Casa Civil

Notícias

12/05/2017

Dia Nacional de Bike ao Trabalho tem ações de conscientização na Celepar

Em uma ação conjunta promovida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e a Fundação Celepar (Funcel), por meio do Grupo Transporte Livre existente na empresa, 63 empregados adotaram a bicicleta como meio de transporte no Dia Nacional de Bike ao Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (12).

Quem chegava de bicicleta era recepcionado com food bikes no estacionamento. Além disso, os interessados assistiram a um documentário sobre a mobilidade urbana em convívio com o ciclismo e participaram de uma roda de conversa com os ciclistas da empresa. Esta ação fez parte da campanha "Abasteça sua Mente", que contemplou também a participação de empregados alocados em cliente e também dos núcleos regionais da Celepar.

Através do Programa de Qualidade de Vida, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, a Celepar, com a implantação de ações contínuas em várias áreas, incentiva a participação dos empregados em práticas que venham ao encontro da saúde e do bem-estar. Em relação ao uso de modais alternativos, ele lembra que desde 2014 a companhia possui um bicicletário coberto com 60 vagas, “iniciativa que alavancou o uso da bicicleta como meio de transporte entre os celeparianos”.

O empregado Jônathas Mikosz de Moura pedalava de forma esportiva. Com as campanhas interna de divulgação do Programa Transporte Livre, há cinco anos adotou a bicicleta para vir trabalhar. “O Dia de Bike ao Trabalho representa um momento de conscientização no trânsito, tanto para os ciclistas quanto para os motoristas, uma vez que envolve questões de sustentabilidade da cidade e da melhoria na qualidade de vida”, disse ele.

Há três anos, o empregado Paulo Roberto Hagemeyer tomou coragem e tirou a bicicleta da garagem, justamente numa ação do Dia de Bike ao Trabalho e, a partir daquela data, passou a adotar a bicicleta como seu meio de transporte diário de deslocamento de casa à Celepar. “Andar de bicicleta pela cidade era um desafio e hoje isto já virou um hábito. Acredito que usar a bicicleta me deixa satisfeito não apenas em relação a minha saúde, mas também em relação à sociedade. Afinal, mesmo que de forma discreta, sei que também estou fazendo a minha parte”. Hagemeyer é um grande incentivador do uso da bike, a começar pelos filhos.

O celepariano Abner Machado também aderiu à bike pelo incentivo da empresa. “Ao ver colegas de trabalho virem de bicicleta ao trabalho e também pelas campanhas de incentivo, resolvi adotá-la. O Dia de Bike ao Trabalho representa um momento importante para premiar as boas práticas de mobilidade urbana. Antes a minha criatividade alternava durante o dia, agora estou 100% ativo e focado, e, ao mesmo tempo, sem stress”.

Prêmio

Em premiação nacional na área de Recursos Humanos, no ano passado o Programa Transporte Livre da Celepar conquistou o 1º lugar no Prêmio Oswaldo Checcia 2016, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa, por estimular ações voltadas à qualidade de vida, saúde e bem-estar social dos empregados da empresa.

Na avaliação do diretor administrativo-financeiro, Lucio Alberto Hansel, a premiação é um incentivo adicional para que a companhia continue executando ações destinadas a promoção do bem-estar social, com reflexos positivos para o público interno, como para a comunidade, no caso específico, na melhoria da mobilidade urbana.

Dia de Bike ao Trabalho

O Dia de Bike ao Trabalho é inspirado no Bike To Work Day, iniciado em 1956 pela organização League of American Bicyclists, evento anual realizado mundialmente para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o serviço. No Brasil, esta iniciativa é realizada na segunda sexta-feira do mês de maio.

Resultado

Foram rodados aproximadamente 800 km, levando-se em conta trajetos de ida e volta. A ação teve a adesão de quatro ciclistas que participaram pela primeira vez do evento, sendo que um deles percorreu a maior distância (25,3km) de sua casa até o trabalho. Foram evitadas 292,744 kg/CO2 na emissão de poluentes, tendo como parâmetro um carro 1.0 com um empregado na direção.

Sorteio

Dentre as ações realizadas, houve também um sorteio de brindes, realizado em parceria com a Funcel. Segue a lista dos vencedores:

Espelho retrovisor para bike - Flavio das Chagas Prodossimo
Bomba de ar para bicicleta em alumínio - Jeferson Pereira da Costa
Campainha - Eder Taffarel Chagas
Bolsa para selim - Renato Heyn
Corrente com segredo numérico - Maurício Luiz Viani
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência