Casa Civil

Celepar

20/04/2017

Começa nesta sexta-feira, 21, o Hackathon Paraná 2017 e o DemoDay será no domingo, 23

Está tudo pronto para o início do Hackathon Paraná 2017 e do DemoDay Paraná 2017. Os coordenadores e equipes de organização dos dois eventos trabalharam o dia inteiro para transformar os espaços da Secretaria de Estado do DesenvolvimEstá tudo pronto para o início do Hackathon Paraná 2017 e do DemoDay Paraná 2017. Os coordenadores e equipes de organização dos dois eventos trabalharam o dia inteiro para transformar os espaços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e do Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade) para receber os mais de 100 participantes dos dois eventos deste fim de semana. O Hackathon começa a partir das 8 horas deste feriado do dia 21, sexta-feira, e prossegue no sábado, 22, com término previsto para as 21h30. E às 8 horas da manhã de domingo, 23, acontece o DemoDay, com encerramento programado entre 13h15 e 13h45. Os dois eventos se encerram com entrega de prêmios aos três melhores qualificados e com a presença do secretário da SEDU, Ratinho Junior.

O Governo do Paraná propõe, por meio da SEDU e do Paranacidade, a iniciativa inédita em administração pública com o DemoDay Paraná 2017. “Estamos incentivando talentos a colocarem suas ideias criativas, com soluções inovadoras, em favor da gestão pública, para facilitar e melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. E, com o DemoDay damos oportunidades a empreendedores para apresentarem os seus negócios inovadores a investidores das mais distintas áreas de atividades”, enfatiza o secretário da SEDU, Ratinho Junior, que estará presente também na abertura do Hackathon, às 8h30 desta sexta-feira, 21.

Surpresa - A temática deste Hackathon Paraná 2017 é “Cidades Inteligentes”, mas a problemática específica só será revelada no dia do evento. Os participantes formarão equipes multidisciplinares, de até cinco integrantes, instruídas por mentores especializados, seguindo a metodologia Hackathon em busca de ideias inovadoras e disruptivas (cujo significado é o poder de romper ou alterar com o processo de algo. Que causa a restauração súbita de uma corrente elétrica, provocando faíscas e gastando a energia que estava acumulada).

Já, o DemoDay 2017 é um evento para empreendedores, de startups, apresentarem seus negócios a investidores de diferentes áreas e as suas apresentações serão avaliadas por uma banca de especialistas nas diferentes atividades. Os três primeiros selecionados também serão premiados.

“É, sem dúvida, uma grande oportunidade para as empresas divulgarem seus negócios e, ainda, investidores conhecerem novas startups, conversar com seus fundadores e fazerem networking. É neste dia em que o empreendedor precisa ‘vender o seu peixe’. Ele pode convencer o público investidor que a sua solução resolve um problema real do mercado, por meio de uma proposta inovadora e, sobretudo, economicamente viável. Detalhe, tudo isso em apenas cinco minutos”, afirma um dos coordenadores do evento, Daniel Romanowski.

Além de Romanowski, fazem parte da coordenação dos trabalhos o arquiteto Giancarlo Rocco; os Analistas de Sistemas, Leandro Victorino de Moura e Adriana Saldanha Pierri. Como equipe de apoio há mais de duas dezenas de funcionários do Paranacidade e da SEDU, estes ultimos fazem trabalho voluntário.

Tanto o Hackathon como o DemoDay serão realizados nas dependências da SEDU e do Paranacidade, localizados nos 1º e no 2º andar do Edifício Caetano Munhoz da Rocha, na Rua Deputado Mário de Barros, 1.290, no Centro Cívico, em Curitiba. Fones: (41) 3350 3310 ou 3350 3398. Contatos também pelo site: contato@hackathonparana.pr.gov.br

Da programação

HACKATHON - 21 de abril de 2017 (sexta-feira):

8 horas às 8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
8h30 as 9h30 – Abertura do evento
9h35 às 9h55 – Apresentação Tema
10 horas às 10h50 – Design Thinking
10h50 às 11 horas – Intervalo
11 horas às 11h20 – Team building
11h20 às 12 horas – Palestra de Pitch e Modelagem de Negócio
12 horas às 12h15 – Orientações para as equipes, entrega dos kits e fechamento
12h15 às 13 horas – Almoço
13 horas – Início da Maratona

HACKATHON - 22 de abril de 2017 (sábado):

0 hora às 19h30 – Maratona de desenvolvimento
19h45 às 21h15 - Apresentações e análise de propostas
21h30 às 21h45 – Encerramento

DEMODAY - 23 de abril de 2017 (domingo)

8horas às 08:30 – Credenciamento e Welcome coffee
8h30 às 9 horas – Abertura do Evento
9 horas às 11 horas – Apresentações
11horas às 11h15 – Coffee
11h15 às 13h15 – Apresentações
13h15 às 13h45 – Divulgação da equipe vencedora e encerramento

Os mentores do HACKATHON PARANÁ 2017

· Carlos Roberto Massa Junior, o Ratinho Junior

Secretário do Desenvolvimento Urbano, político, gestor público transformador, gosta de gente e de desafios. Formado em Marketing e Propaganda, pela Facinter; tem Pós-Graduação em Direito de Estado, pela PUC de Brasília; Especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade, em Madri, Espanha; e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo, em Havana, Cuba.

Já foi deputado estadual, federal, e o mais jovem líder de bancada na Câmara Federal. Com seus mais de 300 mil votos, em mais de 395 municípios, foi o deputado estadual mais votado no Paraná e elevou de dois para 12 o número da bancada de seu partido, fortalecendo a sua liderança política.

Licenciado, chefia a Pasta do Desenvolvimento Urbano (SEDU), o Paranacidade, COMEC e ConCidades. Ratinho Junior trabalha com lideranças e prefeitos dos 399 municípios do Paraná, com programas ousados e inovadores, como sediar este Hackathon e este DemoDay com parceiros valiosos.

· Benicio José Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia, pela PUC / SP, e com MBA pela FGV, atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia.

CEO da empresa Ravel Tecnologia, desenvolve há cinco anos atividades como mentor e investidor em Startups. Mentor, pela Anjos do Brasil, tem em seu portfólio mais de 16 Startups em atividade.

Apenas em 2015 participou em eventos nacionais e internacionais da avaliação de mais de 120 startups. Tem grande atuação na área de vendas, estratégia de negócios e desenvolvimento humano.

Preside atualmente o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), promovendo e fomentando a atividade tecnológica da região.

· Erica Marques

Country Champion Brazil no Google Business Group. Co-fundadora do Top 9 in the World GBG Curitiba - Programa Oficial Google, presente em mais de 80 cidades no mundo. Mentora no Google Startup Launch e Aceleradoras.

· Guto Silva

Deputado estadual, Guto Silva foi o vereador mais votado em Pato Branco e atuou à frente da subchefia da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, cargo que ocupou até março de 2014.
É professor universitário, empresário na área de comércio exterior e consultor internacional de empresas, consultor internacional do Sebrae/PR, e já esteve em mais de 38 países realizando negócios internacionais.

É pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios pela Universidad Nacional de Misiones, na Argentina.

· Ronaldo Cavalheri

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Diretor Geral do Centro Europeu, Escola pioneira em Economia Criativa no Brasil. Ele também atua como Coaching de Negócios Criativos. Co-criador e mentor da UniStart – Universidade das Startups -, Vice-Presidente de Startups do Instituto Smart City Business America e Co-Manager do GBG CWB.

· Thiago Y. Matsumoto

Engenheiro eletricista, graduado pela FEI-SP com MBA de Gestão Empresarial pela FGV. Investidor anjo e mentor, atuando com startups em eventos nacionais e internacionais. Co-Founder da Lunctus Angel Startup Investing, sócio fundador da Celebreak Sistemas de Energia, Diretor de Inovação e Empreendedorismo do ITESCS, entidade com a missão de ser um HUB tecnológico na região do ABC.

· Alessandra Klein

Designer Gráfico, formada pela Universidade Positivo, e Mestre em Gestão Ambiental. Trabalhou durante anos na Universidade Positivo nas áreas de TI e Marketing com Produção Gráfica e Design Digital. Sócia-Proprietária da Empresa Ciclo2 Tecnologia, que atua na área de Desenvolvimento de Sistemas Web, projetos com foco em sustentabilidade.

· Luciano de Santana Calchi

Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Sócio Diretor da empresa SOFTClass, atuante no mercado de vendas e gestão de pessoas há mais de 20 anos, com enfoque em tecnologia em São Paulo e na região do ABC. Investidor anjo em várias startups, também participa do Conselho do Polo de Incubadora e Aceleração de Startups da Universidade Metodista de São Paulo.

· Dener Rocha


Sócio fundador da empresa SOFTClass, arquiteto e desenvolvedor de software, atuando há mais de 25 anos em múltiplas plataformas. Especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão.

Atuante no mercado de tecnologia da região do ABC e São Paulo. Investidor anjo em várias startups, participa do Conselho do Pólo de Incubadora e Aceleração de Startups da Universidade Metodista de São Paulo.

· Cláudia Gama

Formada em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Unifran. Leader as a Coach, Executive Coach, Life Coach e Personal Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Practitioner em Programação Neurolinguística pela American Board of Neuro Linguistic Programming (NLP).

MBA - Master em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV. É membro da Sociedade Brasileira de Coaching, credenciada ao International Coaching Council (ICC) e, é professora de pós-graduação em Liderança e Facilitação de Equipes no Instituto Europeo di Design (IED) e no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Possui larga experiência em assessoria de Gestão Administrativa e Gestão de Pessoas no Brasil e exterior, com conhecimento e domínio de técnicas avançadas no desenvolvimento de Liderança de Si Mesmo e Aumento de Performance Humana.

Os palestrantes

· Marcos Batista

Graduado em Design, com pós-graduação em cidades criativas e economia criativa pela FGV e engenharia de produto pela USJT. Tem mais de 28 anos de experiência na área com vários prêmios internacionais e nacionais.

Proprietário do Studio Marcos Batista, é consultor credenciado do Sebrae em Inovação, Design e Startups. Idealizador e professor do curso de pós-graduação Creative Design Business na Universidade Mauá em São Caetano do Sul.

É diretor em design estratégico do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) e também participa do conselho Polo de Incubadora e Aceleração de Startups da Universidade Metodista de São Paulo.

· André Telles

Publicitário, professor e palestrante nas áreas de Marketing Digital, Empreendedorismo Digital e Inovação em cidades. Foi o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre Social Media Marketing em 2005, em seguida publicou o livro “Geração Digital” (2008), “A Revolução das Mídias Sociais” (2010) e “O Empreendedor Viável” (2013).

Escreve como colunista para o portal de tecnologia da UOL, para o portal Mundo do Marketing e Revista Move. Co-Fundador da agência digital Mentes Digitais. Mentor e quotista de startups de base tecnológica.

Co-idealizador do Centro de Inovação iCities no IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (2014). Co-fundador e CMO do iCities – Smart Cities Solutions; projetos e soluções para cidades inteligentes.

· E, ainda Benício José Filho, já citado acima.

Da comissão julgadora

Benicio José Filho
Thiago Y. Matsumoto
Ronaldo Cavalheri
Marcos Batista

Fonte: SEDU
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência