Casa Civil

Celepar

04/12/2017

Projeto para o monitoramento de doenças infectocontagiosas vence Maratona de Ciência de Dados

Após 33 horas de trabalhos ininterruptos que resultaram na elaboração de 13 projetos voltados à melhoria da saúde pública no Estado, foi encerrada no início da noite de ontem (03) a Maratona de Ciência de Dados na Celepar. O projeto Mais Paraná foi o vencedor.

A equipe vencedora desenvolveu uma plataforma para o monitoramento de doenças infectocontagiosas, no sentido de subsidiar ações preventivas na área da saúde. A ferramenta tecnológica possibilita ao gestor público uma melhor visualização da situação por município e região, auxiliando diretamente nos processos de planejamento e tomada de decisão.

Além do trabalho vencedor mais 12 projetos elaborados a partir de dados da Secretaria da Saúde, abrangendo os anos de 2008 a 2016, foram apresentados para análise da comissão julgadora. A competição reuniu mais de 100 participantes, profissionais e estudantes de diversas áreas, auxiliados por 50 mentores no desenvolvimento das soluções.

Marco

Para o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, a maratona foi um marco na história de 53 anos da companhia, “na medida em que criamos um ambiente criativo e favorável à troca de informações e de conhecimentos, que convergiram em boas ideias voltadas à melhoria da saúde pública”. Segundo ele, parcerias entre agentes públicos e a sociedade tem o potencial de gerar projetos que beneficiem diretamente a população.

Equipe vencedora


Contando com a participação de seis competidores, a equipe do projeto Mais Paraná foi composta por Philip Gonçalves, engenheiro de software; Daniel Skroski, designer; Guilherme Parreira, estatístico; Jessica Sisa, estudante de engenharia mecânica; Gabriel Santori, estudante de estatística e Daniel Ikenaga, estatístico.

O cansaço e o pouco tempo para o desenvolvimento do projeto foram os principais problemas sentidos pelo grupo que trabalhou com o propósito de elaborar uma ideia voltada à melhoria da saúde pública no Paraná. Na avaliação dos vencedores, esta maratona tecnológica foi um excelente laboratório de trabalho em equipe.

Premiação

Como prêmio, os seis integrantes do projeto Mais Paraná poderão utilizar gratuitamente as plataformas tecnológicas da IBM pelo período de um ano, tanto para a evolução deste projeto, como para o desenvolvimento de novas soluções.

De acordo com a executiva de negócios da IBM, Andrea Rodacki, o Bluehack realizado na Celepar superou as expectativas, “na medida em que se transformou em um grande embrião para que outras áreas públicas adotem medida similar”.

Comissão julgadora

A comissão julgadora foi presidida por Márcia Goldfieri, do laboratório de pesquisa IBM e contou com a participação de Ana Claudia Figueiredo, gerente do programa de cidadania corporativa da IBM; de Alexandre Grenteski, responsável pela área de inovação aberta da Renault do Brasil e dos diretores da Celepar, Danilo Scalet, tecnologia da informação e comunicação e Luiz Fernando Ballin Ortolani, infraestrutura e operações.

A avaliação levou em conta cinco aspectos: inovação, aplicabilidade, modelos de negócios, qualidade técnica da solução e impacto social. Segundo Scalet, em função do pouco tempo que as equipes tiveram para o desenvolvimento do trabalho surgiram ideias promissoras.

Os 13 projetos passarão por uma análise conjunta da Secretaria da Saúde e da Celepar para avaliar a viabilidade de implantação.

Bluehack

O Bluehack foi um grande desafio promovido pela IBM, em parceria com a Celepar e a Secretaria da Saúde. Trata-se de uma maratona tecnológica que reuniu cientistas de dados, profissionais vinculados à saúde, programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas.

A Celepar respondeu pela infraestrutura e a organização local do evento, a Secretaria da Saúde pelos dados oficiais do Estado e a IBM pela estrutura computacional, o método, o conjunto de softwares em nuvem para o tratamento dos dados, além de colocar à disposição a sua rede mundial de divulgação.

Nesta edição de Curitiba, o evento contou com o patrocínio da Celepar, Unimed e Positivo Tecnologia/Windows Pro.

Clique aqui para assistir o vídeo da RPC

Clique aqui para assistir o vídeo da e-paraná
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência