Casa Civil

Celepar

01/12/2017

Inscrição à Maratona de Ciência de Dados termina nesta sexta

125 competidores, divididos em 25 equipes, cada uma com cinco pessoas, iniciam neste sábado (2) a participação no primeiro Bluehack Curitiba, maratona tecnológica que terá foco em ciência de dados e também o primeiro com a utilização de dados públicos. Os participantes contarão com o apoio de 50 mentores. O mentor terá a função auxiliar mais de uma equipe na criação de soluções.

Os interessados em participar na condição de competidores têm até esta sexta-feira (1) para fazer as inscrições gratuitas pelo site www.blueopen.org/curitiba, As vagas de mentores já foram preenchidas.

A maratona que inicia às 8h de sábado e vai até às 17h de domingo, totalizando 33 horas ininterruptas de competição, será realizada na Celepar e conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e da IBM, tem por objetivo obter soluções e ideias que propiciem aprimoramento das políticas públicas da saúde no Estado.

Os participantes terão pela frente desafios específicos, com base em dados oficiais que serão disponibilizados pela Secretaria da Saúde, distribuídos em cinco tópicos: mortalidade materno e infantil (população de zero a um ano); risco de doenças infectocontagiosas; base de internações; base de consultas de especialidades médicas; e dados de mortalidade (violenta, cardiovasculares e neoplasias).

BOAS IDEIAS - De acordo com o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o Bluehack é uma excelente oportunidade para que os parceiros envolvidos na organização desta maratona intelectual avaliem as boas ideias que serão apresentadas durante os dois dias de competição. “A proposta é alinhar novas soluções de tecnologia da informação e comunicação que possam colaborar com a melhoria contínua da saúde pública no Estado do Paraná”, disse ele.

A Celepar responde pela infraestrutura e a organização local do evento, a Secretaria da Saúde pelos dados oficiais do Estado e a IBM pela estrutura computacional, o método, o conjunto de softwares em nuvem para o tratamento dos dados, além de colocar à disposição a sua rede mundial de divulgação.

Nesta edição de Curitiba, o evento conta com o patrocínio da Celepar, Unimed e Positivo Tecnologia/Windows Pro.

INFRAESTRUTURA -
A competição vai ocorrer no hall da Celepar, preparado com toda a estrutura física, lógica e elétrica especificamente para este fim. Além disso, haverá áreas de convivência para alimentação (alimentos rápidos), para que os competidores possam comer enquanto trabalham, bem como espaço para descanso, através de 20 puffs e uma cadeira de quick massagem. O atendimento aos participantes será feito por profissionais da Celepar, Secretaria da Saúde e IBM.

SÁBADO - O credenciamento dos competidores e dos monitores inicia às 8h de sábado. Às 10h está programada a abertura oficial, cerimônia rápida com avisos aos participantes.

A partir da abertura, cada equipe escolhe o tema do desafio entre os cinco propostos pela Secretaria da Saúde. Durante o sábado serão ministradas diversas minipalestras sobre os dados da saúde pública no Estado e a respeito das soluções tecnológicas que estarão à disposição dos competidores no Bluehack.

DOMINGO - Encerra às 12h de domingo o prazo para que cada equipe apresente seu projeto à comissão julgadora que selecionará os projetos finalistas, sem um número específico.

Cada equipe finalista terá um tempo para expor seu projeto à comissão julgadora na sessão de julgamento.

O projeto vencedor será escolhido pela comissão julgadora, após a apresentação dos finalistas. Às 17h00 está programada a premiação do trabalho vencedor e o encerramento do Bluehack.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência