Casa Civil

Celepar - Municípios

17/03/2017

Bahia tem interesse em sistemas de trânsito e administração do Estado do Paraná

Conhecer as soluções em tecnologia da informação e comunicação  desenvolvidas pela Celepar para a gestão das áreas de trânsito e administrativa do Estado do Paraná. Este foi o motivo que trouxe a Curitiba o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Samuel Pereira Araújo; o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes e a superintendente da Secretaria da Administração, Cristine Câmera de Araújo.

Juntamente com a assessora da Prodeb, Kátia Argolo de Castro, os quatro participaram durante dois dias (15 e 16) de reuniões de trabalho no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) e no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), situado no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado. “Sou entusiasta da gestão que o presidente Jacson imprime à frente da companhia. Viemos aqui compartilhar informações, trocar conhecimentos, para saber o que é possível implantar em nosso Estado”, disse Araújo, que também preside a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

Jacson Leite lembrou que em 2011 foi adotado na administração estadual um modelo de gestão que mede a satisfação do cidadão em relação às ações de Governo destinadas à população, por meio do uso de ferramentas de TIC. A título de exemplo, o presidente informou que são ofertados diariamente cerca dede 2,5 milhões de serviços públicos à sociedade paranaense, “números comprovados através dos sistemas que rodam no data center da companhia”.

O grupo teve acesso também a alguns cases de Business Intelligence (BI’s) que a empresa desenvolve para as secretarias e suas vinculadas, principalmente nas áreas de segurança, trânsito e controle de gestão. Leite informou que atualmente existem 606 BI’s atendendo o complexo do Governo, “onde os dados, com base em mais de 900 sistemas corporativos, são transformados em informações e auxiliam os gestores públicos na tomada de decisões”.

Detran


De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, as reuniões com a Celepar tiveram o objetivo de prospectar cases de sucesso destinados a melhorar a prestação de serviços à população baiana.

A Celepar, segundo ele, possui um trabalho de excelência e promove de forma pioneira no Brasil amplo processo de integração de dados, o que possibilita a elaboração de políticas públicas de segurança para o trânsito, resultando em maior eficácia e efetividade nas ações públicas.

“Nesse sentido, conhecer as exitosas ferramentas de trabalho desenvolvidas pela Celepar que auxiliam o Detran-PR a promover significativas melhorias no atendimento dos condutores e proprietários de veículos, é importante para nós”, disse. Lúcio Gomes citou ainda os estudos de Business Intelligence (BI’s) da companhia, “como imprescindível ferramenta de gestão para as diversas políticas de Estado”.

Cooperação Abep


Dentro da filosofia da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) em promover intercâmbio entre suas associadas e participar na formulação de política pública de TIC, Celepar e a Prodeb possuem um termo de cooperação técnica com o propósito de desenvolver projetos de mútuo interesse voltados à conectividade, ao armazenamento e segurança de dados e imagens. O documento prevê ainda, entre outros pontos, a disseminação da tecnologia como meio de aprimoramento da prestação de serviços públicos e apoio à pesquisa voltada à aplicação de soluções de inteligência na gestão pública.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.