Casa Civil

Notícias

10/05/2018

Curso de Smartphone da Celepar forma nova turma

Uma nova turma do curso de Smartphone para pessoas com mais de 60 anos, da Celepar, se formou nesta quinta-feira (10), em Curitiba. A capacitação de três dias integra o projeto Celepar Cidadã, que oferta o curso periodicamente.

“Esta é uma oportunidade de aprendizado que na nossa idade não podemos deixar passar. Por isso, fiz questão de agradecer em nome de todos por tudo de bom que recebemos aqui”, disse Zerlinda Buch, 72 anos, que falou em nome do grupo de 50 alunos que concluiu o curso.

Magali Teresinha Tatarin Gubert, 65 anos, veio aprender como atender uma ligação e, ao mesmo tempo, passar um número de telefone quando solicitado. Sempre que ela tentava apagava o contato e caia a ligação. “Além das explicações da professora, gostei muito da dinâmica das aulas, principalmente pela atenção individual que cada aluno recebe dos monitores”.

O Curso Básico sobre Smartphone integra o Projeto Celepar Cidadã, que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado a pessoas com idade superior a 60 anos.

Atualização

De acordo com o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Jacson Carvalho Leite, a capacitação tem o objetivo de atualizar os conhecimentos das pessoas idosas e permitir que elas passem a interagir com o universo digital, “levando mais experiência, coerência e ponderação ao mundo da internet”.

Este curso, de acordo com Leite, quebra barreiras de comunicação e interação social, ao mesmo tempo em que ajuda a resgatar a autoestima dos participantes.

Conteúdo

O curso inclui personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens. Os participantes também aprendem como baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outros itens.

Instrutores/Monitores

Dircélia Maria Alessi
Luiz Carlos de Lima
Rafael Ricardo Mayer
Rogers de Oliveira Pires
Sheila Tioko Kondo
Débora da Silva Modesto
Sérgio Luis dos Santos Oliveira

49 Alunos (manhã e tarde)

Ambrosio Paulo Asaiag
Amilton Ferreira Gomes
Antonio Vicente dos Prazeres Costa Ferreira da Silva
Artêmio Júlio Afara Rodrigues
Cleide Vieira da Silva
Daniel Strechar
Edson Luiz Biscaia
Ester Laskosky
Esther Benetti
Fulvio de Poli
Gilda Afara
Iolanda Vieira Martins
Irene Janetzky
Irinéa da Silva Pereira
Irone Prandin Strechar
Jandira Rodrigues de Moura Eschholz
Joni Nunes
Joseli Carmen Gubert Galvão
Julia Ferreira Machado Miranda
Juliane Ferreira Leite
Kyli Constantino
Lorete Aparecida Gadenz
Lourdes dos Santos Oliveira
Luiz Canedo
Luzia Monteiro Franco
Magali Teresinha Gubert
Maria Aparecida da Silva de Melo
Maria de Lourdes Ferreira Rodrigues
Maria Helena de Medeiros
Maria Tatarin Figueiró
Maria Terezinha Laskosky
Marlene Salvaro
Marli Pereira
Nelson Rodrigues da Silva
Regina Martinski Ferreira da Silva
Roseli Magna Weber
Rosimary Franklin de Poli
Salete Norai Asaiag
Shirley Stamm
Takaya Adachi
Terezinha de Lourdes da Silva
Terezinha Rodrigues Santana
Vera Maria Pereira Maida
Veronica Laskosky Ferraz Santos
Wilson Olivio Mormello
Yara Maria Topper Pereira Gumy
Yoshiko Adachi
Zelinda Buch
Zizelda Dias Saião Lobato

Depoimentos

“Adorei o curso, gostei tanto que fiz pela segunda vez. Uma experiência muito boa, achamos que sabemos tudo, mas quando utilizamos o celular as dúvidas surgem. Somos recebidos aqui com tanto carinho, dedicação do grupo, da turma e também dos empregados. Estou muito satisfeita! Levo daqui o conhecimento e também muitas amizades”.

Salete Norai Asaiag, 66 anos.

"Em um mundo em que os idosos se sentem excluídos, enxergo este projeto como um resgate às pessoas que consegue participar. Fico contente com esta oportunidade, torço para os que estão na fila também participem do curso. Os professores demonstraram um enorme respeito ao idoso, encontramos na Celepar um grande carinho, amizades, saímos contentes e de alma lavada, com vontade de voltar para outros cursos".

Fulvio de Poli, 75 anos


Agenda

Ainda no mês de maio, de 22 a 25, o treinamento será levado para Pontal do Paraná, nos balneários de Shangrilá e Ipanema. Para junho, estão previstos cursos na Celepar, de 05 a 07; em Londrina, de 12 a 14 e de 19 a 21; e Lapa, de 26 a 28. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (41) 3200-6365. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 60 anos e possuir smartphone.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook
  • Instagram

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência