo desponta como referência nacional, solidificando o papel da CELEPAR como empresa parceira do Governo do Paraná, cumprindo sua missão de prover soluções tecnológicas para aproximar a Administração Pública e a sociedade.

Vencedor da 11ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico SECOP 2012, na categoria e-Serviços Públicos, entre os 105 trabalhos inscritos de todos os cantos do Brasil, o portal móvel e interativo do Paraná é muito mais que uma lista de links acessíveis, é partilhar ao cidadão paranaense um governo que busca ser mais eficiente e antenado com as diretrizes de Governo Eletrônico.

Isso quer dizer que, o Portal Móvel do Governo do Paraná é sim a afirmação de que
o Paraná tem avançado com sucesso quando o assunto é Governo Eletrônico.
E e para além, quando a direção é o Governo Móvel.

Com o aumento veloz de cidadãos acessando a internet através de equipamentos móveis, Governo e CELEPAR rapidamente moveram esforços para atender a este novo público de usuários investindo em tecnologias e em uma equipe que identificou as melhores práticas de Governo Móvel para o Estado. Utilizando critérios de comunicação, interoperabilidade, interatividade, mobilidade e usabilidade o Portal Móvel é uma inovação no momento em que apresenta como diferencial a conversão do Catálogo de Serviços do portal web oficial do Governo do Paraná para uma multiplataforma funcional em dispositivos móveis, ou seja, várias informações e serviços que hoje integram o Portal do Governo estão também disponíveis na internet móvel. É um aumento significante do rol de serviços prestados pelo Governo concretizando a modernização nas atuações de governo cumprindo uma Administração Pública mais eficiente.

O M.PR.GOV.BR foi desenvolvido pela CELEPAR, através da Gerência de Serviços de Comunicação Multimídia – GSCM, que utilizou o CMS (Content Management Systems - Sistema de Gerenciamento do Conteúdo) baseado no software livre denominado XOOPS (Extensible Object Oriented Portal System), banco de dados MYSQL, linguagem PHP, servidor de web APACHE, associado as tecnologias mais atuais como JQuery Mobile, HTML5, CSS3 e JS.

O design foi adequado conforme os padrões de layout, cores, fontes e ícones do Portal do Governo do Paraná, oferecendo as mesmas informações e serviços, mas adaptadas à multiplataforma funcional em dispositivos móveis. Para as áreas temáticas Verão Paraná e Turismo o design foi elaborado de forma diferenciada visando tornar o tema mais atrativo ao público que busca estes tópicos. Conta com acesso as quatro áreas principais – Cidadão, Empresa, Governo e Servidor – que apresentam informações e serviços específicos para cada tema, e contempla espaço para Serviços Rápidos, Contato, Notícias, Utilidade Pública, Perguntas Frequentes e Mídias Sociais dos Órgãos do Governo.

Desenvolver o Portal Móvel contou com desafios como:

  • a análise e tratamento dos mais de 1500 serviços e informações contidos no Catálogo de Serviços do portal web oficial do Governo do Paraná, em que, além de um processo de seleção da informação ou serviço foi necessário convertê-la para a plataforma móvel atendendo critérios relevantes como emergência/urgência, mobilidade, volume de informação compacto/objetivo e a garantia de utilização efetiva pela usabilidade adequada da interface.
  • a tecnologia envolvida no projeto está em constante transformação o que impõe rapidez na evolução dos equipamentos. Utilizando arquitetura SOA (arquitetura orientada a serviços), o portal substitui a implementação de regras de negócio e reutiliza os serviços construídos para plataformas convencionais.
  • o prazo para execução era curto em relação às exigências e complexidade do projeto, o que acarretou imprescindivelmente em uma atuação ágil e de comprometimento da equipe diante do projeto proposto.

O Portal do Governo do Paraná sempre teve como foco o acesso ao maior número de informações e serviços de interesse do cidadão. Para tanto, é necessário mantê-lo constantemente em convergência com as tendências tecnológicas e os conceitos de design contemporâneo e de usabilidade. Resultado desse esforço é um portal concentrado no comprometimento, compartilhamento, respeito ao interesse público e evolução contínua.

Por isso, a adoção de plataformas web móveis para prestar serviços públicos e interagir com os cidadãos é um excelente canal de comunicação entre Governo e Cidadão. As informações e serviços do Portal do Governo distribuídos de forma ágil e prática, é a certeza de que o Governo do Paraná e a CELEPAR estão atuantes e com êxito nas direções que o Goveno Móvel pretende.


Vantagens do m.pr.gov.br

  • Facilita o dia a dia do cidadão simplificando processos e atribuindo agilidade no cumprimento de obrigações.
  • Diminui tempos e distâncias, quebrando barreiras e possibilitando um canal rápido de comunicação para aproximar Governo e Cidadão.
  • Atende a um novo e vasto público usuário de dispositivos móveis.
  • Mantém a premissa do Portal do Governo: informações e serviços voltados para o cidadão (pessoa física, empresário, servidor e governo).
  • Foca em informações compartilhadas, dados cruzados e segurança, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e facilitando a interatividade através de soluções de TIC.
  • É um veículo de inclusão digital, participação cidadã e transparência de acordo com as diretrizes de Governo Eletrônico.
  • Atende aos princípios constitucionais de uma Administração Pública mais eficiente.
Gráfico Cidadão


Resultados

Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2011, foram registradas 136.000 visualizações de página. Até o momento foram disponibilizados 167 informações e serviços, com ênfase para os serviços do Detran, visto o alto índice de acesso. Encontram-se no item Serviços Rápidos, soluções com foco em informações combinadas, sendo possíveis de integral consulta ou realização do serviço no próprio dispositivo móvel, destacando-se: Agendamento de Exames para Habilitação, Boletim Escolar, Consulta Pontuação CNH, Consulta Cadastro de Contribuintes, Débito Veículos, IPVA, Linha de Transporte Intermunicipal, Operadoras de Transporte Intermunicipal, Protocolo Integrado, Resultados de Exames para Habilitação, Taxas dos Serviços de Habilitação.

A facilidade na consulta e pagamento do IPVA, o registro da pontuação na carteira de habilitação, multas, exames e taxas do Detran aliados a integração do portal com instituições bancárias, proporcionaram ao cidadão agilidade no cumprimento de suas obrigações, simplificando processos. Vale citar, como exemplo de mobilidade assegurada, o pagamento do IPVA para o exercício 2011, em que, ao informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o proprietário do veículo teve acesso ao valor do tributo e ao conjunto de números da linha digital equivalente ao código de barras, que permite o pagamento nas agências bancárias.

Outros exemplos de mobilidade são:
A “Agenda CFC”, em que o aluno identificando o número do processo obtém informações sobre o curso no qual está inscrito no Centro de Formação de Condutores, entre eles, os de reciclagem, motofretista, mototaxista, transporte de passageiros e transporte escolar.
No item “Taxa do Detran/Pr” constam os valores cobrados pelo órgão para serviços como a renovação da CNH, alteração de categoria ou de dados cadastrais.
Ao acessar “Exames Detran/PR” o cidadão obtém as notas das provas que fez atrvés do número do processo.
No item “Pontuação” informando o número da CNH e do CPF o motorista consulta os pontos registrados em sua Carteira Nacional de Habilitação.

No caso da área temática Verão Paraná foram disponibilizadas informações e serviços sobre Boletins de Balneabilidade, Previsão das Ondas e do Tempo, Condições das Estradas e Rodovias, Controle do Tráfego e acesso rápido a diversos Twitters de interesse, privilegiando o cidadão que estava aproveitando o verão no litoral do Estado.

O portal conta com diversas informações e serviços que reproduzem a mobilidade e interação entre governo e sociedade, vale ressaltar que o Estado do Paraná foi pioneiro ao disponibilizar serviços de governo em plataforma móvel. Assim, qualquer nova aplicação do governo deverá considerar que grande número de usuários acessarão as informações dos seus dispositivos móveis, em qualquer lugar, a qualquer tempo, com cobertura de tecnologia certificada pela CELEPAR.


Breve histórico do m-Gov no Paraná

Mas vale lembrar que para chegar até aqui não foi tão simples. Desde 1995, o Paraná é pioneiro na web quando a CELEPAR disponibilizou à época, o então site www.pr.gov.br, uma tela com fundo branco que apresentava alguns links com textos informativos sobre serviços prestados à cidadania, sob o título “Rede Cidadão”. Ainda que a maioria das pessoas não estivessem familiarizadas com a internet, era fato que este canal de comunicação chegara para ficar e mudar o modo de vida em sociedade. Daí em diante, o “site” do Governo do Paraná fez estrada e se tornou modelo para os Estados do país ao criar acesso rápido a assuntos de interesse do cidadão.

De igual modo, a CELEPAR também não parou e expandiu, além de criar e manter o site do Governo do Paraná, passou a desenvolver sites para os órgãos institucionais. E o que era originalmente a função de uma pessoa a dar manutenção a um site, foi reestruturada para uma equipe interna com 3 funcionários, centrada na criação de mais sites, utilizando o formato HTML.

Até 1998 mais de 25 sites estavam disponíveis, período em que começaram as principais iniciativas de agregar serviços junto as páginas de informação na rede. Em 1999, visando dar autonomia de administração aos sites a CELEPAR desenvolveu via Lotus Notes um produto que possibilitava ao próprio cliente publicar suas notícias. Entre 2000 e 2001, a maioria dos órgãos do governo paranaense já contavam com um site na web e uma equipe com 6 pessoas da CELEPAR para desenvolvimento e manutenção de páginas. A essa época o Paraná deu início a sua atuação em Governo Móvel, visto o crescimento do uso de celulares e a possibilidade de gerar informações e serviços através destes aparelhos.

Em 2004 a CELEPAR adotou a ferramenta XOOPS (eXtended Object Oriented Portal System), que passou a fazer parte do desenvolvimento dos sites e portais, o que gerou maior autonomia e agilidade para os órgãos do Governo. Deste momento em diante, cada administrador de seu site poderia incluir conteúdos, imagens, bibliotecas de áudios e vídeos e contar com mais interação com os leitores. Também, facilidades de comunicação via SMS (short message system) entre outros.

A partir de 2005 todos os novos sites passaram a ser feitos com o XOOPS, sendo que em 2006 já eram cerca de 70 sites. Governo, CELEPAR e cidadão progrediram juntos entre as descobertas de novas tecnologias e necessidades de informações e serviços. O Governo investindo e organizando seus departamentos para disponibilizar informações e serviços essenciais, a CELEPAR buscando as melhores tecnologias e arquitetura da informação para aplicar em seus sites e portais, e o cidadão, colocando em prática a utilização do Governo na web contribuindo com as reais necessidades de serviços que requisitava estar na web.

Em 2007, a CELEPAR criou uma Gerência de Serviços de Comunicação Multimídia - GSCM, que contava com uma equipe de 12 pessoas, o que propiciou o modelo de uma Agência Digital para a gestão dos processos produtivos ligados ao desenvolvimento de sites e portais para o Governo do Estado do Paraná. Agência Digital é um termo empregado para designar agências que constroem toda a comunicação orientada à Internet para empresas, governos e instituições.

A atuação da Agência Digital proporcionou à CELEPAR não apenas o papel de desenvolvedora de sites e portais, mas para além do planejamento, implantação e manutenção, uma metodologia de trabalho inovadora especializada em comunicação interativa, design, consultoria e desenvolvimento de aplicativos. Tanto que em 2009, lançou um novo Portal do Governo do Paraná (www.cidadão.pr.gov.br) com um novo conceito de navegabilidade e usabilidade, e ainda, utilizando software livre. Optou-se por um design mais ergonômico, com a separação em públicos diversos: cidadão, empresa, turista, governo e agência de notícias. Paralelamente, foi implantado o inédito Catálogo de Serviços do Estado, um aplicativo que se categoriza pela exigência de CPF ou CNPJ, reunindo os principais serviços presentes nos sites e portais do Governo.

O novo modelo de Portal do Governo do Paraná rendeu para a CELEPAR o Prêmio ARede 2007, na categoria: Empresa Pública, sob o título “Um portal governamental feito em software livre”. E em 2010, com o trabalho intitulado "Agência Digital: aproximando o governo do cidadão", os sites e portais desenvolvidos com o XOOPS Celepar para o Governo do Estado do Paraná colocaram a CELEPAR como finalista do 13º Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública na categoria "Iniciativa de Sucesso - Administração pública eficiente e eficaz - aplicações voltadas para o cidadão". Foram inscritos mais de 50 trabalhos de várias partes do Brasil e da América Latina. A CELEPAR foi uma das 6 empresas finalistas com a apresentação da metodologia de trabalho e de gestão da GSCM no planejamento, implantação e manutenção de sites e portais para a Administração Pública do Estado do Paraná.

Ainda em 2010, o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br, apresentaram o projeto Censo da Web .br apontando o Paraná como líder do ranking de sites para governo.

Para a atualidade, a Agência Digital Celepar que conta hoje com uma equipe de 19 pessoas, tem se dedicado a ampliação do uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) desenvolvendo meios interativos para dispor as informações e serviços do Governo, como é o caso do bem sucedido Portal Móvel.

Vale ressaltar, que em toda esta trajetória, o Portal do Governo do Paraná sempre conquistou lugar de destaque entre todos os portais estaduais do país, não seria diferente para o seu Portal Móvel de Governo, visto manter essencialmente o objetivo de atender os interesses do cidadão em primeiro lugar.
Recomendar esta página via e-mail:

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência