Casa Civil

Notícias

05/09/2017

Celepar é finalista no Prêmio Excelência em Governo Eletrônico

O Governo do Estado, por meio da Celepar, garantiu um projeto entre os finalistas da 16ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2017). Neste ano, foram inscritos 89 trabalhos, experiências aplicadas nos governos federal, estadual e municipal. A solenidade de abertura do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) e a cerimônia de premiação está prevista para o dia 13 de setembro, que será realizado em Porto de Galinhas – PE. Esta edição tem como tema "TI Pública – Conectando o Governo com a Sociedade Digital".

A solução Menor Preço do Nota Paraná, encaixada na categoria e-Serviços Públicos, é um dos projetos do Paraná que concorre com mais 11 finalistas. A premiação, criada em 2002, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O aplicativo

O Menor Preço do Nota Paraná, conhecido pelos cidadãos paranaenses como Menor Preço, é um aplicativo que permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em mais de 60 mil estabelecimentos participantes no Estado do Paraná. As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda emitindo a nota fiscal. Semanalmente são mais de 10 milhões de preços atualizados. O aplicativo móvel está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android, e utiliza as informações do item das notas fiscais, autorizadas no Estado do Paraná, para realizar o comparativo de preços em diversos estabelecimentos inscritos no cadastro de contribuintes do ICMS. Desde seu lançamento, em novembro de 2016, este aplicativo teve mais de 310 mil downloads e mais de 16,5 milhões de acessos (registrados via google analytics), obtendo nota de referência 4,3 na Google Play e de +4 na Apple Store, em mais de 1.400 avaliações. Para o cidadão a utilização do aplicativo propicia economia no valor de aquisição do produto e na economia de tempo com a pesquisa prévia do endereço do estabelecimento onde o produto procurado está sendo comercializado pelo menor preço.

Premiação


O prêmio e-Gov que está na sua 16ª edição, tem por objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federal, estaduais e municipais. Além disso, busca divulgar iniciativas de modernização da gestão pública que reflitam em benefícios aos cidadãos, pelo uso das tecnologias da informação e comunicação.

A iniciativa vencedora do "Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2017" será apresentada durante o Secop, de 13 a 15 de setembro.

O Secop é distribuído em palestras, painéis, rodadas de negócios, oficinas e espaços para discussões de temas relevantes do setor de informática pública, tendo como público alvo profissionais de TIC, gestores públicos, acadêmicos e instituições de pesquisas, e profissionais do setor privado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.