Casa Civil

Notícias

27/06/2017

Desenvolvido pela Celepar, aplicativo do Detran-PR facilita a vida dos novos motoristas

Os novos motoristas que vão fazer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se beneficiar com o novo aplicativo do Detran-PR, desenvolvido em conjunto com a Celepar. Lançado pelo governador Beto Richa nesta segunda-feira (26), o app Detran Habilitação deve atender 100 mil candidatos que passam pelo processo todos os anos no Estado. O app já está disponível, de forma gratuita, para celulares, tablets e smartphones.

Richa destacou que a ferramenta é mais uma medida para facilitar a vida dos cidadãos. “Além de eliminar filas de espera no Detran, o aplicativo também dará mais agilidade ao serviço prestado à população. Todos os avanços tecnológicos são desejáveis por uma administração como a nossa, que busca a eficiência no atendimento”, afirmou

Durante a cerimônia, o governador destacou também o papel da Celepar no desenvolvimento de soluções voltadas à modernização da gestão pública estadual, como o aplicativo que estava sendo lançado. Além disso, Richa deu ênfase ao Nota Paraná e ao Menor Preço, sistemas que a companhia desenvolveu para a Secretaria da Fazenda, e que despertaram a atenção de vários estados brasileiros.

Aplicativo

O aplicativo permite que o futuro motorista controle cada etapa e acompanhe passo a passo, desde a contratação do Centro de Formação de Condutores até a entrega da CNH aos aprovados. O app tem ainda agenda de exames, aulas, consulta de taxas e resultados, além de canal exclusivo para falar com a central de atendimento do Detran e simulado do teste teórico de direção.

“Vimos que existia uma expectativa muito grande dos candidatos, a maioria deles jovens, em relação à primeira habilitação. Com o aplicativo, além de ter em mãos as informações sobre o processo, eles se sentirão mais seguros em cada etapa”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo Traad, todos os meses são abertos nove mil processos de 1ª habilitação no Paraná. A estimativa é que o aplicativo atenda os mais de 100 mil candidatos que passam pelo processo todos os anos no Estado, com divulgação nas autoescolas e clínicas médicas e psicológicas credenciadas.

Nada similar

O novo aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Celepar e faz parte do sistema Detran Fácil, que disponibiliza os serviços do Detran de forma digital. “Não existe no país nada similar ao nosso aplicativo. Esperamos que ele sirva de exemplo para outros estados”, disse o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Mais ferramentas

Além do app Detran Habilitação, o Detran conta ainda com dois outros aplicativos para celulares: o jogo educativo PerigosaMente no Trânsito, pensado para crianças e adolescentes, e o app DetranPR, que ganhou nova versão e mais funcionalidades.

Antes, já era possível ver pontuação da habilitação, extrato de débitos do veículo, solicitar segunda via de documentos, imprimir guia de licenciamento, realizar serviços e consultas. Agora ele também permite cadastrar mais de um veículo, controlar custos com abastecimento, calcular preços para uso de álcool ou gasolina, até datas e gastos com manutenção.

Apresentação ao governador

O analista da Celepar, Fábio José Kolling, um dos responsáveis pelo desenvolvimento, mostrou as funcionalidades do aplicativo ao govenador Beto Richa, durante o evento de lançamento no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no Palácio Iguaçu.

O aplicativo 1ª Habilitação foi desenvolvido na GSI-D pelos analistas Fábio José Kolling e Luiz Rodrigues Fantini, com apoio de outros analistas que atuam no Sistema Central de Habilitação (SCH), que é a fonte das informações mostradas no app. Utilizando a plataforma Ionic de desenvolvimento pela primeira vez, eles contaram também com o suporte dos analistas da GSI-B/COSIN-B1 na disseminação das experiências e práticas obtidas no desenvolvimento de apps anteriores.

Foi da prancheta de ambos que surgiram as primeiras concepções do app, em resposta às demandas do Detran/PR por serviços específicos para atender aos candidatos à obtenção da 1ª Habilitação.

Desenvolvimento

A Celepar possui uma gerência exclusivamente dedicada à produção de sistemas e de aplicativos para a área de trânsito (GSI-D). Este conhecimento especializado é o diferencial que permite a produção contínua de produtos inéditos no País, como o aplicativo de Vistoria Digital de Veículos, reconhecido nacionalmente com o Prêmio e-Gov 2016, concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

“O comprometimento dos nossos analistas com a inovação e a qualidade é fator importante de ser destacado nesta valiosa parceria técnica com o Detran/PR”, reconhece o Diretor de Desenvolvimento da Celepar, José Juracy Macedo.

Download

Todos os aplicativos do Detran são gratuitos e estão disponíveis para os aparelhos que usam os sistemas Android e IOS. Para encontra-los basta fazer a busca na loja digital do celular: Detran Habilitação, Detran/PR e PerigosaMente – O Jogo. Todos são registrados pela Celepar.

“O app pode ser baixado gratuitamente. Para utilizá-lo, basta que o candidato informe o seu número de CPF e o número do processo de 1ª Habilitação aberto no Detran-PR. Com estes dados, o app automaticamente carrega todas as informações do candidato”, informa Marco Aurélio de Araújo Barbosa, diretor de tecnologia do Detran-PR.

Presenças

O assessor especial de Políticas Públicas, Edson Lau Filho, também participou da solenidade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência