Casa Civil

Celepar

01/09/2017

Curso de Smartphone atinge a marca de 500 participantes

Iniciado em novembro do ano passado, o Curso Básico de Smartphone está em sua 13ª edição, totalizando 500 pessoas com os 50 que alunos que participaram deste treinamento gratuito que encerrou nesta quinta-feira (31) na Celepar. Além de Curitiba, a capacitação já foi realizada nos municípios de Pato Branco, Paranavaí, Ivaté e Ibiporã.

Neste curso, mãe e filha participaram juntas. Foi o caso de Lena de Oliveira, 80 anos, agente de viagem ainda na ativa, que veio acompanhada da filha Eloisa Rocha de Oliveira, 54 anos. Lena deu nota 10 para tudo o que aprendeu aqui, “desde o conteúdo, a maneira como fomos tratados, o acolhimento e a equipe de professores”. Ainda segundo ela, o curso demonstrou que as pessoas com mais idade são capazes de adquirir novos conhecimentos.

Eloisa, que é comerciante e artesã, disse que a “Celepar está de parabéns, uma vez que o curso foi muito bom”, ao mesmo tempo em que afirmou que as duas vão levar bons proveitos do curso. Quando ela se referia as duas, além da mãe, a outra pessoa era a tia que também foi aluna desta capacitação.

O nome da tia: Maria de Lurdes Rocha, 82 anos, professora aposentada, para quem o curso foi excelente. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos na Celepar pela inciativa. E se tivesse que dar uma nota pelo que vivenciou em três dias da capacitação na companhia ela daria 20, “10 é pouco pelo tudo que recebemos aqui”.

O casal Antônio Carlos Tybucheski, 80 anos, eletricista aposentado e Ivone Freiberger Tybucheski, 74 anos, costureira aposentada, eles disseram que chegaram aqui na Celepar praticamente sem conhecer nada de celular. Ele, por exemplo, tinha medo de mexer no aparelho. Ela, por sua vez, só sabia ligar e desligar.

Ao final do curso, o marido viu que o celular “não morde, e que é bom de lidar com ele”. Ivone gostou tanto do que aprendeu que pretende voltar a fazer novamente o curso. E para finalizar Antônio ainda disse: “valeu uma barbaridade participar deste treinamento”.

Gente de boa vontade

O diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansel, participou da cerimônia de entrega dos certificados, tanto na turma da manhã como na turma da tarde. Nas duas, ele falou da satisfação da empresa em acolher “tanta gente de boa vontade em aprender”. Hansel comentou também sobre a importância da tecnologia no dia a dia de cada um, “por isso a empresa compartilha um pouco do seu conhecimento, no sentido de que as pessoas se capacitem a dominar as novas ferramentas de comunicação para que haja uma relação mais harmoniosa na família e na sociedade”, afirmou ele.

O treinamento na Celepar, de terça-feira a quinta-feira, foi de nove horas/aula, com duas turmas, uma pela manhã e a outra no período da tarde. Para setembro estão programados os seguintes cursos:

- Pato Branco, dias 12, 13 e 14.

- Celepar (Curitiba), dias 19, 20 e 21.

- Icaraíma, dias 26, 27 e 28.

Informações pelo telefone (41) 3200-6000 ou pelo e-mail celepar@celepar.pr.gov.br

Depoimentos

"O curso é muito bom. Aqui vemos novas coisas, que nunca imaginaríamos que fôssemos utilizar. Eu acho bastante válido, só que não podemos deixar de exercitar o que aprendemos. O que mais aproveitei, foi a mexer no WhatsApp, a transferir arquivos como fotos e vídeos. Valeu muito a pena para mim".

Rubens Cassimiro - 73 anos

"O curso é espetacular, muito bom! Aprendi aqui praticamente tudo. Eu não usava o facebook ou internet, somente o WhatsApp e aprendi muito mais coisas. Estou aproveitando muito curso e apostila ajuda muito. Hoje em dia, nós, idosos, somos considerados analfabetos digitais, porque não temos uma vivência com os celulares. Estou muito satisfeita, o pessoal aqui é muito bacana, se ofereceram para ajudar e tudo mais".

Marilu Janowski Camporezi - 64 anos

"Eu quero muito agradecer a vocês. Eu tive esse sentimento, de que mais do que aprender, aqui foi uma escola de amor. Vocês geraram uma energia tão grande, que a gente chegava em casa e tinha vontade de voltar! Foi muito gostoso. A dedicação da professora foi maravilhosa e os instrutores que nos atenderam também foram muito bons e se mostraram disponíveis para nos ajudar. É impressionante esta sensação de amor que vocês transmitiram para a gente".

Nelci Ana Kurudz

"O curso é maravilhoso! Mas é muito curto e acho que deveria ser pelo menos uma semana, para de fato aprendermos o que nos é ensinado. Em casa, nossos filhos e netos não têm muita paciência em ensinar a gente e a gente também não tem muita paciência para aprender. Vou levar muita coisa para a vida, porque este aparelho (smartphone) facilita muito nosso cotidiano".

Rachel De Lucena de Souza – 75 anos

Alunos da manhã

 Antonio Carlos Tybucheski
 Aparecido Vicente Cardoso
 Cacilda Cardoso
 Elci Sartori
 Elda Maria de Oliveira
 Eloisa Rocha de Oliveira
 Elza do Carmo Freitas
 Ida de Jesus Lazaro Leonel
 Ivone Freiberger Tybucheski
 Izelda Mathias
 Jurahil Oliveira Dias
 Leonina Ramos da Silva
 Lindamir Pinto dos Santos Lara
 Maria de Lurdes Rocha
 Maria do Rocio Rueda
 Maria Helena Rocha de Oliveira
 Marlene Salomé
 Marly Miriam Beniste
 Marly Miriam Beniste
 Nasareno Farias
 Nelsi Terezinha Briski Pesch
 Maria da Consolação Mendonça Veiga
 Sandra Aparecida Guarda
Terezinha Zanatta Cassimiro

Alunos da tarde

 Alba Massari Zunino
 Alexandre Soares
 Amandia de Lourdes da Silva Adami
 Antonia Rosa de Godoy Ferreira
 Celina Romana de Araujo
 Cristina Maria Atem
 Helena Frizzo Enriquez
 João Batista Rodrigues
 Loraine Teresinha Daros
 Maria Teresinha Guimarães Pinto
 Marilu Janowski Camporezi
 Marli Terezinha Caminski
 Nelci Ana Kurudz
 Nelson Basso
 Nelson Basso Junior
 Rachel De Lucena de Souza
 Regina Maria Sliwiany
 Rosélia Montenegro Mendes
 Rubens Cassimiro
 Sergio Fernando Mendes
 Sergio Fernando Mendes
 Zenobia Deneka Kulcheski

Equipe da Celepar

Alceu Mentta
Dircélia Maria Alessi
Luiz Carlos de Lima
 Rafael Ricardo Mayer
Julio Cezar Bueno
Sérgio Luis dos Santos Oliveira
Thiago Ximenes da Silva
Olga Nunes Araújo
Zilanda Cinthia Magalhães de Andrade
Ataide Prestes de Oliveira Junior
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência