Casa Civil

Celepar

11/04/2018

Presidente da Celepar relata experiência profissional a executivos de TIC

A experiência de mais de 45 anos na área da tecnologia da informação e comunicação foi relatada pelo presidente Jacson Carvalho Leite no painel “CIO Testimony” que encerrou o evento que o ITC4CIO realizou no dia de ontem (10), em Curitiba, e que reuniu executivos de várias empresas do setor de TIC do Estado, no âmbito privado e público.

Em sua fala em que usou uma linha cronológica de tempo, o presidente da Celepar relatou as experiências profissionais que teve desde a sua passagem pela IBM, no início dos anos 70, quando foi perfurador de cartão e o seu início na vida pública, em 1976, com o ingresso no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), na condição de supervisor de informática.

Jacson Leite comentou também sobre sua primeira passagem pelo Governo do Estado, entre 1995 e 1998, como secretário executivo e presidente do Conselho Estadual de Informática e Informações (CEI) e o período em que presidiu em Minas Gerais o Conselho Estadual de Informática e Informações (Ciemg) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge), nos anos de 1999 e 2000.

Ele falou ainda sobre o seu retorno ao Paraná em 2000, quando até 2002 trabalhou na Celepar como assessor para Assuntos Institucionais oportunidade em que implantou o site do governo do Paraná. Outra missão dele na companhia foi a de conduzir em todo o Estado o “Celepar na Comunidade”, projeto de grande alcance social que permitiu a 100 mil paranaenses o primeiro contato com o computador.

A sua nova estada no IPPUC, 2003 e 2004, também foi lembrada. Lá, ele desenvolveu e executou projetos de cunho social e na área da tecnologia da informação.

Na sua passagem pela Assessoria Técnica de Informações (ATI) da Prefeitura de Curitiba, em2005, e na presidência do Instituto Curitiba de Informática (ICI), de 2006 a 2010, Jacson Leite coordenou a implantação de um sistema integrado de informações estratégicas que convergiu na chamada sala de situação do município.

Celepar

O Sistema Estadual de Informações (SEI), o Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), a reorganização do data center, os mais de 660 cases de Business Intelligence (BI’s), o Gabinete de Gestão e Informações (GGI), o painel de números que registra uma média diária de 2,5 milhões de serviços ofertados pelo Governo do Estado aos cidadãos paranaenses, além da certificação digital foram, entre outros, tópicos destacados pelo presidente durante sua fala aos executivos de TIC.

Jacson Leite lembrou que o Paraná é modelo nacional no uso de soluções de tecnologia da informação e comunicação na gestão pública. “As ações desenvolvidas pela companhia foram em direção ao Governo Digital. Hoje ele é uma realidade, fruto do esforço, do talento e da dedicação de celeparianos e de servidores públicos que também estão engajados neste projeto”, disse ele.

“Nada acontece no país que não envolva a tecnologia da informação. Neste sentido, nossas ações têm reflexos sobre o presente e sobre o futuro do nosso país”. Com esta reflexão, o presidente Jacson Carvalho Leite finalizou a participação no painel “CIO Testimony” do ITC4CIO.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook
  • Instagram

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência